A World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo, e o Comitê Organizador (LOC) do Campeonato Mundial de Cross Country, que estava marcado para o dia 19 de fevereiro de 2022, em Bathurst, Austrália, anunciaram nesta quarta-feira (15/09) o adiamento da competição para o dia 18 de fevereiro de 2023, na mesma cidade.
A mudança de data, segundo nota publicada pela World Athletics, foi feita pelas medidas de biossegurança e às restrições de viagens atualmente em vigor para evitar a disseminação da COVID-19 na Austrália. As fronteiras australianas estão fechadas para visitantes estrangeiros.
“A Federação Australiana e o Comitê Organizador mostram satisfação pelo fato de a World Athletics e seus parceiros terem concordado com o adiamento, o que nos permite planejar e entregar uma celebração de cross country de alto nível em 2023”, disse Jill Davies, co-presidente do LOC e membro do Conselho de Atletismo da Austrália.
O Campeonato Mundial de Atletismo de Cross Country é considerado a corrida mais difícil do calendário internacional, reunindo os melhores corredores de longa distância do mundo em terrenos desafiadores. O evento de 2023 será a 44ª edição do Campeonato e deverá receber mais de 550 atletas de elite de mais de 60 países no Mount Panorama.