As principais e melhores provas do mundo estão classificadas com os selos ouro, prata e bronze da IAAF. As cinco Majors (Berlim, Chicago, Londres, Nova York e Boston) estão nessa relação. Mas não é exclusividade de maratonas. Há meias, 20 km, 10 km… Na América do Sul, só uma, a Meia de Bogotá, na Colômbia (ouro). No Brasil, nenhuma. Então, para você, qual a melhor prova brasileira, não importa a distância? Qual acha que deveria pleitear essa classificação?
Para ser incluída nesse seleto grupo, a organização tem de atender a uma série de requisitos, como a avaliação geral do evento, medição do percurso, atendimento médico, antidoping, segurança, premiação, atletas de várias nacionalidades, apelo para transmissão internacional… Os índices exigidos da elite são diferentes nos três selos também. Clique aqui e leia o regulamento completo.
No site da IAAF, há uma página especial, com resultados, notícias, fotos. Você pode conferir também o calendário completo de 2012. Vai correr no exterior, dê uma olhada. Se a prova estiver lá, garantia de sucesso.
Para mim, particularmente, eu apontaria uma prova brasileira que, a meu ver, atende a maioria dos requisitos e poderia pleitear a classificação (os organizadores têm de ir atrás). Meu voto vai para a Tribuna 10 km, em Santos. Então, qual seu voto?
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
André, eu voto na Tribuna FM 10Km. Mas indico aí também o Volta à Ilha, que tem melhorado muito.
Golden Four Asics com certeza!
Meu voto vai para Meia de Floripa – Plana e muito bonita. Abraço
Putz, não faço ideia. Aqui em Floripa não tem nada assim. Pelo que eu leio, a Tribuna em Santos para ser a mais adequada, mas é achismo e leitura somente.
Golden Four Asics, etapa SP – excelente!
Eu indicaria a Maratona do Rio da Caixa, a organização vem melhorando a cada ano.
Sem dúvidas…. os 10k da TRIBUNA de SANTOS.
Agora na classe MARATONA – A da Cidade do Rio de Janeiro é a melhor do Brasil. E como organização será em breve a melhor do Cone Sul.
Todos teremos nossas provas preferidas, mas para ter um selo da IAAF a prova precisa de alguns requisitos que pouquíssimas provas no Brasil possuem: Premiação, antidoping oficial (WADA), hospedagem para atletas de elite estrangeiros, cobertura de TV, além de ter atletas com marcas fortes, aliás, muito fortes. As únicas provas que eu vejo com condições ter ter selo da IAAF são a São Silvestre, Meia do Rio, Maratona de SP. Talvez a Tribuna venha a ter condições de ter um selo, mas por enquanto não preenche os requisitos.
———————-
Sim Julio, existem todos esses requisitos, li todo o regulamento (que deixei o link no blog), é uma série, mas nada de outro mundo. Seria bem possível ter uma aqui no Brasil… basta ter o interesse da organização.
Abraço
André
Na minha opinião a Meia de Floripa é a melhor prova do Brasil.
Sem dúvida a melhor do Brasil é a 10 K TRIBUNA DE SANTOS !!!
EXCELENTE PROVA.
Indiscutivelmente os 10k da Tribuna FM em Santos. Organização exemplar, de respeito com os corredores, colocam quase 20000 pessoas correndo pelas ruas de Santos e ainda conseguem fazê-la os 10k mais rápidos do Brasil. O percurso, nem preciso falar nada!
Andre´ vc disse tudo. BASTA O INTERESSE DOS ORGANIZADORES ! ! !Pena que o poder público não reage a isso. Um dia os corredores terão essa força de reivindicação. As redes sociais facilitam isso. Creio que levaremos ao menos uns 5 anos para conseguirmos uma prova com o selo IAAF. Pena, um pais continental como o nosso, que deveria ser condutor de tendencias também no esporte é apenas figurante! O Brasil sediara uma olimpíada, é mais que importante adquirir provas do nível IAAF – Então organizadores…. o que estão esperando???? Quem será o primeiro? Esse agora passou a ser o desafio! E a massa de praticantes irá aplaudir e participar com certeza! Estamos esperando!!!!
MEIA MARATONA DAS CATARATAS em Foz do Iguaçu, ótimo percurso, medido e todo dentro do Parque Nacional do Iguaçu, atletas de várias nacionalidades, inclusive quenianos. Abco
corridaderuafoz.blogspot.com
Boa noite, Andre.
A meu ver nenhuma pode ter hoje aqui no Brasil o selo da IAAF! Algumas podem aspirar a isso, mas tem muito chão pra isso! A Maratona do Rio pode estar nesse caminho. Fui ler o regulamento e atentem todos ao item 3.8 Drinking / Refreshment Stations. Ali no subitem 3.8.2 esta´escrito Water and refreshments shall be provided free of charge for all participants on the course and at the start and finish areas. Só nesse item derruba a pretensão da São Silvestre, Maratona de SP, e etc. Que eu me lembre quase nenhuma prova dá água no início da prova. Mas posso estar enganado. Dou amão a palmatória se assim for. ABRAÇOS A TODOS!
Carlos, a questão da água pré prova é facílima de se resolver, assim como alguns outros requisitos. Difícil mesmo é ter atletas com 2:12 pra maratona ou 28:10 para os 10 km no field. Pra isso só tem duas maneiras: Pagando um bom cachê, como faz e yescom/globo, ou colocando uma altíssima premiação na prova. A maratona do Rio e demais provas aqui citadas estão bem longe disso, com premiações baixas, sem pagamento de cachê e consequentemente baixo nível técnico.
O problema que vejo para ter uma profa IAAF é um só: dinheiro. Precisa ter patrocinio para pagar bons cachês e conseguir trazer um field forte. Além disso, precisa de dinheiro para ter um boa estruturae público, sem cobrar uma fortuna de inscrição. Desta maneira, só vejo acontecendo se uma marca forte abraçar uma prova forte no Brasil. Difícil, mas não impossível. As organizadoras é que precisam querer isso, e parece que não querem. Se uma marca forte abraçasse a Tribuna ou a Gazeta realmente quizesse fazer algo maior pela SS e abrisse mão de certos dogmas, essas duas poderiam ter um selo prata com poucos ajustes. Se a Asics quizesse ir para este lado seria interessante, mas a estratégia de marketing dela parece mais voltada para o amador competitivo, não para os profissionais. E infelizmente a Globo está ligada à Yescom, de modo que fica muito dificil que alguma prova que não seja dela ganhe projeção televisiva.
Maratona do Rio com certeza, é bem organizada e falta melhorar poucos detalhes. E o Rio é a cara do Brasil e o cenário sem duvida deve ser o mais belo do mundo. Não tenho vontade de correr em Sao Paulo. Agora no Rio se puder ir todo ano vou.
Com alguns ajustes, a meia do Rio (agosto, da Yescom). Pelo número de inscritos, percurso, partcipação popular (todas as vezes que corri tinha gente nas ruas incentivando), interesse na transmissão, e claro, pela organização, que merece sim ajustes, mas no geral é muito boa.
Sem dúvidas a Maratona do Rio (da Spiridon) e uma outra seria os 10K da Tribuna de Santos.