Blog do Corredor André Savazoni 24 de outubro de 2013 (2) (109)

O incentivo dos pais não pode parar com o crescimento dos filhos

Na semana passada, levei os meus filhos ao Dia Mundo Kids, que considero o melhor desses circuitos infantis pela parte lúdica e de diversão que envolve, com atividades durante todo o dia. E observando o evento como um tudo, percebemos algumas características presentes no mundo nas corridas no Brasil.

Entre os pequenos, a participação é enorme. Com os pais (corredores ou não), levando os filhos. Há um incentivo aos 4, 5, 6 anos, por exemplo. Na medida em que vão ficando mais “velhos”, esse estímulo acaba presente pela maioria dos pais ligados ao esporte. Então, já há uma queda. Junte-se a isso o fator de que grande parte das próprias escolas também não valoriza essa importância do esporte, infelizmente.

A proporção de participantes vai sendo reduzida na medida em que aumentam as distâncias e a idade. Além disso, desde o início, a presença das meninas é bem inferior, uns 30% dos meninos. Desde os pequenos. Também por influência (errada) dos pais, pois, por experiência própria aqui em casa, as meninas divertem-se demais nesses eventos. Além de ter um exemplo que pode ser seguido por toda a vida.

Da mesma forma que temos de ensinar aos nossos filhos a importância de respeitar o próximo, de alimentar-se corretamente, de cuidar da saúde, entre outros pontos, é fundamental quem mostremos também como a presença do esporte no dia a dia (como lazer) também trará inúmeros benefícios. E não parem quando eles forem crescendo!

Veja também

2 Comments on “O incentivo dos pais não pode parar com o crescimento dos filhos

  1. Muito bem colocado André! Sempre levei meus filhos em algumas dessas corridas, eles sempre gostaram, mas não sei se é um pouco impressão minha, mas a chamada e mesmo as atividades dessas corridas (além da corrida) são muito mais voltadas para o público de 4,5 e 6 anos do que para 11,12,13….estou errada? Meu filho tem quase 12, e adora correr, mas perdeu um pouco o interesse nessas corridas, sente-se meio fora de contexto e minha filha de 9 ainda gosta…..Outro ponto, é que com 4, 5 as crianças fazem tudo imitando os pais e o que os pais sugerem está bom….quando vão crescendo, passam cada vez mais a ter outros interesses querem muitas vezes mudar as atividades. Mas aqui em casa, esporte é uma atividade extracurricular obrigatória! Pode escolher o que quiser, mas tem que fazer!!!! Bom, eles ainda gostam de correr…..se vai durar, não sei!

  2. que pena que o mundo da corrida só favorece as organizadoras que viraram uma fabrica de dinheiro tenho muita experiencia com corrida corro a 30 anos cheguei a fazer com que muitos garotos praticasse a corrida mais foi em vão o governo não investe no esporte a unica coisa que se investe é futebol porque o retorno é grande e o unico dinheirihno que o brasileiro poderia ganhar nas corridas os africanos vem e ganham tudo pais é uma bagunça entra e sai quem quer é um pais que só serve para distribuição de drogas para o mundo.aqui no a.b.c.paulista a gente vai mudar muita coisa esses africanos que se cuidem

Leave a comment