Após dois anos sem ser montado, em função da parada das corridas pelo Coronavírus, está de volta em 2022 o Ranking Brasileiro de Maratonistas, uma listagem seletiva com os melhores corredores nos 42,2 km, por faixa etária.
O RANKING tem como referência as provas brasileiras oficiais, na distância aferida de maratona, por medidor credenciado pela CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo, principal aspecto levado em conta para a homologação dos resultados.
Para ser ranqueado, é necessário conseguir um marca inferior aos tempos-limite de sua faixa etária. Na prática, significa que para ingresso no RANKING o corredor precisa ter se dedicado aos treinamentos, mas as metas são bastante razoáveis e foram neste ano ampliadas em 15 minutos, ficando agora 50 a 55 minutos a mais do que o exigido para qualificação na Maratona de Boston.
Historicamente, 1/3 dos concluintes em nossas maratonas oficiais tem conseguido ingressar no Ranking da CR, mas com a mudança nos tempos-limite acredita-se que esse índice vá ficar em torno de 50%, o que significa que 15 dos 30 mil participantes de provas de 42 km aferidos serão ranqueados em 2022, com direito ao Diploma de Maratonista.
A revista Contra-Relógio apurou e publicou o RANKING durante 25 anos, desde 1995 até 2019, e agora estaremos mantendo essa tradição aqui no site, com a divulgação das listagens parciais, conforme forem acontecendo as maratonas BR oficiais, até a versão final em dezembro.
Nesta quinta apuração, que pode ser consultada clicando em RANKING 2022, no alto do site à direita, foram selecionados os corredores que conseguiram se ranquear nas maratonas de Foz do Iguaçu e Salvador (25/09), assim como na de Manaus (23/10), e que se somam aos classificados em São Paulo (10/04), Natal (15/05), Uberlândia (22/05), Porto Alegre (12/06), Rio de Janeiro (19/06), Campo Grande (03/07), São Paulo City e Fibra Fisio, em Brusque (31/07), João Pessoa (07/08), Floripa e Fila-SP (28/08).
A próxima e última atualização deverá considerar os resultados de Curitiba (20/11), Sorocaba e Brasília (27/11).
O corredor sempre entrará no RANKING com seu melhor resultado. Dessa forma, alguém, por exemplo, que tenha conseguido se ranquear em São Paulo, mas melhorado sua marca em Porto Alegre, estará na listagem com esta última. E assim vale para as demais maratonas que acontecerão este ano.
Em outro post aqui no site, podem ser acessados os links das maratonas brasileiras que devem valer para o RANKING 2022, assim como a tabela com os novos TEMPOS-LIMITE, por faixa etária e sexo, para ingresso nas listagens dos melhores maratonistas este ano.
Também iremos manter o DIPLOMA DE MARATONISTA, concedido a todos os ranqueados, após a versão definitiva em dezembro. Para tanto, os interessados deverão solicitar o envio do PDF do certificado, pagando uma pequena taxa, mas isso apenas no começo de dezembro.
CORREÇÕES – Solicitamos aos ranqueados que informem, pelo email contato@novosite.contrarelogio.com.br, algum erro no nome, na faixa etária, na seleção do melhor resultado ou se estiver aparecendo em duplicidade. Igualmente devem nos contatar os que não ingressaram no RANKING, mas que consideram que deveriam lá estar.
FOTO DE ABERTURA – Maratona Internacional de Foz do Iguaçu / Ivo Lima