Sem categoria André Savazoni 5 de março de 2012 (10) (192)

Novo recorde pessoal mundial na meia-maratona: 1:26:35

Na semana passada, escrevi como alguns treinos nos dão confiança, mostram que estamos no caminho certo de uma preparação. Mas a confirmação, realmente, é dada numa prova-teste. A corrida é um esporte, para nós, amadores, extremamente individual. Competimos conosco. Passei na primeira avaliação para a Maratona de Boston. Domingo (04), na Meia-Maratona de São Paulo, obtive novo recorde mundial pessoal, com 1:26:35, média de 4:06 por km. Três minutos a menos do que meu tempo anterior nos 21 km e, em relação à mesma corrida, seis minutos mais baixo.

Estava quente, menos do que em 2011, é verdade, mas ainda calor e, sabendo que o percurso exige bastante das pernas, com variações de subidas e descidas, meu objetivo inicial era correr para 4:10 por km. O que já seria excelente. Mas logo nos primeiros quilômetros fui me sentindo bem, ficando abaixo do previsto. A largada com separação por ritmo ainda não é a ideal por não ter controle. Vi várias pessoas que  se inscreveram para sub 1h40 e, nas conversas, falavam em tempos bem mais altos, e outros com pulseira amarela na baia da vermelha, ou seja, por mais que cobremos os organizadores, os próprios corredores não fazem a sua parte. Porém, mesmo assim, a largada fluiu bem melhor do que em qualquer outra prova da Yescom (se bem que essa tinha menos gente…) e não perdi tempo nos dois primeiros quilômetros, mesmo entrando na baia a 10 minutos da largada.

Mantive no começo o ritmo médio de 4:03, tanto que a passagem do km 10 foi em 40:34. A parte mais complicada estava por vir (a segunda metade da Meia de SP, devido à altimetria e calor, é mais difícil do que a primeira). Nessa parte final, tive a companhia do amigo Angelo da Silva. No km 15, fechei em 20:25 (4:05 por km), também reduzindo meu melhor tempo em provas nos 15 km (1:00:59). Com o desgaste normal da prova, segurei um pouco nos 5 km seguintes, sabendo que teria a subida da Avenida Pacaembu, fechando em 21:15 (41:40 no segundo 10 km, a média prevista de 4:10 por km). No final, ainda sobrou um pouco de perna para fazer 1,1 km em 4:21 (3:57 por km).

Falando especificamente da prova, foi a melhor que corri da Yescom até hoje. Largada pontual (7h30), menos tumultuada (apesar de a organização não querer assumir sua função de controle e muitas pessoas demonstrarem, mais uma vez, total desrespeito com os outros); hidratação excelente, na média a cada 2,5 km, em garrafinhas (que particularmente prefiro); um ponto de isotônico (aí, uma falha, em copo aberto ao invés dos saquinhos, que tinham sido uma ótima sacada); pessoal do staff animando durante o percurso (faltam bandas de música ainda) e bom espaço para a dispersão, com vários pontos de entrega do lanche e medalha, com orientação.  A melhorar para 2013: mais banheiros químicos e largada meia hora mais cedo, às 7h, além do controle rígido nas baias.

Foto: Alegria no pós-prova, por Tião Moreira

Veja também

10 Comments on “Novo recorde pessoal mundial na meia-maratona: 1:26:35

  1. Parabéns André. Tempo espetacular! Resultado dos treinos que vem fazendo. O certo é que o ano de 2012 tende a ser sensacional para você. Siga em frente!

    —————————

    Valeu, Leo. Dia 30 estou chegando aí em BH para o último teste antes de Boston, na Asics, para baixar um pouco mais esse tempo.

    Abraço
    André

  2. Baita tempo. Parabéns. É bom demais quando melhoramos nosso tempo. Minha competição também é sempre comigo mesmo.

    Ainda estou longe desse 1:26. Pretendo fazer 1:50 na meia de Floripa, três semanas antes da maratona do rio.

  3. Isso aí André.
    Precisando um pacer novamente pode me chamar.
    Nem olhei o tempo do último trecho, e olha que depois do km 19, já na Pacaembu, quis puxar e você preferiu manter o ritmo. Eu poderia ter ido, mas o objetivo era acompanha-lo até o final.
    Espero ter ajudado..

    Abraço

    ————————–

    Claro que ajudou Angelo. Eu segurei na Pacaembu pensando na subida do final (que não teve), estava com o ritmo encaixado, deu para apertar um pouco dai nos 400 m antes da chegada. Hoje estou inteiro, sem dores. Foi a decisão correta. Como o foco é Boston, não posso perder treinos por forçar demais. Em BH sai um 1h25.

    Abraço
    André

  4. Parabéns André!

    Correr a Meia-Maratona de São Paulo abaixo de 1h30 não é tarefa fácil, tinha muitas pontes para subir e descer. Você esta no caminho certo, sua evolução de velocidade serve de exemplo para mostrar que as provas de montanha que você participou esta dando mais força e coragem para correr nas subidas e também nas decidas.

    Falta muito pouco para você ser um dos maratonistas amadores que corre os 42.195 metros abaixo das 3 horas mais famosos do Brasil e o terceiro corredor da equipe Contra-Relógio a conseguir esse feito (Tião Moreira e Vicent Sobrinho ja têm).

    Creio que na próxima meia-maratona que você correr você vai conseguir bater meu “recorde mundial pessoal” nos 21.100 metros que é de 1h25min57seg, obtido no dia 28/08/1994 na V Meia Maratona do Parque Ecológico do Tietê, nessa época tinha bastante velocidade pois estava acostumado sempre a correr no antigo Circuito Corpore que tinha dentro do Parque do Ibirapuera nas manhãs de sábado, era sempre um corrida de 6 km, e se chamava Circuito Corpore/Sundry Sports/Pão de Açucar onde já cheguei a completar com o tempo de 00:22:52, isso foi no dia 01/10/1994, ou seja cerca de 1 mês após meu recorde na meia-maratona, confira a tabela das minhas primeiras provas, no tempo que era bem mais rápido que hoje:
    http://www.superpinguim.com.br/ativ/provas.htm

    Abraços!!!

  5. Parabéns André, certo que sairá o Sub3h em Boston…tá voando demais! Sua dedicação nos motiva!
    Bons treinos!
    Diego

  6. Parabéns, André.
    Tive o prazer de encontrá-lo logo na sua chegada. Sua felicidade era visivel. Parabéns pelo recorde. Seu sub 3 virá em Boston! Abraços

  7. Sensacional seu tempo. Corri essa prova em 2009, ela é muito mais lenta que a de BH.

  8. Parabéns André…Foco total…

  9. Oi André, parabéns pela prova e pelo belo tempo! Imagino o quanto você deve estar feliz com esta conquista. Isso ocorreu comigo o ano passado em que também melhorei a minha marca nos 21 km na prova do Circuito Athenas no final do ano passado. Também tenho uma marca bem parecida com a sua, na casa da 1h26′.
    Tudo isso que passamos é de grande valor a nós, pois é algo que depende praticamente só da gente para conseguir.
    Um grande abraço e bons treinos!

    ———————————–

    É isso mesmo, Daniela. Não imaginava entrar já na casa de 1h26 nesta primeira prova, mas durante a corrida, fui me sentindo bem, principalmente até os 15 km, daí, damos um gás a mais. E, o mais legal, é que terminei sabendo que já dá para fazer mais baixo.

    Estou bem feliz mesmo e o importante é a força mental, sei que para a Asics BH, posso melhorar um pouco mais, entrar na casa de 1h25 e, daí, chegar muito confiante a Boston.

    Parabéns por sua evolução também.

    Abraço
    André

  10. Sangue nos zóio e fumacinha saindo da sola do tênis. Um pequeno problema relatado ontem, nos 5 km: não tinha 5 km, tinha menos…

Leave a comment