Notícias André Savazoni 23 de outubro de 2018 (0) (149)

Processo de internacionalização da Maratona do Porto

A 15ª edição da EDP Maratona do Porto, em Portugal, teve uma apresentação para convidados realizada nesta terça-feira (dia 23), no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto.

Jorge Teixeira, diretor da prova, destacou que “ já são 15 anos de um projeto que começou com 317 corredores”. Reforçou que, agora, após 15 anos, maratona valerá tanto como campeonato português como terá pela primeira vez o selo bronze da IAAF, mas o objetivo é trabalhar para alcançar a medalha de prata.

A Maratona do Porto vai gerar um impacto de 12 milhões de euros na cidade, de acordo com Jorge Teixeira. No entanto, para comprovar estes dados, a Universidade do Algarve realizará um estudo sobre a parte econômica.

Um dos principais objetivos do momento é a internacionalização do evento e, neste momento, já estão inscritos para os 42,195 km atletas de 71 nacionalidades, um total de 41% dos participantes, sendo os países mais representados França, Espanha, Itália, Brasil e Alemanha.

Representando a Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira enfatizou a dimensão deste evento e que “ninguém fica igual depois de fazer a maratona, principalmente a primeira. A maratona é talvez o evento mais clássico no esporte, ao nível universal”.

Para a Câmara Municipal de Matosinhos foi importante eliminar as fronteiras que existiam entre as três cidades, permitindo a partilha da otimização de recurso.

A 15ª edição da EDP Maratona do Porto está marcada para o dia 4 de novembro de 2018, com largada às 9h, e ligará os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, contando com três distâncias: os 42,195 km, a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis com 15 km e a Fun Race, uma caminhada de 6 km.

Mais informações e inscrições em www.maratonadoporto.com.

Veja também

Leave a comment