Por que a chuva causa tanta antipatia? É uma aliada…

Está certo que quando o “mundo” está caindo lá fora, é inseguro. Melhor não arriscar. Que ouvir aquele barulhinho das gotas batendo na janela ou caindo no chão, obriga a um esforço ainda maior para sair da cama (ou de casa, dependendo do horário). Mas não entendo por que a chuva causa tanta antipatia. É uma aliada… duro é correr com aquele sol na cabeça ou com o tempo seco que deixa a garganta raspando antes mesmo de completar o primeiro quilômetro…

Em termos de desempenho físico, você irá correr muito melhor com um tempo chuvoso do que nos dias de calor. O interessante é que, salvo algumas exceções, sair de casa com o céu azul merece um animado sorriso no rosto. Já aquela garoa ou chuva constante não recebem a mesma saudação animada. Muito pelo contrário. Muitas vezes, o treino é “transferido” para a esteira ou, na maior parte das vezes, “transformado” em off.

Quando crianças, adoramos brincar na chuva. É uma diversão daquelas. Será que essa “antipatia” ao chegarmos no mundo adulto é culpa nossa, dos pais (de vez em quando, me incluo entre eles também, confesso), que ficam falando “não”, “saia da chuva, vai pegar uma gripe”, “não se molhe”, “venha para dentro”, “pegue um jogo”, “brinque na garagem agora”… Essa “explicação” surgiu no almoço, quando minha mulher, Mari, comentou sobre o tema. Rapidamente, Vitória (8 anos) e Pedro (3), emendaram: “Adoramos brincar na chuva e a mamãe deixa”. Felicidade é isso.

Agora, falando especificamente em corrida, na chuva seu desempenho é realmente muito melhor. E as roupas e tênis (para quem corre calçado), molham praticamente o mesmo do que em um dia de sol com suor e água jogada na cabeça. A frequência cardíaca fica mais baixa e você termina o treino (muitas vezes até mais forte do que o previsto na programação) inteiro. Compare com um dia seco e quente. Perceberá que tenho razão.

Então, fica a pergunta, se você não é feito de açúcar (ou adoçante, em alguns casos), por que a chuva causa tanta antipatia? É uma aliada dos corredores… Bem, dito isso, já peguei o snorkel, pé de pato, boné e estou indo para os 15 km previstos para esta segunda-feira molhada. Fui.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.