As competições de pista dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, começam nesta terça-feira com provas a partir das 11h05 (de Brasília). Logo no primeiro dia, os destaques são as disputas por medalha nos 5.000 m no feminino e 10.000 m e 3.000 m com obstáculos no masculino.
A atração tem início logo às 11h10 (de Brasília), com Tatiele Roberta de Carvalho e Juliana Paula dos Santos brigando por medalhas nos 5.000 m. Depois, Jean Carlos Machado compete nos 3.000 m com obstáculos às 20h10. Na sequência, às 20h55, Daniel Chaves e Giovani dos Santos correm a final dos 10.000 m no Estádio da York University.
Segundo colocado no ranking mundial da IAAF em 2015 no salto com vara, com a marca de 5,92 m, Thiago Braz, de 21 anos (foto), faz a final a partir das 11h15 (de Brasília). “Estou bem treinado e confiante. Como sempre, o objetivo é alcançar o melhor”, disse o recordista sul-americano, que na manhã desta segunda-feira conversou bastante com o técnico ucraniano Vitaly Petrov na pista de aquecimento do Estádio Pan-Americano. Um de seus principais adversários será o canadense Shawnacy Barber, que tem 5,91 neste ano.
A final do salto com vara contará ainda com o brasileiro Fábio Gomes da Silva, medalha de ouro no Pan do Rio, em 2007, que também esteve na pista com o técnico Elson Miranda. “Todo o trabalho necessário foi feito. Agora, é torcer para tudo dar certo, mantendo a concentração”, disse o paulista.
Outros brasileiros em finais nesta terça são Keila Costa e Núbia Soares (salto triplo), Jucilene Lima e Laila Ferrer (lançamento do dardo) e Darlan Romani (arremesso do peso).
Estão previstas ainda provas de qualificação, eliminatórias e semifinais. Nos 100 m, por exemplo, duas campeãs pan-americanas competem: Ana Cláudia Lemos e Rosangela Santos.
Nas eliminatórias dos 100 m masculino, Vitor Hugo dos Santos e José Carlos “Codó” Moreira estão inscritos. Flávia Maria de Lima e Erika Oliveira Machado correm as semifinais dos 800 m, enquanto Adelly Oliveira Santos e Fabiana dos Santos Moraes disputam vagas para a final nos 100 m com barreiras. Já Higor Silva Alves e Alexsandro Melo participam da qualificação do salto em distância.
O objetivo da delegação é superar a campanha de Guadalajara, em 2011, quando o Brasil conquistou 23 medalhas, sendo 10 de ouro, seis de prata e sete de bronze.
Clique aqui e veja a programação completa de todos os dias do atletismo em Toronto.
Foto: Wagner Carmo/CBAt