Os organizadores da Maratona de Boston mal acabaram o trabalho na prova deste ano, realizada na segunda-feira, e já informaram que a edição de 2016, a de número 120, terá várias ações especiais comemorativas, mas não entraram em detalhes. Os anúncios serão feitos ao longo dos próximos meses – o processo de inscrições ocorre a partir de setembro (o calendário oficial também não foi oficializado ainda).
Na prova da última segunda-feira, o bicampeonato foi do etíope Lelisa Desisa (vencedor há dois dois, quando do atentado à bomba na linha de chegada). Desisa fez 2:09:17. O também etíope Yemane Adhane Tsegay ficou na segunda colocação, 31 segundos atrás do vencedor, enquanto o queniano Wilson Chebet terminou em terceiro.
A prova feminina foi ainda mais emocionante, com uma arrancada sensacional da queniana Caroline Rotich, que garantiu a vitória com 2:24:55. Ela chegou apenas quatro segundos na frente da etíope Mare Dibaba. Também da Etiópia, Buzunesh Deba ficou em terceiro lugar, com 2:25:09.
A edição deste ano foi marcada pelo frio, potencializado pela chuva e vento. Tanto que houve mais de 1 mil atendimentos nos postos médicos pelo percurso (a cada 1 milha) e na chegada, a maioria por hipotermia.
Resultados completos em www.baa.org.
Veja a cobertura completa sobre a Maratona de Boston e um guia de como se inscrever para a prova, na edição de maio da Contra-Relógio.