Paulo Roberto de Almeida Paula e Mirela Saturnino de Andrade representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Maratona, que será disputado no domingo, 22 de setembro, em Buenos Aires, Argentina. A prova será realizada dentro da tradicional Maratona Internacional de Buenos Aires, que celebra sua 40ª edição neste ano.
O percurso é conhecido por ser um dos mais rápidos da América do Sul, graças ao percurso plano. A prova é reconhecida com o selo bronze da World Athletics. A largada acontece às 7h.
Paulo Paula, de 45 anos, atleta da ACORP/CG-MS, é uma referência em provas de fundo, com participação em três Jogos Olímpicos e quatro Campeonatos Mundiais. Sua melhor marca pessoal é de 2:09:51, conquistada em Sevilha, em 2022. Paulo é treinado pelo irmão gêmeo, Luís Fernando Almeida Paula, que o acompanhará na Argentina. Nesta temporada venceu a Maratona New Balance de Porto Alegre, com 2:13:11, em abril. “O Paulo está feliz com a convocação. Sua carreira passa por um momento de transição para a ultramaratona (100 km) e essa corrida já é um preparo”, comentou Luís Fernando.
Mirela Saturnino, de 33 anos, atleta da APA Petrolina, tem como melhor marca pessoal o tempo de 2:35:44, conquistada na Maratona de Sevilha, em 2024. Sob o comando do técnico Marciano Pereira Barros, Mirela tem duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de Maratona, em Assunção, no Paraguai (2022), com 2:39:57, e em Temuco, no Chile (2017), com 2:44:43.
Fonte: release CBAt