
Em uma noite de celebração, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) realizou nesta terça-feira (17/06), no Teatro Cásper Líbero, em São Paulo, a segunda edição do Prêmio de Excelência FPA de Corrida de Rua. O evento reuniu organizadores, empresas, atletas, marcas, treinadores e representantes de cidades de todo o estado, reconhecendo o trabalho de quem movimenta o cenário das provas paulistas.
Após uma análise de 734 eventos realizados com permissão da FPA em 2024, a premiação contemplou 102 vencedores em 34 categorias. Os critérios de avaliação incluíram segurança, profissionalismo, impacto social, inclusão e inovação. Ao todo, foram distribuídos 71 troféus entre 41 empresas. Entre os principais destaques, a Chelso Sports conquistou seis prêmios, seguida por TF Sports Eventos Esportivos (cinco), Sagaz Sports e Avatar Sports (quatro cada), além de Pepper Sports e Tática Marketing Esportivo (três cada).
Entre cidades, São Paulo e Campinas lideraram com três troféus cada, seguidas por Sorocaba e Santos, com dois, além de outros 20 municípios premiados.
O Diretor de Corrida de Rua da FPA e um dos idealizadores do prêmio, Raphael Silva, destacou o crescimento e a diversidade na escolha dos vencedores este ano. “Foi excelente, um marco para a gente. Nesse segundo evento, conseguimos entregar uma premiação ainda melhor, superior à do ano passado. Tivemos uma diversidade maior de premiados, pois mudamos as categorias, o que foi bastante importante e benéfico para as empresas e para as corridas em si. Já estamos pensando no próximo ano, com mais surpresas, com certeza. Vamos avaliar cada sugestão e, dentro do possível, vamos incluir novas categorias e novas premiações”, ressaltou.

A cerimônia também teve momentos de homenagem a personalidades que marcaram o esporte. Foram reconhecidos o a campeã olímpica Maurren Maggi, o bicampeão da Maratona de Nova York e tri da São Silvestre Marilson Gomes dos Santos; o técnico e ex-atleta Adalto Domingues; a medalhista olímpica de maratona aquática Poliana Okimoto; o medalhista olímpico de vôlei e Secretário de Esportes da Praia Grande, Rodrigão; além da corredora amadora Ana Luiza Garcez, a “Animal”, figura querida nas corridas de rua paulistanas.
O presidente da FPA, Joel Oliveira, reforçou a importância da união entre mercado e esporte. “A Federação Paulista de Atletismo é a federação esportiva mais antiga do Brasil em funcionamento ininterrupto. Portanto, a corrida de rua tem sua ‘casa’, que é grande, forte, antiga e de braços abertos para todos que queiram usufruir de nossa estrutura. Neste momento, queremos pedir a ajuda de vocês para saudar pessoas que são inspiração para todos nós e para toda a nação brasileira”, destacou.



