20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria André Savazoni 3 de outubro de 2011 (6) (101)

No retorno aos 10 km, 1:07 a menos no recorde pessoal

Após exatamente um ano, voltei a correr uma prova de 10 km. A última tinha sido coincidentemente a 1ª edição da Amarelinha Tintas, em Itatiba, de 2010. Completei o percurso em 42:19. Neste ano, por me dedicar aos treinos para as duas maratonas que corri, não tinha “estreado” na distância. E, mesmo sem uma preparação específica, obtive em Itatiba meu melhor tempo na distância até agora: 41:12, 29º no geral e 7º na faixa etária 35-39 anos, no último domingo (02). Baixei o tempo do meu recorde mundial pessoal em 1:07.

Num primeiro momento, queria tentar manter o ritmo de 4:00 por quilômetro, o que fiz até o km 5, quando passei com 19:59. Mas eu tinha me esquecido das dificuldades do percurso. Antes da largada, ainda falei para o colega corredor Alan Nardi, de Araras, que só havia uma subida entre os km 4 e 5. Nada disso, a prova é um sobe e desce o tempo todo. Nada de subidas ou descidas complicadas, mas constantes, que quebram o ritmo. Assim, como ainda estou no descanso pós-maratona e meu técnico, Marcos Paulo Reis, já tinha dito que não era para forçar, a média caiu um pouco nos 5 km finais, fechando em 21:13. Até o final do ano, correrei mais uma ou duas provas de 10 km, para baixar mais essa marca já pensando no desafio sub 40 de 2012.

Agora, um fator interessante e que mostra como fazemos força pra correr forte os 10 km: senti, no domingo à tarde, mais dores musculares na perna e cansaço do que depois da Maratona de Punta del Este, no dia 11 de setembro, completada em 3:09:34.

O ponto positivo de Itatiba foi a organização. Excelente. Hidratação, horários, informes… Em 2010, a largada tinha atrasado um pouco. Neste ano, tudo pontual. Antes de começar a prova, a organização avisou sobre o retorno dos 5 km, o que facilitou em muito na hora da separação das distâncias. Mesmo assim, durante todo o trajeto, havia gente orientando em caso de dúvidas. É uma prova que tem tudo para crescer e tornar-se tradicional nas próximas edições. Organizadores “maiores”, inclusive, deveriam fazer um estágio em Itatiba para ver na prática como é simples fazer uma prova sem complicações!

O companheiro de Contra-Relógio e de blog, Sérgio Rocha, também aprovou a corrida. “Gostei principalmente da hidratação a cada 2,5 km. Eu tinha esquecido das subidas e descidas, pois tinha participado no ano anterior –, mas a prova é muito legal, principalmente por ser ‘pequena’ e com excelente organização. A única falha, a meu ver, foi a marcação do km 8 estar posicionada de forma errada (acho que uns 400 metros depois da passagem correta)”, afirmou Sérgio. Mas, no final, a prova teve os 10 km aferidos corretamente, com a chancela da Federação Paulista de Atletismo. Ah, o Sérgio, que correu no ritmo de meia-maratona, marcou 47:14.

Confira os resultados

1º) Jucimara Felix Mara – 38:00
2º) Maria Helena de Jesus – 38:35
3º) Jéssica Pelario – 38:56

Leia a cobertura na edição de novembro da Contra-Relógio. Os resultados completos de Itatiba podem ser conferidos aqui.

Veja também

6 Comments on “No retorno aos 10 km, 1:07 a menos no recorde pessoal

1. Legal André!
    Parabéns pelo recorde pessoal.

Acredito que, se você conseguir, treinar focado no sub40, o recorde cairá em breve.

Ah, esquecer como é o percurso fica dificil qualquer estrategia rsrsrs.

2. Parabéns pela marca André. É sempre bom baixar um tempo, faz um bem danado.
    Abraço!

3. Pessoas como você me incentivam a melhorar meus tempos. Prova pra não forçar e faz 41. Um dia eu chego lá. Correr é muito bom e baixar as marcas é a segunda melhor coisa.

4. Acho que o grande barato de se tentar o sub 40 nos 10 km é que além de ter de correr forte é preciso ser meticuloso e cumprir a estratégia. Além de ser um excelente corredor é preciso ser um estrategista! Parabéns pelo PR!
    —————

Leo, com certeza

E como já disse o Angelo, analisar o percurso é fundamental. Não dá para achar que é quase todo plano e encarar um sobe e desce! rs E, além disso, preciso acertar a alimentação. Tomei café antes das 6h e, depois, larguei às 8h. Nesse intervalo, um gel de carboidrato uns 20 minutos antes da largada. Na verdade, deveria ter comido e tomado um gel no km 5, acho que daria um gás maior no final. O bom da corrida é isso também, vamos aprendendo com cada etapa que concluimos.

Abraço

André Savazoni

5. Você fez os primeiros 5 k pra 4´00″ e os últimos 5 km pra quase 4´15″. É muita diferença de ritmo. Vai ter que trabalhar bastante os intervalados e os treinos de rodagem com ritmo forte no final.

——————-

Julio Cesar,

Com certeza, a palavra é treinar. Você tem toda razão. Mas o que me deixou confiante foi que me último treino pra valer foi feito no dia 3 de setembro. Depois, semana de polimento e Maratona de Punta. Uma semana de praticamente off total. Duas semanas de rodagem apenas, com ritmo bem tranquilo, o mais forte foi 5:15 por km. Fui para Itatiba e baixei minha marca em 1:07. E a comparação vale muito porque foi feita na mesma prova, em um ano, sem nenhum 10 km no meio. Então, com três semanas de treinos intervalados, tiros, ritmo, forçando no final, como você falou, tenho certeza que vou terminar o ano na casa dos 40 minutos no máximo.

Abraço

André Savazoni

6. Excelente! Até março do ano que vem, mantendo os treinos, será um sub 40′. Abs