POR LUCIANO MARTINS | @luciano_vmartins
Conhecer Buenos Aires, sempre foi um misto de desejo e curiosidade. A capital Argentina sempre foi muito bem falada por todos que visitam. Desta forma, vou aliar passeio e corrida. Fui convidado pelo Visit Buenos Aires a participar dos 21k e também para conhecer a cidade. Achei uma ótima oportunidade, não conheço o local e tinha curiosidade em conhecer. Estou bastante entusiasmado em visitar e quem sabe provar algumas delícias que só possuem por lá. Em um primeiro momento fiquei com certo receio de viajar. Devido as enchentes no Rio Grande do Sul, o aeroporto de Porto Alegre, cidade resido, foi afetado e está com a operações bem reduzidas. Mas resolvi aceitar devido ao entusiasmo de conhecer Buenos Aires. Saio de Porto Alegre de ônibus, até Florianópolis, que possui um voo direto para lá. Chegando no final do dia no destino da prova. Volto na madruga de segunda-feira com a mesma logística. Será uma aventura, mas devo voltar com diversas histórias novas para contar.
Foto: Rodrigo Lima
A Meia Maratona de Buenos Aires é uma prova que atrai corredores de todo o mundo, e há muito o que se falar sobre essa corrida, que este ano de 2024 bateu o recorde de inscritos, com 25 mil corredores. Muitos brasileiros têm participado dessa prova e compartilham experiências positivas. Essa meia é considerada a mais popular prova de 21 km da América Latina. A atmosfera vibrante, o percurso plano e rápido e a temperatura amena são fatores que atraem os corredores. E desta vez estarei presente para poder validar e contar posteriormente toda essa experiência.
Como em qualquer corrida, há também desafios, como a logística de viagem e adaptação ao clima. Porém isso, será superado diante da empolgação em participar da prova. Fiz uma preparação básica para a prova. Realizei diversos treinos logos, tiros e claro que também tive lesões que atrapalharam um pouco o planejamento. Mas nada que afete a busca por mais uma medalha. E também será minha primeira prova visando a mandala Mega Finisher.
A prova está marcada para o dia 25 de agosto de 2024. A largada e chegada acontecem na Av. Figueroa Alcorta e Dorrego. A corrida é conhecida por ser a mais rápida da América Latina. Em 2018, até rompeu a “barreira” da hora para completar os 21 km. E ela passa por diversos pontos turísticos no trajeto, fazendo um verdadeiro tour pela cidade, passando por pontos icônicos como o Teatro Cólon, a Plaza de Mayo, o Obelisco, o Planetário e os Bosques de Palermo.