A Federação de Atletismo do Quênia anunciou hoje os dez atletas selecionados para a maratona dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. São três titulares e dois reservas tanto no masculino quanto no feminino. Chama a atenção a relação dos homens, com Eliud Kipchoge, Stanley Biwott e Wesley Korir. O grupo treinará em Eldoret e Iten sob o comando do treinador Richard Metto, o mesmo de Kipchoge.
Dominando as provas de 42 km nesta temporada, o Quênia conta com dezenas de corredores com o índice olímpico e a escolha acaba sendo da Federação com base no desempenho recente e no desejo dos atletas de representar o país. Na relação, por exemplo, ficaram de fora o recordista mundial Dennis Kimetto e Wilson Kipsang, entre outros.
Entre as mulheres, a vendedora da Maratona de Londres, Jemimah Sumgong, lidera a lista, ao lado de Helá Kiprop (ganhadora de Tóquio) e Visiline Jepkesho (primeira colocada em Paris). Mary Keitany e Florence Kiplagat ficaram como reservas.
Nas vésperas da Olimpíada, de 5 a 21 de agosto no Rio de Janeiro (com as competições de atletismo entre 12 e 21) a relação ficará com seis corredores (três homens e três mulheres, o limite de cada país na competição). A expectativa da Federação Queniana é de obter a medalha de ouro tanto no masculino quanto no feminino.
Homens
1. Eliud Kipchoge
2. Stanley Biwott
3. Wesley Korir
4. Cipriano Kotut (Reserva)
5. Bernard Kipyego (Reserva)
Mulheres
1. Helá Kiprop
2. Jemimah Sumgong
3. Visiline Jepkesho
4. Mary Keitany (Reserva)
5. Florence Kiplagat (Reserva)
Treinador: Richard Metto