Notícias André Savazoni 13 de janeiro de 2013 (8) (161)

Provas para tempo ou para se divertir. Assim são a meia e a maratona da Disney

Quer bater recorde pessoal na meia ou na maratona? Sonha com um sub 3h ou um sub 1h30? Não liga para performance e gosta de divertir-se em uma corrida? A festa pensada inclui fantasias e fotos com personagens? Ou desafiar-se a trotar/caminhar por 21 km ou 42 km? Mas sempre sendo respeitado? Incluindo uma viagem ao exterior? Então, programe-se e venha para a Meia ou Maratona da Disney. Eventos que provam na prática tudo aquilo que dizem ser impossível na nossa São Silvestre. Incluir grupos totalmente heterogêneos sem deixar de lado o fator primordial: é uma corrida. Há espaço para todos.

Os números são muito positivos nas duas provas, com mais de 23 mil concluintes na meia e 20.674 nos 42 km. Não dá para dizer que o evento tem 44 mil corredores porque há os Patetas, como eu, que correm os dois dias, porém, em números separados por dia, sim. E tanto no sábado quanto no domingo, a organização destaca-se. São oito ondas de largada com um curral cada, sendo 5 minutos a diferença média entre elas. Tudo muito bem controlado. Não há jeitinho brasileiro. Fiscalização rígida.

Comparando as duas provas, a maratona é a melhor. Tanto na organização geral quanto no percurso, que passa por mais parques. As mudanças no trajeto deste ano, com a entrada no autódromo cheio de carros reais e dos desenhos, no estádio de beisebol lotado e com o narrador falando o nome e a cidade dos corredores, e na pista de atletismo (uma volta de 400 m) da ESPN foram sensacionais. Quem já participou do evento, diz que as alterações foram positivas, porém, que a prova ficou um pouco mais dura. Há várias subidas, mas nada que assuste, além de uma chegada com mais curvas dentro do Epcot.

Na meia-maratona, devido ao número maior de corredores, houve um afunilamento mais complicado no início e um acesso aos currais de largada mais demorado (são cerca de 2 quilômetros de caminhada do estacionamento/parada dos ônibus até o ponto de início das provas). No dia da maratona, tudo muito rápido. Em qualquer curral, há espaço para aquecer na lateral, já na autoestrada.

A hidratação é abundante, com isotônico primeiro e depois água em todos os postos. E põe abundante nisso. Porém, sempre em copos abertos e temperatura ambiente. Copos de papel, mais grossos, o que facilita a técnica do funil para beber. É bom estar preparado para isso. Inúmeros postos médicos com vaselina e um creme para relaxar a musculatura, além de banheiros químicos. Voluntários de monte todos solicitos e animados, bandas, DJs e caixas de som completam os atrativos. Sem deixar de lado, claro, os personagens da Disney para fotos.

Nos dois casos, a largada é no escuro, às 5h30 da manhã. Na meia, quem faz por volta de 1h40 pega o amanhecer. Antes disso, corre o tempo todo “de noite”. Há pontos mais escuros, porém, como o asfalto é um tapete, cria um ar especial. Os parques, inclusive, nesse período, com a iluminação, ficam ainda mais atraentes. A visão do castelo da Cinderela, todo iluminado, emociona até os corações mais duros! Na maratona, você corre no escuro e já bem claro. Com sol, como foi neste ano.

O amigo Ricardo Capriotti, do Grupo Bandeirantes, correu no sábado a meia e bateu o recorde pessoal. Neste domingo, fez o programa Fôlego ao vivo da largada, acompanhando todas as ondas. Ele conta que a organização funcionou perfeitamente e que após a passagem do último corredor, em cerca de 10 minutos, toda a estrutura foi desmontada e a autopista estava pronta para ser liberada. Para exemplificar como tudo vai funcionando perfeitamente.

O Desafio Pharmaton não poderia ter sido mais feliz ao escolher a Disney para o encerramento do segundo ano do evento, com 8 corredores e seus treinadores de oito assessorias paulistanas, além de integrantes da própria empresa e da agência de publicidade Open. O evento tem bem a “cara” do projeto, por misturar no mesmo ambiente corredores iniciantes, intermediários e avançados. Fica a dica. Quer provas para tempo ou para se divertir, venha para a meia e/ou maratona da Disney.

Fotos: Fernanda Paradizo

Veja também

8 Comments on “Provas para tempo ou para se divertir. Assim são a meia e a maratona da Disney

  1. Tinha minhas duvidas em participar, mas as duvidas se transformaram na certeza de ir no próximo ano, aproveitar e levar a filhota para aumentar a diversão. Até ano que vem!

  2. Fiz o Pateta em 2012 e repetirei em 2014

  3. Parabéns, André! Monstro! Arrebentou com o Pateta! Sem dúvidas, dá muita vontade de ir, quem sabe em 2014! Abraços

  4. Excelentes informações. Deu vontade de associar o passeio para o filhão e curtir as duas provas em 2014. Abçs.

  5. Show de prova e parabéns 2 vezes.. pela matéria e pela corrida… ta voando muito!!! abraços

  6. Infelizmente devo discordar do exposto pelo corredor André. Participei da Meia Maratona 2013 e, embora no pace determinado pela organização (15 a 16 min/milha) fui, juntamente com centenas de outros corredores, retirada da prova. Alegaram que meu pace estava fora do determinado, embora fosse impossível determinar isto em razão do sistema de largada por currais. A organização, simplesmente, atravessou um ônibus na pista e impediu todos os corredores que vinham comigo ou depois de mim, de terminar a prova. “O parque precisa ser aberto”, foi o alegado. Vi pessoas de currais lentos passando na frente e largando em currais mais rápidos. Também vi resultados da Meia Maratona acima do tempo máximo determinado (3h30min). Portanto, a retirada da corrida de uma quantidade enorme de corredores foi totalmente arbitrária! Era minha primeira Meia Maratona e estava controlando muito meu tempo para conseguir chegar ao final! Não buscava perfprmance, apenas queria terminar. Portanto, se você pretende ir apenas para se divertir, posso certificar que não é bem assim que as coisas funcionam. De qualquer forma, continuarei correndo e devo fazer minha 1a. Meia Maratona ainda em 2013. E ainda volto para fazer a da Disney: ficou “engasgado”. Abraços.

    ——————————-

    Flavia, existe um tempo limite realmente nas duas provas, de 3h30 na meia e de 7h na maratona (9:57 por km nos dois casos). E o regulamento prevê os cortes durante o percurso, medida que nunca tinha sido tomada, mas que foi feita neste ano devido ao crescimento do evento. Houve ainda uma tolerância de 10 min na meia e de 20 min na maratona este ano na classificação. Ou seja, o que escrevi sobre a diversão, é muito possível sim e verdade, mas tem de lembrar do corte.

    Abraço
    André

  7. Só agora consegui comentar. Essa é mais uma das provas na lista de desejos. Provas para correr antes de morrer hehe.

    Seus relatos só aumentam a vontade. Gostei dos teus tempos. Foi diversão com tempo bom. Absurdo.

    Um dia eu vou para a Disney ser um pateta também. Até porque ir pra lá e só fazer uma delas não dá. Tem que ser as 3.

    Parabéns pelas medalhas, corridas e viagens.

  8. Alguém sabe dizer se já tem data pra prova de 2014?

    —————————–

    Será nos dias 10 (Family Run), 11 (meia-maratona) e 12 (maratona) de janeiro de 2014.

    Abraço
    André

Leave a comment