Notícias admin 12 de outubro de 2014 (0) (188)

Na África do Sul, para passear e para recorde

A Maratona da Cidade do Cabo, na África do Sul, é uma opção interessante para quem quer correr uma maratona internacional e pensa em fazer uma viagem diferente, saindo um pouco do eixo Estados Unidos e Europa. Localizada no extremo norte da África do Sul, a região é uma das mais frequentadas por turistas de várias partes do mundo, que chegam à cidade para conhecer suas belezas naturais e muitas vezes dar uma esticadinha para um safári na savana africana.
Ao contrário da prova Two Oceans (de 56 km com muito sobe e desce) na mesma cidade, a competição tem percurso plano e rápido, sendo indicada não apenas para quem quer bater o recorde pessoal, mas também para quem vai estrear nos 42 km. Ao longo do itinerário, o participante poderá apreciar montanhas, mar e todas as atrações que fazem de Cidade do Cabo uma dos locais mais interessantes para turismo. O evento, realizado no mês de setembro, época em que a temperatura está ainda amena (cerca de 15 graus) e boa para correr, reúne várias atrações no fim de semana. A prova principal, a maratona, acontece no domingo, junto com os 10 km. No sábado, há duas disputas de trail (de 10 e 20 km), no melhor estilo de cross e ainda uma de 5 km em asfalto (run fun). Também no sábado, são realizadas uma corrida de 1 milha e um revezamento de 5 pessoas. Todas as provas chegam no Cape Town Stadium, no Green Point.
A largada dos 42 km acontece às 8h, do lado de fora do estádio, e segue para a região de Rondebosch antes de voltar para a cidade, pela V&A Waterfront e Sea Point, terminando dentro do estádio. O tempo-limite da maratona é de 8 horas. O evento é válido como qualificação para a Comrades Marathon e também para a Two Oceans.
SOBRE A CIDADE. Não pense que cruzar o Oceano Atlântico a caminho de um país no continente africano é caro. A viagem para África do Sul é muito mais em conta do que se imagina. Podemos dizer que você vai gastar mais ou menos o valor equivalente ao de uma viagem aos Estados Unidos, com aéreo, hotel, traslado, inscrição, seguro-saúde (é obrigatório para entrar na África, assim como é também a vacina contra febre amarela) e ainda uma extensão para um safári de dois dias no famoso Kruger Park. E isso para uma viagem de 8 dias.
O voo entre São Paulo e Joanesburgo, operado pela South African Airwais, é muito bom e dura cerca de 8h30. De Joanesburgo até a Cidade do Cabo, são mais 3 horas. Como estamos no Brasil num fuso horário de 5 horas a mais, dependendo do horário do voo, dá muito bem para chegar e aproveitar o resto do dia.
Não pense que as coisas na África do Sul são caras. A comida regula mais ou menos com o preço do que pagamos no Brasil. Ou seja, com 35 reais, come-se muito bem. Aliás, a culinária, apesar de um pouco apimentada para alguns paladares, é maravilhosa. O píer Victoria and Alfred, localizado na V&A Waterfront, apresenta uma variedade enorme de bistrôs, cafés, restaurantes e lojas. É um dos locais mais pitorescos, bonitos e divertidos da cidade e bem gostoso para passear a qualquer hora do dia.
Além de cartão de crédito, leve dólar para trocar pela moeda local, o rand. Há muitos lugares que não aceitam cartão, como táxi e algumas barracas de artesanato, por exemplo. Ir às compras na África é um pouco diferente de ir às compras nos EUA. Mas, se gostar de lembranças típicas, como artesanatos ou qualquer coisa com função de decorar, prepara-se porque você vai conseguir produtos bacanas e com preços acessíveis e de boa qualidade.

VÁRIOS PASSEIOS. Os oceanos Atlântico e Índico se encontram no Cabo das Agulhas, ponto mais extremo da África, que fica a cerca de 250 km da Cidade do Cabo. Para curtir a cidade, aposte nos tours para Cape Point e Cabo da Boa Esperança, passando pela famosa Chapman's Peak Drive, caminho de parte do percurso da Two Oceans, que duram um dia inteiro, mas valem a pena. Você vai gastar não mais do que 1000 rands (cerca de 250 reais) para um tour completo, com várias paradas, inclusive em Boulders Beach, a praia dos pinguins. É um passeio fantástico. Na estrada que leva ao Cabo da Boa Esperança, você corre o risco de encontrar as chamados baboons, ou babuínos, pelo caminho. E fique atento, porque eles são um pouco abusados, especialmente se você estiver comendo alguma coisa.
A África do Sul é produtora de grandes vinhos e vale muito fazer uma visita de degustação numa vinícola. A região de Winelands Valley fica a cerca de 45 minutos de carro da Cidade do Cabo. É uma boa opção para curtir as charmosas propriedades rurais de estilo holandês, com suas adegas e restaurantes sofisticados.
Se tiver chance de pegar o teleférico até o topo da Table Moutain, não perca tempo. A vista lá de cima é maravilhosa. Como venta demais na região, é comum o teleférico não funcionar num dia inteiro. Para informações, é só entrar no site tablemountain.net, no qual você consegue informação se estará aberto ou não e qual a visibilidade que terá do topo. O custo para subir é de 205 rands. Ande sempre com câmera fotográfica na mão. Há vários pontos da cidade que proporcionam vistas magníficas com a Table Mountain ao fundo.

SEGURANÇA E SAFÁRI. Se você se animou a viajar e tentar buscar algumas informações sobre a África do Sul, fatalmente cairá em dicas sobre segurança. Todo cuidado é pouco, apesar da situação ser bem melhor do que há alguns anos. Procure ficar mais nas áreas turísticas, onde há mais policiamento. E a Cidade do Cabo é talvez a mais segura do país.
Os sul-africanos são muito simpáticos, de forma geral. Mas qualquer um que chegar a você com uma simpatia demasiada, oferecendo ajudá-lo em algo, fique atento. Pegue táxi apenas de pontos oficiais ou aqueles chamados na porta do hotel.
Já que está na África do Sul, invista num safári. É uma experiência incrível sair num jipe aberto, à procura dos Big Five – leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo – , que são os animais que representam a savana africana. Nesse sentido, o Kruger Park é imbatível. A reserva, que se estende por 350 km ao longo da fronteira com Moçambique, oferece as melhores experiências de safári na África.

Maratona da Cidade do Cabo
Data: 21/09/2014
Local: Cidade do Cabo, África do Sul
Provas: maratona, 5 e 10 km,
10 e 20 km (trail run), revezamento
de 5 (4,2 km cada)
Participantes: 20 mil
Temperatura: cerca de 15 graus
Inscrições: pela internet, no site oficial, a partir deste mês
Valores: ainda não informado
Início da prova: no domingo, às 8h (maratona), às 7h45 (5 e 10 km); no sábado, às 8h (10 e 20 km trail), às 10h (revezamento)
Largada e chegada: Cape Town Stadium, Green Point
Premiação: Medalha para todos
os concluintes
Site oficial:
www.capetownmarathon.com

Veja também

Leave a comment