12 de dezembro de 2025

Programe-se com nosso CALENDÁRIO

Poucas inscrições ou muita demanda nas grandes provas?

Corrida de São Silvestre 2023 (Foto: Fernanda Paradizo)

Que muitos corredores têm a síndrome do vira-lata não podemos negar, pois preferem fazer uma major do que conhecer o nosso país correndo. Mas participar de uma prova nacional não é demérito pra ninguém, já que estas provas internacionais, além de serem concorridas, têm os sorteios, regras de tempo por faixas-etárias etc.

Já parou para pensar que, além da inscrição, essas provas internacionais precisam de um “planejamento financeiro” para vivenciar a experiência por completo, como chegar 2 ou 3 dias antes e retornar também com alguns dias de folga para conhecer a cidade, apreciar pontos turísticos, comer em locais diferenciados e curtir a prova como um “todo”?

Aliás, recentemente, a tão disputada prova de BOSTON, que tem sua história por ser uma das mais antigas, mudou a faixa de corte, reduzindo em quase 5 minutos o tempo para corredores “tentarem” aplicar para participar, o que gerou muitas discussões pelas redes.

Mas, voltando ao nosso Brasil, temos diversas provas icônicas com paisagens de tirar o fôlego, como a Meia maratona de Foz do Iguaçu, que passa próximo das quedas d’água, além de provas em Bonito-MS, Porto Alegre-RS, onde fiz minha primeira maratona e confesso que voltarei pra lá no próximo ano para um novo desafio dos 42 km, em época diferente e organizadora. #AmeiACidade e toda receptividade dos gaúchos. Sem falar na gastronomia, que é um caso à parte.

E, vamos ser bem sinceros, este ano promete! Ninguém quer ficar de fora da centésima edição da corrida de SÃO SILVESTRE, que acontece em 31 de dezembro, celebrando o ano dos corredores. É uma grande festa dos participantes, que fazem de tudo, como correr o trajeto descalço ou ir fantasiados para comemorar mais um ano. Estima-se que este ano teremos 60 mil inscrições disponiveis. Será? Esperamos que sim, porque eu gostaria de fazer parte. Já participei das edições 97 e 98. Foi bem legal encontrar amigos da corrida, aquela festa na subida da tão temida Av. Brigadeiro. Fora a torcida ali na Av. Paulista, de onde sai e chega a prova. 

Ano passado muita gente adquiriu inscrições e, faltando um mês, tentaram revender a preços abusivos. Infelizmente na nossa realidade tem sempre alguém querendo ganhar no famoso-vergonhoso “jeitinho brasileiro”.

É pessoal, vou ficando por aqui que isso é papo pra outra matéria.

Bjs e volto já! 

#ÓtimasLeituras&Reflexões

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.