20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria André Savazoni 25 de abril de 2012 (11) (193)

Quais são as grandes e boas corridas fora das capitais?

As principais e melhor organizadas corridas de rua do Brasil estão em capitais ou próximo delas. De uma forma ou outra, ligada aos grandes centros. Mas quais são as grandes e boas provas pelo interior do país? Quais você conhece ou já participou? Deixe sua opinião.

Claro que algumas bem conhecidas e tradicionais, como a Meia das Cataratas em Foz do Iguaçu, Corrida Integração em Campinas e principalmente a Tribuna em Santos, só para citar algumas, não devem entrar nessa escolha. Queremos descobrir onde estão as provas “desconhecidas” pelo interior do Brasil, mas que têm grande sucesso de público e de organização.

O leitor da Contra-Relógio Daniel Hassen dos Santos, por exemplo, surpreendeu-se ao mudar de Belo Horizonte para Juiz de Fora. Pensou que teria de gastar dinheiro em viagens para correr na capital mineira, no Rio de Janeiro ou em São Paulo, por exemplo. Porém, descobriu um calendário movimentado de provas que movimenta as cidades da região de Juiz de Fora.

“Denominado Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua, este ano serão oito provas com distâncias variáveis, entre 5 e 21 km. O interessante é que os corredores acumulam pontos, não somente no geral, mas também nas faixas etárias e ao final do ano os melhores são premiados”, disse Santos. O calendário foi aberto com a Meia-Maratona de de Suprema, com 8 e 21 km, tendo mais de 1.600 inscritos.

Então, deixe sua opinião aqui no blog. Quais são as grandes e boas corridas fora das capitais? Por quê? Conte as características delas também.

Veja também

11 Comments on “Quais são as grandes e boas corridas fora das capitais?

  1. Em Maringá-PR tem a Corrida Rústica Tiradentes
    http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=5445

    É relativamente famosa aqui no estado do Paraná, mas eu mesmo (que moro em Curitiba) só fiquei sabendo no sábado ao ver na TV.

  2. Corrida de Angelina. Pode não ser tão grande, mas é muito boa.

    http://www.corridaangelina50anos.com.br/

    A cada ano cresce mais. Só consigo pensar nessa, agora, aqui em Santa Catarina.

  3. Aqui em Rio Grande, 330Km sul de Porto Alegre, temos uma Supermaratona de 50Km em fim fevereiro/inpicio de março. Uma prova que recomendo a todos que gostam de distância – circuito plano saindo do balneário, pegando estrada, passando por dentro da cidade, pega a estrada de novo, passa pela praia 8Km e chega de volta no balneário.

    Outra prova que faz parte da tradição local é a famosa Volta da Ilha dos Marinheiros (24Km) em novembro – plana em pista de saibro, com boa organização.

    Além dessas provas isoladas, temos o circuito Gran Ruas com 5 etapas – 5Km ou 10Km – ao longo do segundo semestre.

    Organização Acorrg (www.acorrg.com.br).

  4. Olá Andre!

    Parabéns por mais uma grande ideia, também sou a favor de decentralizar, afinal o interior de todos os estados também merecem ter os seus eventos divulgados, além da vantagem de serem lugares menos poluídos e quase sempre com uma melhor qualidade de vida, não no sentido econômico, mas no sentido de uma vida menos estressante e de maior contato com a natureza.

    Vou citar algumas que tive a oportunidade de participar e de fotografar, por ordem de nome da prova, data da minha mais recente participação, município e estado:

    28ª Volta Pedestre de Itu (10 km) – 11/02/2012 – Itu – SP

    4ª Meia Maratona Cidade de Pomerode (21,1 km) – 30/10/2011 – Pomerode – SC

    1ª Maratona de Londrina (42,1 km) – 28/08/2011 – Londrina – PR

    K42 Bombinhas Adventure Marathon (42 km)- 06/08/2011 – Bombinhas – SC

    Desafio Bertioga Maresias – Ultramaratona de Revezamento e Solo (75 km) – 23/10/2010 – de Bertioga até Maresias – SP

    Mountain Do Campos do Jordão (18 km) – 11/09/2010 – Campos do Jordão – SP

    Green Race – A corrida fora do asfalto (50km) – 29/08/2010 – Jundiaí – SP

    Maratona de Revezamento Beto Carrero (42 km) – 04/07/2010 – Penha – SC

    7º Desafrio Urubici (52 km) – 19/06/2010 -Urubici – SC

    3ª Super Maratona de Nova Friburgo (50 km) – 23/08/2009 – Nova Friburgo – RJ

    Maratona Internacional de Blumenau (42,2 km) – 25/07/04 – Blumenau – SC

    Quero avisar que também fiz outras provas de 10 km no interior, mas como a relação é um pouco extensa prefiro destacar as mais longas, que para mim são as mais especiais e as que mais me satisfazem.

    Cheguei a fazer vários artigos com muitas fotos da maioria dessas provas que podem ser conferidos no meu blog: http://marcosvianapinguim.blogspot.com.br/

    Um grande abraço!!!

  5. Meia de Ribeirão Pires SP

  6. Realmente, tem muitas corridas fora da Gde São Paulo, BBB… Boas, Bonitas e baratas!!
    Em Juiz De Fora (terra da minha noiva), tem uma das corridas mais antigas do Brasil, “Corrida da Fogueira”. Este ano, fizeram uma Meia Maratona. O bom… ao que parece, é plano. O que é difícil achar em JF e em outros locais de MG e será no feriado prolongado. Mas vamos ver como será… Quem sabe, não dou um pulo lá. rsrsrs
    Abraços,
    Anderson

  7. São José dos Campos promove pelo terceiro ano consecutivo o seu circuito de corridas. Ao contrário de alguns outros tradicionais, não se trata apenas de provas promovidas pelo poder público (acontecem três delas durante o ano, comemorando o aniversário da cidade e dos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier). Mas também do conjunto de provas “privadas”, realizadas por organizadoras particulares, mas que reunidas, fazem parte de uma única competição, que contempla os melhores do ano com troféus em uma animada cerimônia de premiação. Algumas provas merecem destaque, como a Unimed Run e a Oscar Fashion Running, que já vão para a quinta e sexta edições, respectivamente. Com bom padrão de organização e grande número de participantes, para os padrões regionais.

    A região do Vale do Paraíba também tem provas tradicionais e importantes em outras cidades. Taubaté conta com a General Salgado, organizada pela Polícia Militar, que completou este ano vinte e sete edições. Guaratinguetá tem a 9 de Julho, que é uma das corridas mais antigas do Brasil, chega ao 78º ano seguido, além de outras provas de pequeno porte, mas muito bem quistas entre os esportistas regionais, como a Volta da FEG/Unesp e a Corrida Bar do Mané.

  8. Já que o Fábio Namiuti falou das corridas de Guaratinguetá, vou falar de uma de São José dos Campos, a 1a São Silvestre Joseense ocorreu dia 31/12/2011. Na minha opinião foi uma prova muito bem organizada, considerando-se que foi a 1a edição do evento. Eu volto pra 2012, principalmente se a prova xará, que ocorre no mesmo dia na Capital do Estado, continuar não terminando na Avenida Paulista!

  9. Boa noite, referente a pergunta acima.
    Sou de Curitiba – Pr, e comecei a pratica do esporte há pouco tempo, mas vejo que aqui em Curitiba tem poucas provas com organizadores maiores, comparando com de outros estados, sendo que há um grande crescimento da modalidade,

  10. OLá amigo bom dia , participei de uma corrida que acontece todo final do ano em Campinas em Joaquim Egidio, se Chama 5 milhas de Joaquim Egidio, corrida muito bem organizada, que logo na chegada para a corrida tem um café da manhã fora do comum com iorgutes e etc.. e na chegada idem, é toda dentro de um parque com sombras ida e volta, muito legal. abraços Fábio Pena

  11. Aqui em Volta Redonda RJ ., tem uma excelente prova de corrida de rua ., todo mês de dezembro é realizada a Corrida da Paz ., onde premia em dinheiro os 3 primeiros colocados e por faixa etaria ., dá em media de 1500 a 2000 corredores ., show de bola e muito bem organizada

Leave a comment