Notícias Redação 29 de novembro de 2022 (0) (570)

Paulo Roberto de Paula corre domingo em Valência, em busca de recorde pessoal

O maratonista Paulo Roberto de Paula será o representante brasileiro na Maratona de Valência, que acontece no próximo domingo (04/12).

Aos 43 anos, o atleta, que representou o Brasil em três Jogos Olímpicos e três mundiais, quer aproveitar a oportunidade para baixar ainda mais seu tempo nos 42 km. Ele fez a marca de 2:09:51 na Maratona de Sevilha 2022, no início de ano, e tem grande expectativa de conseguir baixar ainda mais essa marca, que já é recorde sul-americano na faixa etária 40-44 anos.

“Estamos com uma exectativa boa. Ele fez uma boa preparação e dessa vez está muito mais descansado do que das outras vezes nesse época pré-prova. Está confiante e emocionalmente bem preparado”, explicou o treinador Luis Fernando Paula, irmão gêmeo do atleta.

A expectativa é que Paulo faça sua melhor marca na distância aos 43 anos, já com o objetivo de buscar o índice para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (ainda sem data definida para a janela de qualificação) e para o Mundial de Atletismo de Budapeste, que será em agosto de 2023. A escolha por Valência se deve ao fato de ser uma maratona rápida e proporcionar uma corrida em grupo para conseguir uma boa marca.

“Correr uma maratona solitário fica mais difícil para buscar tempo. Sabemos que a maratona é uma caixinha de surpresas, mas o Paulo está se sentindo que nem vinho. Quanto mais velho, melhor. Está confiante. Por isso escolhemos Valência agora. Acreditamos no trabalho de longevidade para levar até 2024 e conseguir participar de sua quarta Olimpíada seguida”, diz Luis Fernando, acrescentando que o irmão está confirmado também para retornar à Maratona de Sevilha em 2023, que acontece em 19 de fevereiro.

Além de Luis Fernando, responsável pelo treinamento, a dupla conta ainda com o surporte do consultor técnico Marco Antonio de Oliveira, o Marcão, que treinou por anos os gêmeos.

“O ajuste do treinamento foi muito importante nessa fase. Com o auxílio do Marcão, conseguimos corrigir pequenos detalhes para que um maratonista com a idade do Paulo não tenha desgaste. Aprimoramos isso, fizemos, por exemplo, com que ele conseguisse dormir mais e isso ajudou a melhorar o condicionamento. Temos uma tabela que mostra toda a evolução e dá para ver que ele está descansando mais e bem preparado. Mas sabemos que em maratona tudo pode acontecer. Falar sobre resutado é só no dia mesmo.”

Paulo fez toda a parte específica do treino na cidade de Dracena, interior de São Paulo. Está em Portugal e viaja três dias antes da prova para Valência.

Foto: Iandra Moraes

Veja também

Leave a comment