O lado bom da Globo na Maratona de São Paulo

Um dos principais motivos de diversas provas da Yescom largarem mais tarde (leia-se no calor, em muitos casos, prejudicando a maioria dos atletas) é a parceria com a Rede Globo. O Esporte Espetacular começa às 9 horas…

Está certo que, a meu ver, era só a maratona começar às 7h30, que a transmissão ao vivo pegaria os 40 últimos e decisivos minutos da prova. Vale o mesmo para a Volta da Pampulha (Belo Horizonte), Meia do Rio de Janeiro. Como são provas mais curtas, era só largar por volta de 8 horas. Neste ano, a Pampulha já terá essa mudança, felizmente.

Agora, há um ponto extremamente positivo nessa relação: a divulgação da maratona. Pelo menos na semana da prova paulistana, temos o atletismo em horário nobre. E em todos os jornais principais da Globo, incluindo os esportivos, é claro.

Na TV por assinatura, o atletismo tem um certo espaço no Brasil. Menor do que deveria, mas tem. O público, porém, também é mais restrito. Assim, esse espaço para o esporte na chamada tv aberta é muito importante. Pena que é só por uma semana ao ano…

Para quem tem dúvida da importância dessa divulgação para o esporte, basta lembrar alguma vez que ouviu: “Você corre maratona, né?”. Passa um tempo: “E quantos quilômetros são?”. Ou, “Você já correu uma maratona?”. “Ah, quero ver é correr a São Silvestre!”.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.