19 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 15 de dezembro de 2019 (0) (158)

Olimpíada terá marcha atlética e maratona disputadas em Hokkaido

A World Athletics (antiga denominação da IAAF) anunciou oficialmente o local e a programação da maratona e das provas de marcha atlética dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio (Tóquio-2020) confirmaram que o Parque Sapporo Odori, em Hokkaido, foi aprovado como sede dos eventos pelo Conselho Executivo do COI, reunião realizada em Lausanne, na Suíça.

O Parque Odori de Sapporo foi usado no passado como local da Maratona de Hokkaido, proporcionando às autoridades locais experiência na realização de grandes eventos, além de ser um local popular para turistas e moradores locais, organizando vários eventos diferentes no ano. É um grande espaço aberto de cerca de 7,8 hectares no centro da cidade de Sapporo, com gramados, canteiros de flores e árvores.

Os horários das competições também foram reformulados para facilitar o apoio dos oficiais e treinadores, já que Sapporo está localizado a 800 quilômetros ao norte de Tóquio. Os eventos de maratona e marcha atlética estão programados para quatro dias consecutivos, de 6 a 9 de agosto.

O cronograma revisado é o seguinte (nos horários locais):

6 de agosto
16h30 – Marcha de 20 km masculina

7 de agosto
5h30 – Marcha de 50 km masculina
16h30 – Marcha de 20 km feminina

8 de agosto
7n – Maratona feminina

9 de agosto
7h – Maratona masculina

“A saúde e o bem-estar dos atletas estão sempre no centro de nossas preocupações, e a decisão de transferir os eventos de maratona e marcha para Sapporo mostra o quão seriamente levamos essas preocupações”, disse Kirsty Coventry, presidente da Comissão de Atletas do COI. “Também queremos que os Jogos Olímpicos sejam a plataforma em que os atletas possam fazer performances únicas na vida, e esse novo local garante que eles tenham condições de dar o melhor de si. Gostaria de agradecer ao Comitê Organizador de Tóquio-2020, às autoridades locais e a World Athletics por confirmarem esse novo local tão rapidamente, a fim de dar aos atletas o máximo de tempo possível de preparação.”

Veja também

Leave a comment