Sem categoria André Savazoni 30 de junho de 2011 (2) (132)

Pronto para desafiar o sobe e desce da Meia das Cataratas

 No final do ano passado, quando fiz a matéria sobre as 20 provas imperdíveis do Brasil, publicada na edição de janeiro da Contra-Relógio, surgiu a vontade de correr a Meia das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

O motivo principal: a união entre as belezas naturais da região, com chegada próximo às cataratas, e o desafio do percurso, com boas subidas e descidas. Uma corrida que sai da mesmice dos grandes centros, com percursos conhecidos e repetidos…

São nove quilômetros pela estrada das cataratas e 12 dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Por sinal, criado em 1939 e desde 1986 patrimônio natural da humanidade da Unesco, o parque abriga uma das principais reservas de mata atlântica do Brasil.

Domingo, dia 3, às 8h10, então, estarei alinhado com os 1.700 inscritos na prova, um recorde obtido nesta quinta edição.

Será um ótimo treino para as meias da Asics e, principalmente, para a Maratona de Punta del Este, no Uruguai, no dia 11 de setembro. Em Foz, vou buscar correr no ritmo pretendido para Punta: ao menos, 4:15 por km.

A Meia das Cataratas, neste ano, contará com cerca de 40 dos principais atletas de elite do Brasil, entre eles Damião Ancelmo de Souza, que busca o bicampeonato. Damião, inclusive, no domingo passado, dia 26, venceu a primeira etapa dos 21 km da Asics Golden Four, no Rio de Janeiro.

Outro destaque é o baiano Laelson Santana, quarto colocado e melhor brasileiro na Maratona de São Paulo, no último dia 19. O recorde de Foz é de João de Lima, o João da Bota, com 1:03:37, em 2009. E João também está inscrito neste ano.

Como a previsão para este ano é de baixas temperaturas e até chuva, há boa possibilidade de vermos esse recorde cair.

No total, são R$ 60 mil em premiação. O campeão leva R$ 12 mil. A Meia das Cataratas contará ainda pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (Caixa/CBAt).

Nos vemos a partir desta sexta-feira, dia 1º, em Foz do Iguaçu.

Veja também

2 Comments on “Pronto para desafiar o sobe e desce da Meia das Cataratas

  1. Instigado por uma matéria que havia lido na CR sobre a 1ª edição, corri esta prova em 2008, quando fez uma manhã de sol muito bonita. Repeti a dose em 2009, mas aí já foi com muita, muita chuva.
    A chegada junto às cataratas é sensacional, mas acho que toda a parte do percurso dentro do Parque Nacional do Iguaçu ja vale a viagem. Que lugar bacana para correr!
    Além disso, a corrida é bem organizada, tem um percurso de respeito, e o melhor de tudo, tem um número de corredores na medida. Espero corrê-la novamente, talvez no próximo ano.
    É uma corrida fantástica!

  2. Mesmice de percurso é aqui em Sorocaba. Dez entre dez corridas são no mesmo local, pode ?

Leave a comment