Apesar de relativamente pequena, quando comparada a maratonas nos Estados Unidos realizadas em grandes capitais, a da Califórnia, ou de Sacramento, é uma prova já antiga, que completa este ano sua 31ª edição. Disputada num percurso ponto-a-ponto, que larga em Folsom e chega em Sacramento, a imprensa especializada não cansa em classificá-la como uma das melhores opções de maratonas no outono, principalmente para quem quer bater recordes pessoais ou até mesmo fugir das grandes provas.
De acordo com vários dados estatísticos, é uma das provas de onde saem mais corredores qualificados para Boston (prova certificada pela USATF). Seu percurso morro abaixo sai de uma altimetria de 111,56 metros e chega a 7,9 metros de elevação. Apesar da altimetria aparentemente em descida, há algumas pequenas subidas no trajeto, principalmente no início da prova e quando se aproxima da primeira meia.
A prova inicia numa área semirrural e passa pelas comunidades locais, traçando uma rota histórica utilizada pelos garimpeiros durante a Corrida do Ouro de 1849. Há transporte para a largada, e a chegada é separada para homens e mulheres. Além do percurso favorável e da temperatura agradável nessa época do ano, o evento é muito bem organizado, tem grande apoio do público local, um grupo diferenciado de pacers, que podem ajudá-lo a conquistar seu objetivo, e ainda mais de 2 mil voluntários dedicados, muitos dos quais participam desde a prova inaugural, em 1983.
SOBRE SACRAMENTO. Apesar de a capital da Califórnia não ser um dos destinos favoritos dos turistas que chegam ao estado procurando diversão, a pequena Sacramento, localizada na região norte californiana, tem muito a oferecer, principalmente para quem gosta de história e cultura. Além do mais, a cidade fica bem pertinho de outros destinos turísticos, que valem muito uma esticada, como San Francisco, Giant Redwood (sequoias gigantes), Napa Valley, Lake Tahoe e Yosemite.
Situada numa confluência dos rios Sacramento e American, a cidade tem uma forte tradição de teatro, além de restaurantes agradáveis e grande área verde. Seus moradores se orgulham de possuir um dos maiores números de árvores per capita no mundo. Para quem ficar uns dias em Sacramento, vale uma visita ao Capitólio do Estado da Califórnia, onde acontece o final da prova. No seu interior, há numerosas obras de arte, que merecem ser apreciadas. Para os aficionados em teatro, a cidade possui uma ampla gama de espetáculos no B Street Theatre (www.bstreettheatre.org).
O Crocker Art Museum (www.crockerartmuseum.org) pode ser outra opção interessante de programa. O museu, que fica numa mansão vitoriana de 1872, é bem compacto, mas diverso, e inclui obras que vão da pré-história aos tempos modernos. Para quem quer entrar em contato com o mundo dos caubóis do Velho Oeste, não deixe de visitar Old Sacramento (www.oldsacramento.com), um distrito histórico, lotado de turistas. Aproveite para dar um pulinho no Railroad Museum (www.californiastaterailroadmuseum.org), que possui locomotivas antigas e reformadas e até um carro-restaurante.
COMO CHEGAR. Sacramento fica no norte da Califórnia. Não há voo direto para lá. Saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro é possível encontrar voos pela United Airlines, Delta ou American Airlines a valores que variam de 1.200 a 1.600 dólares, com uma ou duas escalas. O tempo total de voo, considerando todas as escalas, pode variar de 16 a 23 horas. Portanto, se a corrida é prioridade, é bom dar uma boa estudada nas datas e horários para não chegar muito em cima da hora e cansado ao local.
Sendo já época de alta temporada nos Estados Unidos, tenha em mente que quanto antes fechar os tickets aéreos mais chance de encontrar valores em conta. Se deixar para última hora, os preços podem subir a algo que seja inacessível. É possível voar também para San Francisco e fazer o trajeto até Sacramento de carro. São apenas 1h30 de estrada.
ONDE FICAR. Os organizadores da prova têm parceria com alguns hotéis em Sacramento, que oferecem também van gratuita para a largada da prova e/ou chegada. Os preços variam de 77 a 189 dólares a diária. Consulte o site oficial para ver outras opções em Sacramento e também em Folsom (largada).
SHERATON GRAND SACRAMENTO
1230 J Street (na frente do Convention Center e a 4 quarteirões da chegada)
Tel.: 916-447-1700
Valor da diária: U$ 155
HILTON SACRAMENTO ARDEN WEST
2200 Harvard Street (a 3,5 milhas da chegada)
Valor da diária: U$ 110
FAIRFIELD INN BY MARRIOTT CAL EXPO
1780 Tribute Road (a 3 milhas da linha de chegada)
Valor da diária: de U$ 77 a U$ 79
VAGABOND INN, OLD TOWN SACRAMENTO
909 Third Street (11 quarteirões da linha de chegada)
Valor da diária: U$ 99
Maratona da Califórnia
Data: 08/12/2013
Local: Sacramento, Califórnia, EUA
Provas (distâncias): maratona, revezamento para quartetos e uma prova de 2,62 milhas (4,2 km)
Participantes: 8 mil
Temperatura: cerca de 10 graus
Descrição do percurso: Trajeto ponto-a-ponto e em descida, que favorece os que buscam performance. É prova certificada e vale índice para Boston.
Inscrições: Podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento, ao valor de 130 dólares até 30 de setembro. Após esta data, os organizadores disponibilizam mais duas semanas de inscrição para corredores que tenham comprovação de tempo em maratonas certificadas, 5 minutos acima da marca exigida para a qualificação de Boston em cada faixa etária. Inscrições para o revezamento vão de 120 a 180 dólares por equipe, dependendo da data.
Início da prova: 7h
Largada: Perto do Folsom Dam, Folsom
Chegada: No Capitólio do Estado da Califórnia, em Sacramento
Entrega de kit: Sacramento Convention Center (Halls B, C, D – 1400 J Street), na sexta (06/12), das 12h às 18h, e no sábado (07/12), das 9h às 17h.
Premiação: Medalha para todos os concluintes e premiação especial por faixa etária em todas as distâncias.
Site oficial: www.runcim.org
Palavra de quem esteve lá
"Eu corri essa prova em 2010 como a primeira maratona na esperança de conseguir minha marca para os Olympic Trials Qualifying. Eu precisava de 2:19 e acabei correndo para 2:17:22. Eu sabia que a prova era em downhill, mas não imaginava que era tão rápida. Há algumas subidas, mas são geralmente curtas e não muito acentuadas, enquanto as descidas são longas. Nas primeiras 20 milhas, você pode realmente voar. Depois que entra na cidade, o percurso fica totalmente plano. Para quem quer fazer tempo, recomendo fazer essa prova, mas não se esqueça de se preparar para as descidas. Em termos de organização e espectadores, ambos foram ótimos. Havia um grande número de postos de atendimento e muitas pessoas torcendo em todo o caminho."
– Tyler McCandless, do Colorado, depoimento para o marathonguide.com