Notícias André Savazoni 16 de julho de 2019 (0) (232)

Pernas Solidárias fará a estreia na UpHill na Serra do Rio do Rastro

Transformando vidas desde o setembro de 2015, quando levou o primo tetraplégico para uma corrida de rua, em Joinville (SC), Cleiton Luiz Tamazzia, idealizador do Pernas Solidárias, foi um dos 1,5 mil sorteados para participar dos 25 km da Mizuno UpHill Marathon em 2019, marcada para 31 de agosto, às 16h.

A prova dos 25 km largará em Lauro Müller. A chegada ocorrerá em Bom Jardim da Serra, após a subida da Serra do Rio do Rastro.

Mas Cleiton não irá sozinho para esse desafio. Levará com ele o cadeirante Jonas Leonardo de Melo, de 18 anos, que teve paralisia cerebral e enfrenta a síndrome de Pierre Robim. Jonas tem o sonho de andar, de poder jogar bola, e está emocionadíssimo e ansioso para a prova com o Pernas Solidárias.

“Desde que fiz minha pré-inscrição para participar da prova, pensei que se tivesse de ir, não iria sozinho. Quando fui sorteado, falei com o pessoal da Mizuno e eles toparam a ideia. Então o Jonas vai comigo”, conta o idealizador-corredor.

Desde que soube que havia sido selecionado para a prova, Cleiton começou uma preparação específica para a subida da Serra do Rio do Rastro. Acompanhado pelo corredor campeão Edinilson Cardoso, o Cafu, ele treina uma vez por semana subindo a Serra Dona Francisca, na região de Joinville, onde mora. Semanalmente também faz subidas ao morro do Mirante, em Joinville. “O Jonas treina comigo as subidas no Mirante quando tem sol. Agora também vamos começar a correr distâncias maiores, porque a prova se aproxima”, diz Cleiton.

BUSCA DE APOIO. Como o Pernas Solidárias é um projeto beneficente e sem fins lucrativos, para Cleiton Luiz Tamazzia e Jonas Leonardo de Melo conseguirem participar da Mizuno UpHill, precisam de ajuda. Em um aplicativo de conversas, lançaram uma campanha. “Esta será uma prova inédita, pois pela primeira vez alguém vai tentar subir a Serra do Rio do Rastro conduzindo um cadeirante. Nosso feito já está repercutindo no Brasil e pode ser notícia no mundo. Por isso precisamos de ajuda”, ressalta Cleiton.

A dupla está em busca de apoiadores para essa etapa. “Vamos precisar de combustível, de um novo triciclo para o Jonas. Faremos novos uniformes. As marcas das empresas apoiadoras poderão estar nas nossas roupas. Então, empresários, entrem em contato”, considera o corredor.

O PROJETO. O Pernas Solidárias nasceu em 2015, quando o corredor Cleiton Luiz Tamazzia decidiu que era hora de o primo Rodrigo, que é cadeirante, sentir o vento no rosto e a alegria de terminar uma corrida de rua. Ele inscreveu a dupla em uma prova e empurrou a cadeira de rodas por todo o percurso. “Na primeira corrida, perdemos uma rodinha da cadeira, porque ela não era adaptada. Mas foi tão gratificante ver meu primo feliz, que seguimos em frente”, lembra Cleiton.

Não demorou muito para a iniciativa receber apoio e ser batizada como Pernas Solidárias, e hoje o projeto tem seis triciclos, que são emprestados a outros cadeirantes em provas realizadas em todo o Estado.

Serviço

O quê: estreia do Pernas Solidárias na Mizuno UpHill 2019 – 25 km subindo a Serra do Rio do Rastro

Quando: dia 31 de agosto, às 16h

Onde: a largada será em Lauro Müller e a chegada será em Bom Jardim da Serra, após a subida da Serra do Rio do Rastro (25 km)

Como ajudar: entre em contato com Cleiton (47) 98415-6671

Veja também

Leave a comment