Na semana passada, levei os meus filhos ao Dia Mundo Kids, que considero o melhor desses circuitos infantis pela parte lúdica e de diversão que envolve, com atividades durante todo o dia. E observando o evento como um tudo, percebemos algumas características presentes no mundo nas corridas no Brasil.
Entre os pequenos, a participação é enorme. Com os pais (corredores ou não), levando os filhos. Há um incentivo aos 4, 5, 6 anos, por exemplo. Na medida em que vão ficando mais “velhos”, esse estímulo acaba presente pela maioria dos pais ligados ao esporte. Então, já há uma queda. Junte-se a isso o fator de que grande parte das próprias escolas também não valoriza essa importância do esporte, infelizmente.
A proporção de participantes vai sendo reduzida na medida em que aumentam as distâncias e a idade. Além disso, desde o início, a presença das meninas é bem inferior, uns 30% dos meninos. Desde os pequenos. Também por influência (errada) dos pais, pois, por experiência própria aqui em casa, as meninas divertem-se demais nesses eventos. Além de ter um exemplo que pode ser seguido por toda a vida.
Da mesma forma que temos de ensinar aos nossos filhos a importância de respeitar o próximo, de alimentar-se corretamente, de cuidar da saúde, entre outros pontos, é fundamental quem mostremos também como a presença do esporte no dia a dia (como lazer) também trará inúmeros benefícios. E não parem quando eles forem crescendo!