Notícias André Savazoni 24 de março de 2020 (0) (194)

Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio adiadas

Os Jogos Olímpicos e a Paralimpíada de Tóquio, no Japão, previstas para os meses de julho e agosto de 2020, foram oficialmente adiados nesta terça-feira (dia 24) por causa da pandemia de coronavírus.

O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) depois de uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão.

A nota oficial não informa diretamente uma nova data para as competições, mas diz que deverão ocorrer até o Verão de 2021.

Será a primeira vez que uma Olimpíada sofrerá um adiamento na história. Já houve cancelamentos, por causa das guerras mundiais, mas nunca o evento mudou de data, o que irá gerar toda uma revisão os orçamentos e informações sobre critérios de classificação de diversas modalidades. E os ingressos já vendidos, como ficarão? Esses detalhes ainda seguem sem respostas.

A previsão era de disputa de 33 modalidades, 11 mil atletas e ao menos 204 países na 32ª edição dos Jogos Olímpicos. Havia 178 atletas brasileiros já classificados para a competição.

No total, 178 atletas brasileiros já estavam classificados para as Olimpíadas de Tóquio. A previsão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) era a de que o número de representantes do país ficasse entre 250 e 300 competidores.

Bach e Abe expressaram sua preocupação em comum com a pandemia mundial do Covid-19 e o que isso está fazendo na vida das pessoas e com o impacto significativo que está causando na preparação dos atletas em todo o mundo para a Olimpíada.

 

Veja também

Leave a comment