O queniano Justin Mose Mogire e a brasileira Simoniely Serathiuk foram os campeões da 14ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, realizada no domingo (24/09). A prova contou com a participação de 3.419 corredores (em todas as distâncias), recorde de participantes.
Os três primeiros atletas da elite masculina fizeram uma prova praticamente lado a lado. A colocação foi decidida no final. Justin Mose Mogire venceu a maratona com 2:28:23, seguido de Gilberto Silvestre Lopes, que fechou em segundo, com 2:29:37. Renilson Votorino da Silva foi o terceiro colocado, com 2:29:59.
Já a prova feminina, Simoniely Serathiuk garantiu o bicampeonato da maratona com 3:04:43. Jaciane Araújo abriu a dianteira em boa parte do percurso, mas foi ultrapassada por Simoniely e fechou em segundo lugar, com o tempo de 3:05:05. A terceira colocada foi Adriana Sutil da Costa, com 3:06:59.
Na Maratona Revezamento, categoria masculina, a dupla Vitor da Silva e Carlos Henrique de Souza também conquistou o bicampeonato consecutivo. Carlos cruzou a linha de chegada com o tempo total de 2:25:32. Na categoria revezamento misto, o primeiro lugar ficou com a dupla Marcio Calgara e Gleicelena Ele. E no feminino, o lugar mais alto do pódio ficou com Sirlei e K. Aquiles.
As largadas da maratona e do revezamento aconteceram no Mirante do Vertedouro da Itaipu Binacional e as chegadas nas Cataratas do Iguaçu. Além do percurso de muitas subidas e descidas, os corredores também foram desafiados pelo calor intenso vivido nos últimos dias no estado. Para amenizar isso, a organização do evento reforçou o atendimento médico e os pontos de hidratação para garantir a saúde e bem-estar de todos.
Fez ainda parte do evento uma corrida de 11,5 km, iniciada no Portal do Parque Nacional de Foz do Iguaçu. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Walison Ferreira, com 37:36. No feminino, Lucimari Miretzki foi a campeão, com 47:15.
Os resultados de todas as distâncias e categorias podem ser encontrados no site do SESC-PR clicando aqui.
Recordes – Além de ter contado com o maior número de participantes em 14 edições, a maratona, que é válida pelo Ranking Brasileiro de Maratonistas da Contra-Relógio, também atraiu o maior número de corredores estrangeiros. Foram 132 de 11 países: Argentina, Chile, Paraguai, Espanha, Holanda, Haiti, Quênia, Portugal, Peru, Uruguai e Colômbia.