A segunda edição do Desafio Pharmaton aposta na interação com os corredores por meio do site oficial e da página no Facebook. Entre os destaques estão dicas de saúde, planilhas para treinamento, playlist e entrevistas com treinadores e nutricionistas.
Dessa forma, por meio da internet, o Desafio torna-se nacional, já que atualmente as oitos assessorias participantes são da cidade de São Paulo. Há a intenção de ampliar esse trabalho futuramente, inclusive.
O site traz cinco sessões de navegação. No “Desafie-se 2012”, o internauta informa se já é ou não corredor. Após responder um questionário básico, tem acesso à planilhas de treinamento. Quem ainda não corre e quiser começar, pode optar por receber orientações especiais.
Os adeptos da música na corrida podem baixar playlists para cada nível de treinamento (e ritmo) – super, medium e light. Na sessão dicas, especialistas como a consultora nutricional Heloísa Guarita, da RG Nutri; e os treinadores Marcos Paulo Reis (MPR) e Mário Sergio (Run&Fun) passam orientações sobre saúde, nutrição e treinamento. Há ainda depoimentos de participantes do Desafio e informações sobre o polivitamínico Pharmaton. O site do projeto é integrado à fan page no Facebook. Basta curtir para fazer parte da comunidade do Desafio Pharmaton.
AUTOCONHECIMENTO – Presencialmente, seguem os treinos nas assessorias esportivas participantes, com ênfase para o trabalho cognitivo. Em agosto, a Run&Fun fez a terceira atividade dessa programação, chamada de “autoavaliação do esforço percebido”.
“Após o aquecimento, o treinador orientou os atletas a correr 5 minutos sem monitor de frequência cardíaca. No final desse período, cada um deveria advinhar a frequência atingida”, afirmou Mário Sérgio.
Já escrevi muitas vezes aqui no blog e adoto isso no meus treinamentos diários: é fundamental você se autoconhecer, saber em que ritmo está correndo, sua sensação de esforço, não ficando “dependente” e “preso” a GPS, monitores de frequência cardíaca, cronômetros… Investindo nesse trabalho, dentro dos objetivos e características de cada um, a evolução é garantida e com uma forma muito mais prazerosa de correr.
Nas atividades cognitivas feitas anteriormente na Run&Fun, por exemplo, primeiro os alunos tiveram de descobrir o ritmo contando as próprias passadas. No segundo, aplicaram esse conhecimento em uma corrida de regularidade, quando tiveram que calcular de cabeça o pace para cumprir a rodagem proposta dentro de um tempo pré-determinado.