A Comrades está chegando! E quem estava treinando regularmente, agora terá outros desafios pela frente! A partir de agora, os corredores estarão aperfeiçoando o seu condicionamento para enfrentar o longo percurso na África do Sul.
A preparação específica que elaboramos para as próximas 6 semanas será um duro e definitivo teste para os corredores. O treinamento está voltado para o ritmo de prova e para o alcance de uma elevada quilometragem, que permitirá ao corredor a obtenção das premissas necessárias para a disputa.
Para isso, os trotes durante a semana e os treinos longos intercalados com o trabalho de ritmo serão fundamentais para que o corredor desenvolva a resistência física e psicológica ao trabalho de longa duração.
O ritmo do treino longo deve ser confortável, sendo que o percurso, sempre que possível, deve intercalar estradas asfaltadas com "chão batido". O corredor deve encontrar um local seguro para a prática desse treinamento. Nada de rodovias movimentadas em horários de pico!
Nos treinos longos e de ritmo, o corredor também poderá estar testando a suplementação que será utilizada na competição. Para isso, o auxílio de um nutricionista especialista em esportes será de grande valia.
Além dos treinos de longa duração, a planilha proposta prevê trabalhos de fortalecimento muscular (força geral) e treinos em rampa, como meio de manutenção da força específica.
Enfim, uma grande quilometragem, muita dedicação, perseverança e disposição é o caminho que levará o corredor ao sucesso! Na próxima CR, apresentaremos o último período da preparação para a Comrades e as dicas finais para a obtenção da "vitória"!