Notícias Redação 28 de setembro de 2014 (0) (124)

O recorde que ninguém viu

Imagine que você é um maratonista de elite. Você vai para a Maratona de Berlim e termina a prova com 10 segundos abaixo do recorde mundial vigente. Parabéns, você é o campeão e novo recordista mundial? Não! Como não? Simples: alguém foi lá e correu ainda mais rápido que você!

Sim, hoje tivemos 2 homens quebrando o recorde mundial na Maratona de Berlim. Dennis Kimetto chegou na frente com 02:02:57 e levou o crédito, escreveu seu nome na História, é o novo recordista mundial. Mas Emmanuel Mutai também fez bonito, quebrou o recorde mundial vigente até ontem, uma pena que não adiantou nada, porque cruzou a linha de chegada em segundo lugar, logo depois do seu compatriota.

A prova de Berlim é assim: garantia de emoção. Os últimos 6 recordes mundiais de maratona foram estabelecidos nesta prova, todos de 2003 para cá. Isso sem contar a vez em que o nosso querido Ronaldo da Costa colocou o nome do Brasil no rol do esporte, quebrando o recorde mundial em 1998.

(Pelo menos uma emoção que não tivemos este ano foi um intruso cruzando a linha de chegada junto com o campeão, como no ano passado, para sair nas fotos e fazer propaganda da sua “empresa”. )

Naturalmente, com essa nova quebra do recorde, vai voltar à tona o tema “quando veremos uma maratona sub-2h”. No ano passado, assim que o recorde foi quebrado por Wilson Kipsang nesta mesma prova, fiz uma projeção estatística à la Mãe Diná (veja aqui ) que continua válida:  “prevejo” a maratona sub-2h em 2036!

Enquanto isso, na disputa feminina, o recorde continua congelado, estabelecido pela Paula Radcliffe na Maratona de Londres em 2003 (02:15:25). Há mais de 10 anos que nenhuma mulher consegue bater esta marca.

Quem se habilita?

Contatos:

Veja também

Leave a comment