20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria André Savazoni 21 de janeiro de 2013 (15) (181)

Pateta assusta mais na teoria do que na prática. Vale muito desafiar-se

De volta ao Brasil. Já com a cabeça nas próximas provas, fica mais fácil analisar o Desafio do Pateta na Disney, ou seja, correr a meia-maratona no sábado e a maratona no domingo. Menos de 24 horas entre o término de uma prova e a largada da outra. Mas, na verdade, o Pateta assusta mais na teoria do que na prática. Vale desafiar-se.

Em um primeiro momento, o raciocínio é lógico: são 63,3 quilômetros em dois dias. Como se fosse uma ultramaratona, certo? Diria que não. Pode pensar em duas provas diferentes. Traçar as estratégias. O que mais cansa, na verdade, é acordar às 3h nos dois dias (as largadas são às 5h35). Principalmente porque por mais que se tente dormir bem cedo, sempre é complicado.

A temperatura (mesmo não estando o frio de anos anteriores, o clima esteve perfeito para correr) e os percursos planos, hidratação abundante, animação dos voluntários, os personagens espalhados, os parques percorridos… tudo conspira para um bom desempenho. O ritmo, esse vai do gosto e do treinamento de cada um. Pode ser mais cauteloso em um dia e arriscar no outro. Ir de boa nos dois. Correr com a faca nos dentes nos 21 km e 42 km… tudo é possível. Desde que se prepare.

Não fiz a prepação dos sonhos, foram somente seis semanas de treinamento após duas completamente parado. Mas acabou sendo bem suficiente. O planejamento era para dois dias mais “de boa”, porém, os fatores que citei acima, mudaram tudo! Procurei correr a meia sem pensar na maratona. Fiz isso até o km 17, depois, dei uma segurada, fechando em 1:27:57. Não sabia como o corpo se comportaria nos 42 km na sequência.

Como sempre tive uma boa recuperação, estava confiante. E valeu à pena. Consegui manter um ritmo progressivo na maratona até o km 35. Depois, com algumas subidas e um percurso mais sinuoso dentro do Epcot, tive de diminuir um pouco, mas era momento de festejar, comemorar, fazer os metros finais me divertindo, ainda mais vendo os amigos Ricardo Capriotti, Fábio Martins e Fernanda Paradizo próximos da chegada! Tempo final, 3:05:19.

Somando os dois dias, foram 63,3 km em 4:33:16, média de 4:19 por km. E na sexta-feira, ainda foram duas voltas no percurso de 5 km da Family Run. Uma em ritmo médio e a outra, fazendo a festa. Ou seja, diria que eu fiz o Desafio do Pateta do Pateta!

Falta um ano. As datas da Disney-2014 estão confirmadas. Dias 11 e 12 de janeiro. Vale desafiar-se. Estarei lá novamente. Dessa vez, com a família. Nesta semana, publicarei mais textos sobre o evento, com dicas e informações básicas. Mas já comece a planejar a viagem, que garanto, será inesquecível. Pode me cobrar depois.

Fotos: Fernanda Paradizo

Veja também

15 Comments on “Pateta assusta mais na teoria do que na prática. Vale muito desafiar-se

  1. Muito bom ter feito parte dessa festa! Valeu!

  2. Andrezito, você correu muito e seu relato sobre o evento estä perfeito. Ano que vem estatemos lä novamente. Abraço

  3. Parabéns Pateta!
    Só não chegue 15 dias antes.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

  4. Fiz o Pateta em 2011 e este ano corri “só” a maratona no domingo passado aqui em Orlando; você foi perfeito quando descreveu que o desafio assusta mais na véspera do que propriamente nas provas; fiquei também bastante impressionado com a melhora da qualidade técnica da maratona em relação ha 2 anos atras; a hidratação e isotonico a cada milha estava acima da media e o suporte na chegada com um local com médicos e gelo a vontade foi muito bom também! Abraços

  5. Andre, parabéns… Um baita tempo!
    Destaque para a quantidade de pessoas torcendo por todos na corrida, realmente inesquecível!

    Abraços,

  6. Concordo plenamente. Quando aceitei fazer o Desafio, me achava um louco (ou um Pateta!). Mas foi tudo tão positivo que fiz meu melhor tempo de Maratona (3:48). Recomendo para todos essa prova.

  7. Fiz o pateta em 2012 e sem dúvida foi uma das melhores provas que já participei. Próximo ano eu e minha esposa estaremos fazendo o Pateta de novo.

  8. Parabéns. Como já falei, acho que faria 4h33′ só na maratona. Está na minha lista de provas para fazer. Falta apenas o dinheiro. Um dia eu vou.

    Até dá para fazer 21 km no sábado e 42 no domingo aqui perto de casa, mas com uma prova com toda a estrutura e medalhas e na Disney é bem melhor.

  9. André seus resultados foram impressionantes,correu demais parabéns!! sou seu fã…Pateta de respeito.

  10. Um dia me deixam entrar na terra do Tio Sam…legal e um ótimo tempo pros 63,3km, mesmo por etapas! Vc sabe a sua classificação geral no pateta?

    ——————————

    Então, Nishi, tem de fazer a classificação na unha. Um amigo, que ficou 36 segundos na minha frente, fez e ficou em 12º no geral. Na maratona, só um chegou entre a gente. Eu fiquei na frente dele na meia. Então, devo ter ficado entre os 15/20 no geral do Pateta.

    Abraço
    André

  11. Parabéns, André! Vc arrebentou! Acompanhei as passagens no twitter! Ano que vem estarei lá. Abraços

    ———————-

    Vá mesmo, Felipe. Estarei de novo no Pateta. Minha mulher correrá a meia e as crianças, as provas kids. Faço questão de te passar os detalhes e dar dicas.

    Abraço
    André

  12. Grande André. Parabéns pela prova e fica aqui a vontade de também participar.Os comentários, já deixa a gente com vontade de ir também.
    Abraços.

  13. Parabéns André ! Eu estava pensando em ir pra lá ano que vem pra correr, e depois que vi seus comentários já decido, vou mesmo !

    Abraços !

  14. Esse ano fiz a meia maratona para sentir o clima do evento. Em 2014 , quero fazer o desafio do Pateta. Vou acompanhar suas dicas. Obrigada por desmistificar o desafio.
    Parabens !

  15. Andre,
    Voce conhece alguma assessoria especifica para se preparar para esse desafio?
    Sou muito amador em corrida, e vou tentar esse desafio em 2014.

    Forte abraço….
    OBS: Belo artigo.

    ———————————–

    Fernando, bom dia

    Qualquer assessoria/treinador que você procurar, fará uma preparação específica para o Pateta. O importante é conversar com o treinador escolhido.

    Abraço
    André

Leave a comment