Blog do Corredor André Savazoni 13 de março de 2012 (3) (172)

O mesmo treino. No mesmo local. Totalmente diferente

Gosto de treinar pela manhã. Logo cedo. É o momento que meu corpo rende mais. Ultimamente, por causa do calor ou da hora em que vou dormir, acabo treinando no final da tarde, início da noite. Já me acostumei mais. Não é tão sofrido como antes. Agora, ontem, comecei o treino às 18h45. Fiz o mesmo trajeto que corro há anos, mas à noite, foi a primeira vez. Mesmo treino. Mesmo local. Experiência totalmente diferente na escuridão.

As diferenças já começaram nos primeiros quilômetros, na marginal da Via Anhanguera, sem qualquer iluminação. Apenas com a luz dos carros que passavam em alta velocidade… E foi só o início. Em outro ponto, de terra, escuridão total. Agravada pelas inúmeras árvores dos dois lados. Não via absolutamente nada. Segui correndo só na sensação. Bem estranho, mas ao mesmo tempo interessante. Mais para frente, a companhia de um morcego dando voos em círculo numa árvore.

É interessante como faço esse percurso, da minha casa até a Malota – um loteamento fechado aqui em Jundiaí, muito bom para treinar, onde há até uma bica de água da Serra do Japi, o que garante a hidratação –, porém, nunca tinha reparado que em diversos pontos não há postes de iluminação. Você fica muito mais atento, sabendo que não pode errar a pisada, como não está vendo quase nada, aprimora as sensações, fica atento a qualquer detalhe.

Experimente fazer isso. Um dia, pegue o mesmo treino e o mesmo local, mas vá à noite. Garanto que será totalmente diferente.

Veja também

3 Comments on “O mesmo treino. No mesmo local. Totalmente diferente

  1. Olá André!

    Legal saber que você “de vez em quando” anda treinando na companhia de um Morcego, acho que é o “Batman” na torcida dando dicas para você baixar os recordes do “Pinguim”, risos!!!

    Bricandeiras a parte, realmente é muito interessante variar horários e também o sentido dos vários percursos onde estamos acostumados a correr.

    Eu e minha equipe concluimos o treinamento de base, onde davamos tiros em subida, agora entramos nos treinos de pista, praticamente quase todos os treinadores indicam que os tiros tem que ser feitos no sentido anti-horário, o que acabo fazendo quando estou com a turma, mas quando estou sozinho na pista faço no sentido horário, para dar “equilíbrio” e fortalecer por igual os dois lados do corpo.

    Quando a variação de horário eu também acho super importante, correr somente de noite não é bom, pois perdemos a capacidade de resistir aos raios solares e ao calor, por outro lado correr somente de dia não desenvolve a capacidade da visão noturna, eu por exemplo ontem a noite corri 8 km na rua ás 20 horas da noite, e hoje de manhã corri mais 8km de dia, e é isso ai.

    Quanto mais variar melhor, nos vemos pelas corridas e treinos de dia e de noite, com ou sem a companhia dos morcegos, risos!!!

    Um grande abraço!!!

  2. Pinguim, você treina de noite lá no cemitério?? Cruz credo…

  3. Muito bacana, só não vale torcer o pé 2 vezes em 15 dias como aconteceu comigo. Planejamentos e treinos indo para o saco…

    ——————–

    Caramba Breno, que azar. Gelo e mais gelo!

    Abraço
    André

Leave a comment