Sem categoria André Savazoni 26 de maio de 2011 (4) (151)

Quadra é fundamental na escola. Pista de atletismo, também

Em solenidade nesta quinta-feira, dia 26 de maio, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff prometeu construir, até 2014, seis mil novas quadras e cobrir em torno de quatro mil em todo o Brasil. “Esse é um objetivo, também, que dialoga tanto com a formação de esportistas no Brasil, o que, sem sombra de dúvida, não é, ministro Orlando (Silva, dos Esportes), é algo muito importante para o nosso país”, discursou a petista.

Num primeiro momento, segundo Dilma, serão construídas 254 quadras esportivas em 249 municípios, num investimento de R$ 216,9 milhões. Tudo perfeito. Só não entendo como uma escola pode não ter quadra. Deveria ser obrigatório. Em todos os colégios, públicos ou privados. Tenho lembranças maravilhosas das aulas de educação física. Meu filho de 2 anos e minha filha de 7, vibram no dia da educação física.

Seguindo esse pensamento, por que não construir uma pista de atletismo, que englobaria diversas modalidades, nas principais cidades brasileiras, tanto capitais quanto no interior. Principalmente no interior, eu diria. Por que o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) não acordam para isso? Uma nação esportiva é uma nação saudável.

Quem ainda não ouviu, escute a entrevista que fizemos no podcast da Contra-Relógio com a Carmem de Oliveira, a maior maratonista do Brasil, que hoje faz um trabalho de “formiguinha no Distrito Federal. Ela dá a dimensão exata da importância de pistas de atletismo para o desenvolvimento dos corredores, além de diversas outras modalidades.

Queremos formar atletas, cidadãos. O atletismo é um dos caminhos. Um dos melhores. É claro que não dá para ter uma pista por escola (mas quadra tem de ter), mas uma por cidade, seria maravilhoso. Um sonho. Podem ser firmados convênios com unidades particulares, desde que escolinhas sejam montadas e liberado o acesso a todos em horários estipulados.

Sei que posso estar sonhando, mas está na hora de nos unirmos e começarmos um movimento nacional pela valorização do atletismo, principalmente das corridas de pista. É um ambiente extremamente saudável, benéfico e, claro, não formaremos campeões da pista do dia para a noite, mas campeões da vida, garanto que sim. Em número mais do que expressivo.

Veja também

4 Comments on “Quadra é fundamental na escola. Pista de atletismo, também

  1. Vale a pena assistir ao programa SporTV Reporter, da SporTV, que fala sobre a Jamaica. Tem tudo a ver com seu post.
    http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2011/05/investimento-na-base-o-segredo-do-sucesso-do-atletismo-da-jamaica.html

  2. Muito bacana esse Sportv Repórter… Concordo com tudo André… Mas acho que, para aqueles que comandam a nação, ter uma população saudável e que pensa não está nos planos…

  3. Isso é um sonho neste país de megaobras superfaturadas. Imagine quantas quadras e pistas poderiam ser construídas com o custo de apenas um destes elefantes brancos da Copa do Mundo. País olímpico? Que piada! São Paulo, a mais importante cidade do país, tem apenas duas pistas de nível, do Ibirapuera e do projeto futuro, recém-inauguradas e fechadas aos amadores. Parabéns aos nossos governantes aproveitadores do esporte!

  4. Enquanto continuarmos com esta política de investimentos privilegiando apenas alguns esportes (futebol na maioria das vezes) continuaremos tendo que ouvir “o Brasil é o país do futebol” e do vôlei talvez (e somente isso)….Ora….que coincidência, os dois esportes são praticados em quadras (ironia). Onde ficarão o atletismo (pista), a natação (piscina) e outros esportes tão desvalorizados (qual deve ser a diferença salarial entre a campeã olímpica Mauren Maggi e um jogador de futebol iniciante de um grande time de futebol?) Continuamos desperdiçando tantos talentos que poderiam surgir neste país!!! Acorda Brasil!!!

Leave a comment