19 de dezembro de 2025

Programe-se com nosso CALENDÁRIO

19 de dezembro de 2025

Programe-se
com nosso
CALENDÁRIO

Primeiras impressões sobre o GPS da Nike

O Nike+ SportWatch GPS foi mostrado para o mercado da corrida em janeiro, mas só começou a ser encontrado nas lojas dos Estados Unidos a partir do começo de maio. Por aqui está previsto ser comercializado a partir de 1º de julho. Com a tecnologia TomTom, fornecedora mundial de soluções de localização e navegação, e agregando todas as funcionalidades já disponíveis à grande comunidade do www.nikeplus.com, o novo modelo, além do design bonito, prometia uma experiência diferenciada, unindo alto desempenho com manuseio fácil e intuitivo.

Embora prefira o relógio convencional para a maioria das minhas corridas, já usei vários modelos de relógio GPS por alguns períodos, que se mostraram a maioria eficientes. De todos os modelos que experimentei, adaptei-me bem ao Garmin 110, pela simplicidade e pelo tamanho, um pouco menor que os outros da mesma linha. E era exatamente este o último que estava usando, até ele passar a não reconhecer mais o GPS, fato que me fez recorrer à garantia.

Nesse meio tempo, até porque viajo bastante e costumo usar GPS para correr nas ruas e principalmente em locais que não conheço, resolvi então adquirir o novo Nike+ SportWatch GPS, seguindo a mesma linha de que queria algo ainda simples, que se adaptasse bem ao pulso feminino e que fosse fácil de mexer.

Pelas informações e vídeos de internet, imaginei que o novo Nike estava de bom tamanho para o que precisava, que nada mais era do que ter as informações sobre distância percorrida, percurso realizado e média por km. O que ele oferecesse a mais do que isso, e sabia que oferecia, passava a ser lucro. Resolvi então investir no modelo, valendo-me também que teria facilidade de importá-lo, sem custos adicionais (US$ 199 + taxa), bem na época do seu lançamento nos Estados Unidos, diretamente da Expo da Maratona de Boston, onde seria vendido com exclusividade.

Com o produto em mãos, experimentei-o por 3 semanas, em situações variadas, e apresento aqui minhas primeiras impressões sobre o relógio. À primeira vista, eu diria que fiquei feliz com a compra e que ele substitui meu Garmin 110, com algumas ressalvas. 

 

SIMPLES, BONITO E INTUITIVO. O Nike+ SportWatch GPS foi concebido para ser simples e intuitivo e é exatamente essa característica que mais me impressionou. Ainda que eu tenha lido o manual antes de mexer no relógio, certamente eu o teria colocado para funcionar sem qualquer informação adicional, apenas me guiando pelos três botões à esquerda (os dois pretos para navegar pelo menu e o verde para escolher a função). O novo GPS conta com a tecnologia tap screen, que aciona o lap quando você toca na tela, caso o relógio esteja configurado para lap manual. Uma função à primeira vista prática, mas um pouco difícil de se adaptar ao toque.

 

CONFIGURAÇÃO ANTES DE USAR.  A primeira coisa a fazer é configurar as opções do relógio GPS. É muito simples. É só conectar o USB (embutido na pulseira do relógio) e, assim que o sofware é instalado (em português), você precisa abrir uma conta no nikeplus.com. A partir de então, pode personalizar o relógio, que dá as seguintes opções de configuração pelo computador:

Perfil: peso, unidade de distância (milhas ou km), data de nascimento, sexo.

Data e hora: definição automática pelas configurações do computador ou manual.

Personalizar: é onde você edita tudo o que quer que apareça no visor do relógio (dados de distância, ritmo, calorias, tempo total, batimento cardíaco e horário atual), além de outras características, como som.

Voltas e intervalos: configuração do lap (desligado, manual ou automático). Em "Voltas Automáticas" dá para definir a distância ou a quantidade de voltas e se é em milhas, quilômetros, metros ou minutos. Na opção "Intervalos", dá para definir treinos fracionados ou intervalados (tantos os tiros quanto os descansos) em milhas, quilômetros, metros e minutos. 

 

OPÇÕES CONFIGURÁVEIS NO RELÓGIO. Uma vez definida as configurações pelo computador, algumas opções podem ser alteradas no relógio na hora da corrida. São elas:

– Escolher entre o uso do sensor, do GPS e/ou do frequencímetro (o cronômetro só funciona se uma das opções estiver ligada). Você pode usá-lo também com as três opções, com duas e também com apenas uma.

– Se prefere um treino usando o lap automático, manual ou desligado.

– Uma vez definido o intervalo no computador, você pode optar por essa forma de treino diretamemte no relógio, simplesmente colocando no modo "on" quando mostrada a opção.

 

CORRENDO COM O GPS. Para começar é muito simples. Basta segurar por 3 segundos o botão verde, que logo o relógio já tenta procurar os sinais de sensor, GPS ou frequencímetro. É relativamente rápido para encontrar os sinais, inclusive o do GPS (não chega a ultrapassar 2 minutos, mas em geral é mais rápido até, se o local não for muito arborizado e não houver muitos prédios na região). Após ele detectar o sinal (ou os sinais), aparece na tela a opção Start para você iniciar o cronônetro e sua corrida. Se estiver usando o sensor e ele não encontrar no local o sinal de GPS, ele dá a opção Quick Start, para você começar sem o GPS até que ele possa encontrá-lo ao longo da corrida. Não precisei acioná-lo em nenhum momento.

– Para verificar os dados durante a corrida, as duas teclas de navegação trocam o visor para relógio, ritmo, distância, tempo total, calorias e batimento cardíaco. O visor que aparece abaixo também é predefinido, mas não pode ser alterado diretamente no relógio.

– O lap é sensível ao toque. Ou seja, é só tocar na tela, com certo jeito, e o lap é ativado. Caso não esteja usando o lap manual como definição, ao tocar a tela a luz acende.

 

HISTÓRICO DAS CORRIDAS. Para ver os dados no relógio, é só puxar o histórico e aparecem ali pelo menos as 50 últimas corridas registradas. Ao escolher qualquer uma delas, o relógio carrega os dados, como tempo total, distância, calorias gastas, e roda na parte de baixo na tela todos os laps do exercício.

 

DESCARREGANDO AS CORRIDAS.  Uma vez realizada a corrida, você já está pronto para descarregá-la no computador. É também algo bem simples e rápido. É só plugar o relógio na porta USB, que automaticamente seu treino é baixado para o www.nikeplus.com. Ali você tem todos os dados disponíveis no relógio e também os dados de rota, com mapa do percurso realizado e marcação a cada lap, e ainda os dados de altimetria. Você também tem a opção de configurar para que sua corrida automaticamente seja publicada no Facebook ou no Twitter.

 

NA CAIXA

– Relógio

– Sensor Nike+ (shoe pod) para colocar no tênis

– Cabo USB

– Guia de início rápido

– Software de conexão ao Nike+ (acionado quando se pluga o relógio no computador)

 

CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS

– A bateria dura cerca de 9 horas com o GPS ligado

– Recarregável no computador (via USB)

– Pode ser usado com Mac ou PC

– Compatível com cinta de monitor cardíaco Polar

 

PRÓS

– Fácil de usar e configurar

– Boa visibilidade durante a corrida, dando para escolher o que você quer ver com facilidade. Qualquer toque no relógio, seja na tela ou nos botões, acende a luz, o que torna os dados com boa visibilidade também quando escuro.

– Conecta-se rapidamente com o satélite e o sensor no tênis.

– Não perde o sinal em áreas com prédios e mais arborizadas.

– É bonito e super bem ajustável em pulso de qualquer tamanho.

– Os dados carregam rapidamente no computador.

– Existe possibilidade de participar da comunidade do Nike+, entrando em desafios.

– Com as configurações programadas no computador, é muito fácil definir entre um e outro treino e que tipo de configuração se aplica ao treino do dia.

– Boa durabilidade da bateria para o relógio (os fabricantes falam em 70 dias quando usado apenas como relógio)

– Se acabar a bateria no meio do percurso, o relógio recupera os dados gravados ate então.

– Boa vida útil da bateria, quando usada no modo de qualquer um dos sensores, ou seja, 9 horas.

– O sensor de pé é autocalibrável quando usado em conjunto com o GPS, o que minimiza os problemas relatados com o Nike+ SportBand, que descalibra muito facilmente.

 

CONTRAS

– O lap não é muito confiável, levando um pouco de tempo para você pegar o jeito de como tocar. E não existe a opção de lap pelo relógio.

– Os gráficos de altimetria não correspondem à realidade.

– O ritmo (pace) é muito variável, sendo praticamente um parâmetro inútil tanto nos dados do relógio, quanto nas estatísticas da corrida mostradas no computador.

– O relógio como cronômetro não funciona se um dos sensores (GPS, sensor de pé ou frequencímetro) não estiver ligado.

– Não define número de repetições em treinos intervalados ou fracionados, como fartlek ou tiros. O final do treino é o acionamento da tecla verde.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.