20 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 20 de julho de 2015 (0) (153)

Números da Maratona do Rio chamam a atenção

Os números da Maratona do Rio, que será disputada no próximo domingo, impressionam, ano a ano. De acordo com dados divulgados pela organização do evento, a meia-maratona, primeira a atingir o número máximo de participantes, atraiu 12 mil corredores, com inscrições esgotadas há seis meses. Os 42 km, que contarão com 7,5 mil inscritos, esgotaram inscrições dois meses depois, e a Olympikus Family Run (6km) contará com 6,5 mil pessoas.

Porém, tradicionalmente, os concluintes ficam bem abaixo dos dados divulgados antes do evento. No ano passado, por exemplo, foram 4.311 corredores completando os 42 km, 7.163 nos 21 km e 3.959 na Family Run. Assim, somando as três provas, o total de corredores chegou a 15.433.

O total de de mulheres inscritas também aumentou consideravelmente nos últimos anos: só na meia, a presença feminina representa 49% do total de inscritos, novamente, de acordo com os organizadores. A expectativa é de que as mulheres sejam maioria nos 21 km a partir de 2016, em um fenômeno que já ocorre no Rio de Janeiro. No ano passado, levando em consideração os concluintes nos 21 km, foram 4.001 homens e 3.162, assim, a representação feminina chegou aos 44%.

Grandes nomes, nacional e internacional, da corrida de rua confirmaram participação no evento. Nos 42 quilômetros, a expectativa é de haver um grande duelo entre Brasil e Quênia. Vencedor em 2013 e primeiro colocado na Meia-Maratona Caixa de Salvador este ano, Giomar Pereira da Silva, que em 2013 terminou a prova com 2:18:02, busca o bicampeonato. Entre os estrangeiros, os quenianos Willy Kimutai, vice na Maratona de Barcelona no ano passado e vencedor da Maratona do Rio-2012 com recorde na prova (2:14:58), além de segundo em 2009 e 2013, e David Kiprotich Bowen, vencedor das Maratonas de Curitiba em 2013 e de Foz do Iguaçu em 2012, prometem dar trabalho.

No feminino, as atenções estarão voltadas para o desempenho de Adriana Sutil da Costa, melhor brasileira na edição de 2014 (quarto lugar), e Conceição de Oliveira, vice-campeã da Maratona de Curitiba 2014 e terceira colocada da Meia-Maratona Caixa Internacional de Brasília em 2014. Elas enfrentarão três quenianas fortes: a vice-campeã no ano passado e em 2012, Nelly Jepkurui; Caroline Chemutai Komen, ganhadora da Maratona de São Paulo este ano; e a vice-campeã da Maratona de Porto Alegre em 2014 e terceira colocada na Maratona de Zurique em 2012, Agnes Kiprotich.

Outros destaques brasileiros na disputa masculina são Fredison Carneiro Costa, campeão da Maratona da Disney em 2011, 2012, 2014 e 2015, e João Marcos da Fonseca, vencedor da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, em 2013; e no feminino, as atletas Joziane Cardoso, Sirlene Pinho, Gisele de Jesus e Graciete Santana. Nos 2 1km, entre os destaque estão Fabiano dos Santos, Flávio Soares, Elijah Kemboi, Rejane Brito, Sueli da Silva e Natália Sulle.

APLICATIVO – Uma novidade para este ano é a reformulação do aplicativo da Maratona do Rio. De acordo com a organização, os usuários agora terão uma melhor usabilidade do aplicativo devido à inclusão de localização via GPS, o que permite até acompanhar outros corredores por meio do tracking do aplicativo.

Também foi firmada uma parceria inédita com a Spotify, maior plataforma de música streaming do mundo, para oferecer aos competidores uma maior interação com o público. Além de poder participar da playlist formatada pela organização, os participantes podem colaborar com novas sugestões de músicas. Para acompanhar a playlist diretamente do Spotify, basta acessar o link Maratona do Rio, e para colaborar com a próxima playlist é só pedir a música na fan page https://www.facebook.com/maratonadoriodejaneiro com a hashtag  #MaratonanoSpotify.

Veja também

Leave a comment