Essa semana foi divulgado o resultado de uma oportuna pesquisa sobre os hábitos de treinos dos maratonistas brasileiros, realizada pelo prof. Nelson Evêncio, sócio-fundador e atual presidente da ATC (Associação de Treinadores de Corrida). Sabemos a carência que o mercado brasileiro tem de informações deste tipo, então a iniciativa é bemvinda.
A matéria com todos os resultados da pesquisa pode ser lida aqui. Ao todo, 730 maratonistas responderam um questionário online sobre seus hábitos e treinos e destaquei abaixo alguns pontos que resumem bem o resultado da pesquisa:
– A maioria dos maratonistas é homem (78%) e tem entre 30 e 45 anos (60%), sendo 40 anos a idade que divide o grupo ao meio, ou seja, metade dos maratonistas tem mais de 40 anos de idade (e a outra metade tem menos, naturalmente).
– Praticamente 60% dos entrevistados corre há mais de 5 anos, o que é um bom indicativo de que não dá para começar a correr e querer fazer uma maratona (pelo menos não de forma saudável e produtiva). Apenas 6,6% correm há menos de 2 anos e afirmam ter completado pelo menos 1 maratona.
– Ser um sub-4h na Maratona é, de fato, uma meta de muitos. 31% dos corredores tem como melhor tempo entre 3:30 e 4:00. No geral, 62,45% dos corredores tem seu melhor tempo abaixo de 4h.
– O volume de treino semanal varia muito. Quase 20% dos corredores treina menos de 50km por semana, enquanto 60% corre de 50 a 80km, e outros 20% treinam mais de 80km. Quanto a frequencia, 66% dos corredores treinam 4 ou 5 vezes por semana.
– Já quando olhamos o número de treinos longos com mais de 30km que um corredor faz ao longo do treinamento para uma Maratona, a grande maioria (71%) faz 3 ou menos.
– Os corredores independentes: 38% dos corredores corre sem treinador, 37% não fez teste ergométrico no último ano e 58% não faz acompanhamento nutricional.
– 50% dos corredores já fez 3 ou mais maratonas, e um incrível grupo de 11% já fez mais de 10 maratonas!
– A maratona é uma prova que merece respeito e preparo, tanto que a maioria dos corredores (64%) faz apenas 1 por ano. Apenas uma parcela menor dos atletas se aventura a fazer duas (27%) ou até mais (9%).
E você, já correu uma maratona? Se enquadra nos padrões descritos pela pesquisa?
Contatos: