Performance e Saúde admin 4 de outubro de 2010 (0) (99)

Nutricionistas não são deuses! E seguem dietas bem diferentes…

Você acha que o nutricionista espera coisas impossíveis de você? Tem vergonha de comer na frente do seu amigo nutricionista? Acha que ele consegue fazer uma conta de cabeça e saber a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas e outros nutrientes do seu prato? Quando você encontra um nutricionista no restaurante você vigia o que ele põe no prato?

Você não é o único. Muitas pessoas pensam que os nutricionistas são de uma espécie diferente, que só comem coisas verdes e que vão ficar loucos se o virem comendo um chocolate ou um hambúrguer. Mas a verdade é que são pessoas normais, e que comem alimentos comuns. Dependendo da família onde foram criados, de seus hábitos, influências e gostos, adoram doces, pizzas ou sanduíches tanto quanto qualquer outra pessoa.

Ou seja, também precisam prestar atenção em suas escolhas, praticam atividade física para controlar o peso e, muitas vezes, também recorrem a colegas nutricionistas para os auxiliarem com suas dietas.

A seguir veja como eu e outros três nutricionistas montamos nosso cardápio. Como nós quatro temos rotinas de trabalho e praticamos diferentes tipos de atividade física, você verá que nossa dieta é bem diferente. Apesar disto, todas podem ser saudáveis. Lembre-se que a moderação é a chave de tudo. Não existem alimentos perfeitos. É a combinação dos diferentes grupos de alimentos que fará com que sua dieta seja perfeita para o seu corpo e sua mente.

Nutricionista 1

Nutricionista 2

Nutricionista 3

Nutricionista 4

COMENTÁRIOS

– Apesar de as dietas serem diferentes, todas elas contêm frutas e verduras, diariamente.

– A dieta vegetariana pode ser bastante saudável. Obviamente devem-se tomar cuidados pois o consumo de proteína, ferro, B12 e cálcio são menores. Porém, quando equilibrada pode ajudar no combate de condições como obesidade e câncer de cólon.

– A alimentação brasileira, constituída de arroz, feijão, carnes magras, verduras, legumes e frutas têm uma composição muito interessante. Se esta é a sua dieta, evite frituras e outros alimentos industrializados que aumentam muito o consumo de gordura, o que pode comprometer a saúde e o desempenho atlético.

– Várias pesquisas vêm demonstrando que o consumo de proteínas magras (peixes e frutos do mar, seguidos de carnes brancas) com moderação e o baixo consumo de carnes vermelhas são estratégias que auxiliam no combate de diversas doenças. Esta dieta é seguida por muitos povos mediterrâneos (italianos, gregos, franceses, dentre outros), que ainda consomem muitas frutas, verduras, azeite e também vinho e, têm menos problemas de câncer e doenças do coração.

– Dietas com maior quantidade de proteína e menor quantidade de carboidrato podem auxiliar no processo de emagrecimento, porém vários cuidados devem ser tomados. Esta não é uma dieta a ser seguida por muito tempo, especialmente se for uma linha que recomenda o baixo consumo de frutas e verduras. Dietas assim são pobres em vitaminas e minerais. Por isto, muitas vezes suplementos podem ser importantes. Algumas pessoas também optam pelo uso de proteína em pó, cápsulas de aminoácidos ou outros produtos para auxiliar o ganho muscular. Porém cuidado! Nenhum tipo de suplemento deve ser utilizado cronicamente visto que seu efeito vai sendo reduzido ao longo do tempo. Excesso de proteína também pode sobrecarregar órgãos como fígado e rins e, lembre-se: 1 grama de proteína fornece 4 calorias, o mesmo valor fornecido pelos carboidratos. Carboidratos e proteínas podem ser transformados em gordura, ou seja, um alto consumo de qualquer um destes nutrientes, não acompanhado de atividade física proporcional, resultará em ganho de gordura.

Veja também

Leave a comment