Sem categoria admin 18 de junho de 2009 (0) (117)

Qual seria o melhor percurso para a Maratona de SP?

Toda vez que termina a maratona paulistana, se ouvem reclamações relativas ao percurso da prova. Fora o horário de largada (que poderia ser mais cedo), tem gente que fala do choque térmico de entrar e sair dos túneis, em especial do Ayrton Senna. Outros falam que a parte de dentro da USP é muito solitária, entre outras.

Agora imagine que não houvesse maratona em Sampa e que o percurso teria que ser desenhado.

Eu, pessoalmente, acho que uma maratona em São Paulo teria que contemplar alguns pontos chaves da cidade. A largada poderia ser na Avenida Paulista, o maior cartão postal da capital, por exemplo. O percurso poderia ainda incluir o Viaduto do Chá, cruzar a “Ipiranga com a av. São João”, ir para o Pq. do Ibirapuera etc.

Já o Tomaz acha que seria legal um que começasse dentro da USP, onde se correria os primeiros 10 km, daí se faria aproximadamente o percurso da Meia da Corpore e depois voltaria para a USP, para mais 10 km. Também poderia ter uma prova de 10 km, que largaria 1 hora depois, dando tempo destes participantes aplaudirem os maratonistas antes de saírem da cidade universitária e os acolherem e apoiarem quando voltassem.

E você, já pensou nisso? Qual seria sua proposta para um novo traçado da Maratona de São Paulo?

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  1. Disputei a prova desse ano e achei o percurso dum equivoco só. A idéia do editor da CR em realizar dois trechos na USP eu considero equivocada. O lugar é deserto e além do mais, um dos baratos das maratonas é desbravar as ruas da cidade que hospeda a prova. O fato de saída ser num local e a chegada noutro, é bem resolvido pela Organização ao distribuir ônibus gratuito de um ponto ao outro.

  2. Gostaria que o percurso fosse próximo da maratona de São Paulo que corri em 1984. Na ocasião completei em 3h 00m 03s; o percurso era pesado mas muito agradável teve aplauso durante todo o tempo. Saiu do Ibirapuera (Centro Olimpico) foi até a Av Paulista, seguindo para o Jabaquara, retornando na mesma via e descendo a 23 de maio até o complexo da Radial leste retornando do Belém para a Sta Cecilia.Pça Padre Péricles.. e retornava para a 23 de maio seguindo até a chegada no C.Olimpico do Ibirapuera… Coisa de louco.. hoje pararia toda a cidade! Mas que foi inesquecével… ah isso foi! Tanto que repeti novamente em 1985… mas era uma outra época!

  3. Bem aqui vai a opinião de um fotógrafo-maratonista com 21 maratonas e 2 ultras, na minha opinião a Maratona de São Paulo poderia aproveitar a maior parte ou todo o percurso da São Sivestre pois nele se encontra muito da alma paulista e a grande maioria dos monumentos históricos, esse percurso já abrange o centro, início da zona sul (Av. Brigadeiro Luis Antonio e Av. Paulista), e início da zona Oeste (Minhocão até a Barra Funda), portando adicionaria trechos passando pelo início da Zona Norte (Estação da Luz), av. Tiradentes, e início da Zona Leste (partes do Brás e Mooca), voltando para o centro.
    Portando passando por todas a regiões históricas de São Paulo e em todas as zonas, para alegria dos turistas e de toda a população de São Paulo, pois com certeza o público será muito maior, São Paulo tem vocação para maratonas no centro velho, não adianta querer fazer de São Paulo uma cidade para maratonas retas, deixa isso para Porto Alegre.

  4. Continuação…
    No centro já existe um grande infra estrutura de transporte de massa, principalmente o metrô, na região central temos 5 stações de metrô (Sé, Anhagabaú, República, São Bento e Pedro II) só na Paulista (Zona Sul) temos 3 estações (Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação), na zona oeste temos estação Santa Ifigênea, Marechal Deodoro e Barra Funda, na Zona Norte temos estação da Luz e Tiradentes (ao lado da Rota) e na Zona Leste (Bras e Bresser), portanto temos 15 (eu disse quinnnzeeee estações), para o paulistano deixar seu “bendito” carro na garagem.
    Detalhe sou paulistano e com orgulho estufado no peito usuário do metrô.

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