Com exceção de Keila Costa, esperada nesta quinta-feira (dia 17), em Portland, todos os outros atletas da seleção brasileira já fizeram o treino de reconhecimento no Centro de Convenções do Oregon, onde será disputado o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo. As competições começam nesta quinta-feira com as disputas das provas masculina e feminina do salto com vara e terminam no domingo.
Depois de alguns dias de muita chuva, a delegação conheceu o local do torneio na tarde de ontem. Os atletas deixaram o Hilton Portland and Executive Tower, local oficial de alojamento destinado pelos organizadores, sob sol e seguiram de trem por cerca de 5 km até o Centro de Convenções. O bom tempo ajudou a amenizar um pouco o frio e no início da tarde a temperatura estava em torno dos 6°C. Portland está quatro horas atrás em relação ao horário oficial de Brasília.
A seleção brasileira conta com 10 atletas na competição, organizada pela IAAF desde 1985, justamente para atender os países do hemisfério norte que enfrentam invernos rigorosos: Fabiana Murer, Thiago Braz e Augusto Dutra no salto com vara (todos competindo na quinta-feira); Fabiana Moraes, João Vitor de Oliveira e Fabio Vaz dos Santos nos 60 m com barreiras; Darlan Romani no arremesso do peso; Rosangela Santos nos 60 m; Eliane Martins no salto em distância e Keila Costa no salto triplo. Keila está em Nova York e disputa a final de sua prova no sábado.
O Brasil participou de todas as edições do Mundial Indoor, tendo conquistado 15 medalhas: quatro de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Em Portland, Fabiana Murer é responsável por duas delas – ouro em Doha, em 2010, no Catar, e bronze em Valência, em 2008, na Espanha.