20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria André Savazoni 11 de agosto de 2017 (0) (159)

Nike celebra revitalização da Vila Olímpica de Mato Alto no Rio de Janeiro

image014A Nike reinaugurou oficialmente a pista de atletismo e áreas revitalizadas da Vila Olímpica Manoel José Gomes Tubino (Mato Alto), como parte da parceria de cinco anos firmada com a Prefeitura do Rio de Janeiro (em novembro de 2015), para promover o esporte e atividade física na cidade.

O evento reuniu 150 crianças para uma série de atividades e contou com a presença de atletas como o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos e medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, e a velocista Veronica Hipólito, com duas medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016.

“Depois dos Jogos, nos perguntamos muito sobre o que deixaríamos como legado para o Rio de Janeiro. Medalhas vão passar, marcas serão batidas, mas ações e uma pista como essa revitalizada pela Nike é o que fica para a cidade. São espaços com um objetivo maior do que o sonho de subir no pódio. É o foco na prática do esporte para todos, nas escolas, nas ruas”, afirmou Verônica.

“Ver essa pista cheia de crianças me faz acreditar ainda mais no poder do esporte. É aquilo que a gente gostaria que acontecesse em todos os lugares. Projetos como este da Nike e da Prefeitura servem de exemplo e incentivo para muitos outros. É muita gente envolvida realmente querendo levar o esporte para a vida dessas crianças”, disse Vanderlei Cordeiro.

Além do novo playground e melhorias nas quadras esportivas, o grande destaque na revitalização é a pista de atletismo que foi totalmente reformada, recebeu revestimento de Nike Grind – material premium reciclado que lhe conferiu o status de Classe 2 na certificação da IAAF . Há apenas seis pistas de atletismo no Rio com esse tipo de certificação, das quais apenas duas, incluindo a de Mato Alto, são abertas ao público.

A Vila Olímpica de Mato Alto completa as quatro instalações que foram revitalizadas como parte do compromisso da Nike com a Prefeitura do Rio. Em 2016, foram reinauguradas as vilas do Encantado; Mané Garrincha, no Caju; e Clara Nunes, em Acari. Como parte dessa parceria, todas as 22 Vilas Olímpicas da cidade recebem equipamentos e uniformes esportivos para os cerca de 600 professores de Educação Física, que recebem treinamento periódico com objetivo de melhorar a experiência das comunidades, em especial das crianças, com o esporte e a atividade física.

[youtube]eshswhRgUFg[/youtube]

Para celebrar o projeto  das Vilas Olímpicas e  reforçar o impacto que o esporte tem na vida de crianças e jovens, a Nike lança o vídeo Legado em Movimento (https://www.youtube.com/watch?v=eshswhRgUFg&feature=youtu.be). Narrado por Seu Jorge, o filme conta com cenas das vilas já revitalizadas.

O Projeto das Vilas Olímpicas da Prefeitura do Rio de Janeiro surgiu nos anos 1980, com a abertura da Vila Olímpica da Mangueira e do Centro Esportivo Miécimo da Silva. As vilas fazem parte da rotina de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, que têm a oportunidade de participar de mais de cem modalidades esportivas e de lazer. Atualmente, essas instalações públicas atendem a quase 45 mil alunos. Todas as vilas oferecem atividades para portadores de necessidades especiais.

Veja também

Leave a comment