Blog do Corredor Especial Fernanda Paradizo 7 de maio de 2012 (0) (191)

Para sair bem na foto

Não importa o tamanho do evento. Seja lá a prova que for, sempre há vários fotógrafos espalhados pelo percurso para clicar os momentos especiais dos corredores em ação. Cerca de um ou dois dias depois, é só procurar pelo número de peito nos sites especializados e pronto. É uma lembrança para toda vida.

Mas, se alguns ficam contentes e satisfeitos por encontrar suas melhores imagens no seu momento "performance", há também aqueles que se frustram com a busca, ou não encontrando nenhuma imagem que possa eternizar a participação naquela corrida ou, se encontrar, pode não ser algo que valha a pena pagar para ter a lembrança.

Na maioria das vezes a culpa por uma foto mal clicada ou simplesmente não clicada não é do fotógrafo. E os profissionais especializados nesse tipo de trabalho são unânimes em afirmar: "Na ânsia de querer a todo custo ser fotografado, muitas vezes o corredor deixa de ser clicado ou até mesmo acaba inutilizando uma imagem por conta própria".

Tião Moreira, seguramente o fotógrafo de corrida mais conhecido no Brasil, que o diga. "O corredor não pode se preocupar com o fotógrafo. É melhor que ele faça apenas aquilo que está se propondo a fazer. Ou seja, correr", diz Tião, complementando ainda que é o fotógrafo que tem de procurar o melhor ângulo e enquadramento. "O corredor que fica fazendo gestos, abre os braços, pula na frente do colega de corrida muitas vezes acaba não saindo bem na foto", alerta o profissional, que trabalha na área há mais de 20 anos. Por isso mesmo, ainda que às vezes não seja possível, ele prefere ficar mais afastado, um pouco longe do trajeto da prova, usando uma teleobjetiva (lente de longo alcance) para conseguir imagens de um local menos aglomerado. "Estas fotos ficam bem mais naturais."

Na área há 12 anos, sendo sete trabalhando especificamente com corrida, o fotógrafo Ivan Padovani, do Ativo.com, conta que em geral são feitas cerca de três fotos por atleta. Para se posicionar, ele busca locais com boas condições de luz e que tenham um plano de fundo interessante. Ainda que o objetivo seja clicar o maior número possível de pessoas para quem trabalha nesse negócio, Ivan admite que os corredores mais fáceis de serem clicados são os que correm mais à frente, onde a multidão e a massa de gente é menor. "Os que vêm logo atrás dos primeiros colocados são fáceis de serem vistos, pois correm mais espaçados", conta Ivan, destacando ainda que os que correm mais nas laterais da pista e os "últimos" também levam vantagem na hora de serem clicados. Ivan explica também que percursos sem recuos ou muito estreitos são sempre fatores que dificultam na hora de clicar. E por mais que o corredor enxergue o fotógrafo, muitas vezes o fotógrafo não está vendo o corredor.

Outro profissional que atua na área, Marcelo Machado de Melo, há 5 anos em corridas, alerta para a dificuldade de fazer a foto quando o corredor abre os braços. "Mesmo após serem fotografados, continuam com o braço aberto. Quando você vai fotografar o atleta do lado, sai uma foto perfeita, porém, com uma mão alheia no rosto ou no peito, fazendo com que a foto seja descartada e o atleta fique sem a imagem", conta Marcelo, que trabalha para o Webrun.

Outra coisa que atrapalha bastante são aqueles que param diante do fotógrafo, esperando uma foto ou aqueles corredores que entram na frente dos outros de uma hora para outra. "Quando atravessam a frente dos outros para sair na foto, além de ser falta de educação, a foto fica fora de foco, pois estávamos concentrados na pessoa que está vindo, e não na que surge repentinamente", diz Marcelo, que conta que já viu pessoas se esbarrarem para sair em fotos e se machucarem. "O melhor é correr normalmente. Por incrível que pareça, quando as pessoas não estão preocupadas em sair na foto, conseguimos fotografar a maioria."

 

DICAS PARA SER BEM FOTOGRAFADO

Para que você saiba como se comportar numa próxima corrida para sair bem na foto, reunimos aqui algumas dicas valiosas oferecidas por estes três profissionais, que com certeza vão ajudá-lo a não atrapalhar o andamento da corrida e facilitar o trabalho do fotógrafo. E, se tudo der certo, você terá uma recordação especial do seu grande dia.

– Os fotógrafos em geral se posicionam em locais não muito estreitos, quando o circuito permite, e sem recuos. Isso facilita o trabalho deles, uma vez que terão uma visão melhor de todos os corredores que passam. A condição de luz do local e o fundo da fato são fatores também que determinam a posição do profissional.

– Não adianta ser fotografado em vários pontos se seu número de peito não está visível. Tenha o cuidado para que ele não fique dobrado. Se isso acontecer, sua foto não será disponibilizada para compra. Há alguns sites que colocam uma área chamada "atletas não identificados". Nesse caso, caberá a você procurar sua foto no meio de tantas.

– Olhe para frente e se preocupe com a sua corrida. Não é você que tem que ver o fotógrafo, mas sim ele. E acredite: o interesse dele em fotografá-lo é tão grande quanto o seu em ser clicado.

– Em largadas, quanto mais próximo ao pórtico, mais aglomerado e mais difícil de ser clicado. Não se preocupe e redobre os cuidados. Se não for fotografado nesta hora, terá chance de ser ao longo do percurso.

– Ao avistar um fotógrafo, não atravesse o percurso na frente dos colegas e nem abra os braços na tentativa de chamar o profissional ou mesmo de fazer pose. Se quiser abrir o braço, dar um sinal de ok, faça-o de forma discreta sem prejudicar os outros que estão a seu lado.

– Nunca pare na frente do fotógrafo. Além de atrapalhar o fluxo da prova, você não permite que os que estão atrás de você sejam fotografados. Lembre-se que o foco está em outro atleta. Se você surgir de repente, não há tempo suficiente para mudar o foco rapidamente para você.

– Não adianta pedir foto quando estiver muito perto do fotógrafo. Em geral, estes profissionais trabalham com teleobjetiva (lentes de longo alcance) e necessitam de uma mínima distância para conseguir vê-lo através das lentes e fazer uma boa foto, focada e com bom enquadramento.

– Correr normalmente é a melhor forma de ser fotografado, mas isso não quer dizer que não possa abrir um sorriso, levantar o braço ou dar um "tchauzinho" para a câmera ou um sinal de positivo. No movimento dos braços, só tome cuidado para não atingir alguém ao seu lado.

– Caso queira ser fotografado com alguém, tente ficar o mais possível junto da pessoa. Não adianta dar as mãos e abrir um para cada lado. Isso dificultará o foco e o enquadramento. Coloque o braço no ombro do amigo, por exemplo. Além de a foto ficar mais bonita, é mais garantido que a imagem sairá boa.

– Se estiver de boné, é bom tirá-lo ou não deixar a aba cobrir seu rosto. Muitos fotógrafos trabalham no chão para evitar esse inconveniente.

– Na chegada ou perto dela, continue concentrado na corrida. Olhe para frente e não para o relógio, e não se preocupe em parar o cronômetro. Tenha cuidado também de não colocar a mão na frente do seu número de peito. Estas fotos costumam ser feitas com lentes mais abertas, que possibilitam pegar os corredores com os braços para o alto, comemorando a vitória.

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