20 de setembro de 2024

Contato

Especial Performance e Saúde Fernanda Paradizo 12 de março de 2013 (0) (475)

Para os que vão correr a Meia ou a Maratona de Miami

Miami é um dos principais destinos dos turistas brasileiros, que anualmente invadem a cidade para curtir tudo o que o sul da Flórida oferece em termos de lazer e cultura e ainda aproveitar para fazer compras a preços bem acessíveis. Mas além desses apelos, seu calendário de corridas ao longo do ano é vasto, com eventos de todas as distâncias e gostos variados.

Entre tantas provas disponíveis, a que mais chama atenção sem dúvida nenhuma é aquela que carrega o nome da cidade, a Maratona e Meia de Miami, realizada sempre no último domingo de janeiro. Este ano será a 11ª edição de um evento que tem atraído cada vez mais brasileiros, residentes nos EUA ou os que seguem para lá, desde o Brasil, especialmente para correr e fazer turismo.

 

SOBRE A PROVA. Apesar das várias pontes presentes no trajeto, que ligam o continente às ilhas, a prova é considerada relativamente rápida e não oferece muitos problemas aos participantes. Ainda que seja inverno nesta época do ano nos Estados Unidos, a temperatura na Flórida costuma ser amena; apenas a alta umidade pode atrapalhar um pouco. A meia e a maratona acontecem de forma simultânea, com corredores largando ao mesmo tempo nos seus respectivos currais, divididos por nível de performance. Dos 20 mil participantes em 2011, 16 mil finalizaram os 21 km, que tem um percurso quase que todo concentrado em Miami Beach, exceto largada e chegada, que acontecem em Downtown.  

 

AS LARGADAS. As duas provas largam às 6h15. Com o dia ainda escuro, a corrida começa em Downtown, ao lado do American Airlines Arena, e 400 metros depois já segue em direção a South Beach pela MacCarthur Causeway, a primeira e mais elevada das várias pequenas pontes presentes no percurso, considerado relativamente rápido, mas com alguns pequenos aclives. As primeiras milhas da competição proporcionam um visual único aos participantes. Correr pelas pontes que interligam continente e ilhas de Miami com o sol nascendo, tendo o porto de Miami com seus cruzeiros iluminados, é algo de extraordinário.

OS 21 KM. A meia-maratona é percorrida quase que totalmente em Miami Beach, exceto os primeiros 400 metros da largada e os 4 km finais, quando a prova retorna para Downtown pela Venetian Causeway, para terminar no Bayfront Park, apenas quatro quarteirões de onde começou. As belas paisagens de Miami podem ser vistas em South Beach, quando o trajeto passa pela famosa Ocean Drive, conhecida pela arquitetura Art-Deco. O tempo-limite para término é de 3h30. Para quem quer seguir pacers oficias dos 21 km, os organizadores disponibilizam marcadores de ritmo para os que pretendem finalizar a prova nos seguintes tempos: 1h35, 1h40, 1h55, 2h, 2h10, 2h20 e 2h30.

 

OS 42 KM. A primeira parte do percurso é idêntica para as duas distâncias. As provas se separam apenas no km 20, onde o percurso da maratona segue adiante em Downtown, proporcionando aos corredores cenários típicos de uma metrópole, com a visão dos prédios imponentes que marcam a paisagem da cidade. Chama atenção a parte do trajeto por Key Biscayne, entre as milhas 22 e 24, pela mais belas vistas de Miami. O tempo-limite para a conclusão da maratona é de 6 horas. Especificamente para os 42 km, há pacers oficiais correndo para os seguintes tempos: 3h05, 3h15, 3h25, 3h30, 3h35, 3h45, 3h55, 4h, 4h05, 4h10, 4h15, 4h20, 4h25, 4h30, 4h40, 5h, 5h30 e 6h. 

 

ABASTECIMENTO E FESTA. A prova tem grande suporte de abastecimento, com postos posicionados a cada milha (1,6 km), servindo água e Gatorade. Os banheiros químicos são fartos e estão localizados logo após cada posto de abastecimento. Há cerca de 30 pontos de entretenimento na prova, com bandas tocando e grupos torcendo, para apoiar os corredores ao longo do percurso.

 

A MEDALHA. Se tem algo que chama atenção nesse evento, além do percurso, que é um lindo passeio pelos principais atrativos da cidade, é a medalha, sempre de muito bom gosto e considerada por muitos uma das mais bonitas em todo o mundo. O evento foi o primeiro a introduzir a Spinning Finisher Medal (medalha giratória) e desde então tem renovado a cada ano seu design, sempre apresentando novas criações para o evento do ano. 

 

Dicas de quem conhece a prova e a cidade

 

Para dar dicas especiais sobre o evento, conversamos com a paulista Stella Shalem (foto), que mora há oito anos em Miami e é técnica de corrida na cidade. Corredora das antigas, Stella, que também terá alguns de seus alunos fazendo as duas distâncias no dia 27, vai participar este ano pela 9ª vez consecutiva da meia-maratona. Ela conhece como ninguém esse percurso, que compara à Meia do Rio (da Globo) no quesito beleza. Reunimos aqui algumas informações, que com certeza serão úteis no dia D.

 

ONDE TREINAR EM MIAMI. O mês de janeiro é período de férias e sabemos que muita gente vai a Miami não somente para correr, mas para aproveitar esta época do ano na Flórida, e muitas vezes vindos dos parques da Disney, em Orlando, que são sensacionais. Se você é desses que chegou com antecedência à cidade, saiba que há vários locais interessantes para correr. Miami Beach tem uma praia linda e dá para treinar na areia dura ou aproveitar o Boardwalk (calçadão), que começa na rua 21 da Collins Avenue e vai até a 46. A vista é extraordinária. Para aqueles que querem dar tiros, a dica é dar um pulinho no Flamingo Park, na Alton Road com a 12. Lá tem um pista de tamanho oficial e qualquer um pode entrar para treinar. É de asfalto, mas quebra um galho se você precisa fazer um treino com marcação. Em Downtown, o Bayfront Park, onde é a chegada da prova, é outra opção.

 

SEM EXCESSOS NOS DIAS ANTERIORES: Sabemos que Miami é o paraíso das compras. Por isso, cautela antes da corrida. Deixe elas para após a corrida, quando então poderão caminhar bastante. Para quem chegar a Miami na manhã de quinta ou sexta, aproveite já o primeiro dia de feira, a sexta, para ir à Expo e retirar o número. Passeie um pouco pela Lincoln Road, a avenida mais badalada de Miami Beach, que fica bem pertinho do Convention Center. Alimente-se por ali mesmo com boa quantidade de carboidratos. Fique longe das gorduras e dos pratos com muitas fibras. No sábado, se não for participar da Tropical 5k, vale um pequeno trote de 20 ou 30 minutos para soltar as pernas. De resto, alongue-se e relaxe o máximo que puder. E lembre-se: você está no Sunshine State (estado ensolarado).

 

5K, TIRA-GOSTO PARA O DOMINGO: Para quem vai a Miami acompanhado da família, vale a pena se inscrever na prova de 5 km, que acontece no sábado anterior. Dá para fazer isso na Expo. O percurso, que passa pelo Porto de Miami e termina em Nikki Beach, em South Beach, é um pequeno "gostinho" do que você verá no dia da prova. É muito bacana e vale participar. Já para quem vai correr qualquer uma das distâncias no domingo e quiser participar, não se empolgue com a beleza do percurso. Segure-se ao máximo e guarde energia para o domingo.

 

ALIMENTAÇÃO PRÉ-PROVA: Quando se faz uma suplementação de carboidratos para aumentar os estoques de glicogênio muscular e hepático nos dias anteriores à prova, muita gente acaba exagerando com a alimentação e poderá se sentir pesado. Em Miami, há vários locais interessantes para comer e, por isso mesmo, tenha muito cuidado. Não faça mudanças drásticas. Ingira o mesmo número de calorias do seu dia-a-dia, com mais carboidratos e menos gordura, fibras e proteínas. Diminua o tamanho do seu filé de frango e aumente o arroz, o pão, o macarrão. Lembre-se de que a largada é muito cedo e, dependendo o local onde vai ficar, pode não ter o café da manhã à sua disposição no hotel, no domingo. Portanto, lembre-se de saber desse detalhe na véspera. Hotéis oficiais do evento tendem a servir o café mais cedo. Se esse não é seu caso, programe-se e compre algumas coisas para ter no hotel. A largada é às 6h15. Entre 4h30 e 5h, coma uma banana, um bagel natural (pão típico dos EUA) ou uma barrinha tipo performance. Os hotéis em geral possuem máquina de café e você mesmo pode preparar o seu.

Sem stress para chegar à largada: Uma dica para quem estiver hospedado longe da largada e não quiser pegar o transporte, que sai a partir das 4h do Convention Center, onde é realizada a Expo, é combinar com um táxi para pegá-lo num horário específico no seu hotel e levá-lo para as proximidades da concentração. Quando menos stress, melhor. Quem está hospedado em Downtown, próximo aos hotéis oficiais, pode ir trotando para a largada e sentindo a adrenalina dessa prova tão linda. Se você estiver motorizado em Miami, até pode ir de carro para o local. Mas vá com muita antecedência, já que as ruas fecham para o evento e a dificuldade para estacionar pode ser grande.

 

LARGADA DIVIDIDA POR BAIAS E TRANQUILA: Se pretende fazer tempo, é importante aquecer antes. Não há um lugar específico para isso, mas do lado direito da Arena, onde é a largada, tem sempre um grupo aquecendo. Mas, antes disso, trate de localizar sua baia para evitar surpresas em cima da hora da saída. As baias costumam ser muito bem organizadas,mas vá para lá com pelo menos 15 minutos de antecedência.

 

ROUPAS EXTRAS E DINHEIRO NO GUARDA-VOLUME: O clima em geral é ótimo, com uma média de 18 a 20 graus. Pode estar úmido. Para a largada, que costuma acontecer com cerca de 12 graus, leve uma camiseta extra velha para jogar fora e se proteger do frio. Deixe no guarda-volumes um agasalho e alguns trocados (em dinheiro) para o táxi da volta (se estiver hospedado longe da chegada). A maioria dos táxis aceita cartão de crédito, mas ter com você um pouco de "cash" é sempre mais seguro.

 

DETALHES DO PERCURSO: A prova é bem rápida, apesar de ter algumas ondulações. Mas fique atento ao primeiro quilômetro, que começa com uma subida e depois uma descida razoável. Forçar o ritmo neste início só vai trazer um cansaço nas pernas que não vale à pena. Não se preocupe se os dois ou três primeiros quilômetros não estiverem no seu ritmo adequado; é melhor compensar depois. Lembrando (mais uma vez) que a prova começa às 6h15, isso quer dizer que, com meia hora de corrida, você terá o nascer-do-sol no horizonte. Você vai cruzar o porto de Miami, com direito a vislumbrar as belas luzes dos grandes cruzeiros. São quase 5 km até entrar na famosa South Beach. Com certeza, a primeira metade da maratona (percurso da meia) é a mais bonita e mais vibrante, com mais público e muitos atrativos. Quando as provas se separam, no km 20, os maratonistas vão encarar uma parte não tão povoada, com menos gente torcendo, mas nem por isso menos bonita. Há algumas bandas espalhadas aqui e ali. Coconut Groove e Key Biscayne (por onde passa a maratona) são lindas e merecem menção à parte.

 

FIM DE PROVA: A dispersão é muito boa e o local de chegada tem uma praça repleta de coisas bacanas, como roupas em promoção, além de frutas, água, isotônico, barrinhas etc. O que não falta é comida. A medalha é belíssima. Há fotos oficias na chegada. Portanto, aproveite ao máximo o que a prova oferece. Hidrate-se bem nessa primeira meia hora pós-prova e ingira uma combinação de carboidrato com proteína. Não deite ou sente-se logo após a prova. Alongue-se delicadamente e caminhe um pouco. A melhor pedida para comemorar o resultado é uma noitada em South Beach, que tem excelentes restaurantes e muita balada.  

SERVIÇO

 

Maratona e Meia-maratona de Miami: 27/01/2013

Local: Miami, Flórida

Limite de participantes: 16 mil (meia), 4 mil (maratona)

Eventos: Nissan Health & Fitness Expo, Tropical 5K, Maratona e Meia-maratona

Inscrições: Até dia 18 de janeiro, pela internet, sendo U$ 125 para a maratona e U$ 100 para a meia. Se não atingirem o número de inscritos, podem ser feitas na Expo ao valor de U$ 140 (as duas distâncias). Para o Tropical 5k, a inscrição custa U$ 30.

Informações:

www.ingmiamimarathon.com

 

 

PROGRAMAÇÃO

Nissan Health & Fitness Expo (entrega de kit)

Local: Miami Beach Convention Center – Hall C (1901 Convention Center Drive, Miami Beach)

Dias e horários:

25/01 (sexta) – das 12h às 19h

26/01 (sábado) – das 10h às 18h 

* Para retirar o kit é preciso de confirmação de inscrição e passaporte.

Como chegar: Fica aproximadamente a 5 milhas (8 km) da linha de largada e chegada. Vans gratuitas de Downtown Miami (ida e volta). Estacionamento em frente ao Convention Center por U$15.

 

TROPICAL 5K

Largada: Watson Island, na MacArthur Causeway

Chegada: South Point Park,
na Nikki Beach

26/01 (sábado) – às 7h30

Como chegar: Se estiver de carro, deixe-o na Watson Island. Haverá transporte para levar os corredores ao local de largada, e de volta, na Nikki Beach, entre 8h e 11h. Para os que estiverem sem carro, é bom levar dinheiro para o táxi. Para quem estiver hospedado perto da largada, em Downtown, dá para ir caminhando e depois voltar da Watson Island também caminhando para o hotel.

Premiacão e medalha: A prova tem premiação por faixa etária, além de uma linda medalha ao final, que representa apenas uma prévia da medalha que os concluintes da meia e da maratona recebem no domingo.

 

MARATONA E MEIA DE MIAMI

Largada: Em frente da American Airlines Arena (601 Biscayne Blvd.)

Chegada: No Bayfront Park, na intersecção da Biscayne Blvd com a E. Flagler Street (301 Biscayne Blvd.)

27/01 (domingo) – às 6h15

Como chegar: Para quem está hospedado em Miami Beach, há traslados que saem do Convention Center a partir das 4h. Se estiver hospedado nas proximidades e não tiver que se locomover muito para chegar ao local onde estão as vans, pode valer à pena. Mas atenção: você deve adquirir o ticket (20 dólares) com antecedência na Expo ou comprar pela internet, no site oficial. As vans que levam os corredores de volta para o Convetion Center vão operar das 8h às 13h. Se preferir ir de
carro, programe-se para chegar
ao local antes das 5h. Os melhores locais para estacionar são as
garagens da American Airlines Arena
e da Bayside Marketplace.

Guarda-volume:  Os guarda-volumes (Gear Check-In) são bem sinalizados e ficam na Biscayne Blvd, onde acontece a largada. É preciso usar a sacola oficial identificada com seu bib number (adesivo do seu número fornecido na entrega de kit) para usar o guarda-volumes. Não é aceita qualquer outro tipo de sacola que não seja a oficial.

Premiacão especial: Ambas as provas premiam com medalha especial os 5 melhores de cada faixa etária.

Veja também

Leave a comment