19 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 19 de junho de 2012 (21) (84)

Muitas vezes, as soluções são bem simples. Basta escalonar as largadas

A Maratona de Porto Alegre tem três provas simultaneamente, mas com dois pórticos, percursos distintos e nenhum tumulto. Até a largada dos homens e das mulheres (geral e elite) tem horários diferentes. Considero o problema da Maratona de São Paulo a confusão na largada (com as três provas juntas) e o horário – 8h25 para os 42 km é tarde demais. Agora, mesmo sem ondas ou qualquer separação por ritmo, uma divisão de horários, a meu ver, resolveria o problema.

Analisando o número de concluintes nas três provas neste ano e colocando cerca de 10% a mais (quem quebrou, passou mal, sentiu alguma contusão etc não indo até o final), teríamos 2.500 pessoas nos 42 km, 5.500 nos 10 km e 2.800 nos 25 km. Dessa maneira, com 15 minutos de diferença entre as largadas (a Yescom não teria trabalho a mais algum, para organizar ondas, ou fiscalizar ritmos). Garanto que haveria uma melhora gritante.

Restaria o problema do horário. A Rede Globo quer transmitir parte da prova? Ótimo. Convenhamos, é benéfico demais à corrida. Todos os envolvidos ganham. Então, ficaria assim, como humilde sugestão à Yescom: largando a maratona às 7h30 (com a elite feminina às 7h20), às 9h a prova estaria com 1h30 de duração no masculino e 1h40 no feminino. Ou seja, a Globo poderia mostrar um VT por 15 minutos como fez no último domingo e entrar ao vivo por no mínimo meia hora!

A medida (simples de implantar, volto a dizer) beneficiaria tanto a emissora de televisão quanto os corredores. Ah, para completar, na sequência dos horários, os 25 km teriam largada às 7h45 e os 10 km às 8h, com a caminhada às 8h15.

Muitas vezes, as soluções são simples. Para a Maratona de São Paulo, basta ter boa vontade e escalonar as largadas.

Foto: Tião Moreira

Veja também

21 Comments on “Muitas vezes, as soluções são bem simples. Basta escalonar as largadas

  1. Sei não. Acho que a chegada da Maratona vai ficar cedo demais para os não corredores assistirem na TV. Enquanto a corrida não for mais disseminada, isto é, não tiver público suficiente que está disposto até a acordar de madrugada, como acontece na F1, acho que a Globo não vai querer isso (chegada 9h30).

  2. André,

    Acho sua sugestão perfeita, mas se no mundo do futebol, que rola muito, mais muito mais dinheiro, a Globo manda e desmanda em horários, não será uma corrida que vai mudar isso.
    Se a prova chave são os 42 km, antecipar 30 minutos já ajudaria e acho que ajudaria mais ainda, tirar os 10km e caminhada do mesmo horário, porque é nítida a diferença da prova quando no km 6 os que correm 10k mudam de percurso, abre-se uma avenida! Mas pelos relatos de muitos corredores que já li, pelo menos a prova melhorou bastante do ano anterior pra esse, então não custa acreditar que pode melhor mais ainda.
    Ah, será que dá pra eles colocarem algum desinfetante no Rio Pinheiros pra diminuir o cheiro ruim? ;))))

  3. Sobre o horário da largada, 8;30 da manhã no mês de junho pela lógica não teríamos problema de calor,mas em SP faz frio no verão e calor no inverno, então fica complicado.
    Se for para antecipar a largada seria melhor tirar a partida da Ponte Estaiada.

  4. Acho ótima a sugestão. Maratona não pode largar às 8h30 no Brasil. Qto ao público que vê, é um público específico. Ou o cara está lá correndo ou acorda cedo para ver, qdo necessário. Larguei no setor vermelho e era uma confusão com aquela porção de gente que não respeita a cor do pelotão e larga fraco e onde não deve. Depois que saiu o povo dos 10 km, como citaram aí, já melhorou bastante. Claro que largar todo mundo ao mesmo tempo dá uma grandeza maior à prova, mas vai chegar uma hora que quem correr não irá mais com essas confusões. No km 7 ou 8 eu ainda estava ultrapassando gente com pulseira amarela, que deveria estar atrás de mim.

  5. Se mudar o horário dos 10 km somente, já ajuda, largar mais cedo, aí a maratona fica um sonho. Acho difícil a Yescom mudar, mas temos que insistir. Reclamo muito dos problemas que vejo nas provas, uma hora melhora.

    —————————————————

    Com certeza, José, com essa alteração, já iria ajudar. Porém, o horário da maratona é bem sério, na minha opinião. Nem estou radicalizando, mas 7h30 seria o mínimo aceitável. Pensando na maioria, que termina a prova entre 4h e 4h30, não dá para largar às 8h30.

    Abraço
    André

  6. Concordo com as sugestões. E digo mais. Acho que o ideal mesmo seria fazer uma maratona pura. No máximo deveria ocorrer uma meia maratona juntamente com a maratona. Não entendo porque colocar uma caminhada de 3 km junto de uma maratona. Só mesmo muita vontade em desvalorizar os maratonistas!

  7. A diferença entre a Maratona de Porto Alegre e São Paulo se chama YESCOM, e é por isso que não dá certo em São Paulo e em muitos outros eventos. Já há alguns anos que boicoto os que ela patrocina. Há muitas outras empresas mais competentes.

  8. Veja só a Corrida da Ponte, Rio-Niterói, organizada pela Caixa, no ano passado começou às 08h30min e muita gente sofreu com o calor e transtorno na Ponte. Nesse ano alteraram para 07h30min, uma maravilha. Todos gostaram da mudança e a liberação das vias ocorreu mais rápido que o previsto. Já na São Silvestre, a YESCOM se submete aos desejos da Globo e parece que gosta de ver quem vai ser o primeiro a cair por insolação.

  9. A sugestão é perfeita, e acho que a tendência é eles mudarem para algo próximo disso.
    A Maratona de SP está perdendo espaço, poderia crescer muito mais com iniciativas como estas.

  10. Qualquer corredor pangaré sabe o que é melhor para a corrida. Uma coisa que rapidinho faria resolver isso é um boicote. Faço a minha parte e só escolho prova que me deixem feliz sem importar com nome ou ‘currículo’ (termo que acho ridículo para corredores…

  11. Mudar o horário vai ser difícil; o ideal é uma maratona pura, mas tirando ou mudando o horário de largada dos 10 kms já melhora muito.

  12. Boa colocação André! Sair todo mundo junto pra 10, 25 e 42 km realmente não dá. Sem contar a falta de fiscalização da cor das pulseiras. Os horários deveriam ser distintos, largar às 08:30 pra Maratona realmente não dá. Teria como resolver a questão com a Globo, basta querer.
    Nunca vi uma largada tão tumultuada, apesar de já ter corrido em diversos lugares.

  13. Olá Amigos!!!

    Neste domingo, na XVIII Maratona Internacional de São Paulo, completei minha 37ª maratona de 42km e a minha “10ª Maratona Internacional de São Paulo” – Veja a tabela minha tabela de provas longas: http://WWW.SUPERPINGUIM.COM.BR/ATIV/SUPERPINGUIM_MARATONAS.HTM

    Corri todo o percurso da Maratona Internacional de São Paulo nos anos de 1995, 1996, 1999, 2000, 2001, 2007, 2008, 2010, 2011e 2012, fora os outros anos que apesar de não correr todo o percurso, acabei fotografando mais da metade dele.

    Meu melhor tempo sem a câmera fotográfica é 3:41:58 na 7ª Maratona Internacional de São Paulo (2001).
    Meu melhor tempo com a câmera fotográfica é 3:57:16 na 13ª Maratona Internacional de São Paulo(2007).

    Veja bem quanto ao horários de maratonas “ainda acredito que não podemos generalizar”, no caso do Rio de Janeiro no inverno, e em outras cidades brasileiras no verão a largada às 7 horas tem tudo haver mas existem vários outros fatores para se levar em conta, no caso específico de São Paulo, por ser no período do Inverno e por ser num lugar de difícil acesso para o “transposte público no domingo”, creio que esse horário entre 8h30 esta perfeito, pois a possibilidade de se fazer frio nessa época é infinitamente maior que de se fazer calor, quando ao sol do meio-dia do inverno de São Paulo, particularmente acho ele bem fraquinho, além do mais tem muito túnel na segunda metade da maratona para poder se refrescar no final e para poder “ir literalmente pela sombra”, risos!!!

    Para um “Pinguim” correr dez maratonas em São Paulo e nunca derreter, não deve ser tão quente assim, não é verdade, risos!!!, acho que muitos corredores sofrem mais do calor psicológico do que do calor físico, pelo menos aqui em São Paulo, e muitos não correm porque o colega falou que é quente e não da para correr, muitos deixam de participar por puro embalo, e deixam de prestigiar um boa maratona em sua própria cidade para gastar muito mais dinheiro e passar por inconvenientes de temperatura, seja altas ou baixas bem longe de sua cidade ou país. Para mim esse boato denegrindo a maratona de São Paulo é o grande culpado pela queda de participantes, não tem lógica, pois a maioria dos maratonistas brasileiros estão em São Paulo.

    Abraços!!!

  14. Amigos, o organizador da maratona de POA , e’ o PAULO SILVA, contratem ele. Querem correr uma maratona venham a POA, organizada, horário ideal, 7:00 horas, hidratação perfeita….nao perde para nenhuma maratona da América do Sul.

  15. Pinguim, concordo com oque você falou. Parece que muita gente critica a Yescom apenas no embalo. Quem estava lá viu que a prova foi bem organizada e o corredor foi respeitado. O horário de largada não atrapalhou, e não esquentou tanto assim. Quem só quer largar cada vez mais cedo pense um pouquinho nos maratonistas de outras cidades e estados, que ficam em hotéis e não conhecem a cidade de SP, estes teriam grandes dificuldades de largar às 07:00 hrs, por exemplo. Senti isso na pele em POA, onde apesar da prova ter sido elogiada, ficamos sem serviço de transporte nos hotéis e cheguei esbaforido na linha de largada faltando 10 segundos. sobre largada na muvuca, tenho uma sugestão: Quer correr uma maratona pura, sem provas de outras distâncias pra trapalhar, corre a Maratona de Blumenau dia 12 de agosto.

  16. Falando em YESCOM, na São Silvestre precisa mesmo ser à tarde? Se é por causa de corredores de outras cidades, há muita gente do interior que, depois da prova, não consegue voltar antes da virada do ano e comemorar com o restante da família.

  17. E digo mais: Pra correr a maratona do Rio vou ter que acordar mais ou menos às 03:30 hrs da madrugada, pois os ônibus começam a sair às 05:00 hrs e minha largada é às 06:50 hrs. Convenhamnos que 3:30 hrs da manhã não é o melhor horário pra acordar (e sem ter café da manhã no hotel) no dia de correr maratona.

  18. É isso mesmo Julio!

    Realmente precisamos se preocupar com o próximo, naqueles que não são da cidade e naqueles que são mas que moram em bairros distantes da Ponte Estaiada e que tem dificuldades para chegar mais cedo, principalmente pela carência do transporte público no domingo para essa região.

    Aliás a vantagem em manter o horário das 8h30 para Maratona de São Paulo, não para por ai, existem “vários” estudos científicos que comprovam que não é bom para saúde alterar de maneira brusca o nosso ritmo de sono.

    Esta comprovado cientificamente que entre 9h e 15h a média dos corredores esta no seu pico do “ritmo biológico cicardiano” para entender mais leia esta artigo sobre “Cronobiologia para corredores:” http://www.runtheplanet.com/brazil/medic006p.asp

    Além da vantagem biológica de correr mais tempo dentro desse período, tem-se a vantagem de possibilitar que mais pessoas possam assistir ao vivo e pela televisão a corrida.

    Um grande abraço!!!

  19. Inclusive amanhã estarei participando de uma prova que vai combinar com meu pico do “ritmo biológico cicardiano” pois ela começa as 15horas, uma beleza, da para curtir a sexta com a família ou com os amigos, acordar numa boa no outro dia, para tomar o café de manhã com a esposa e os filhos, de depois ir numa boa para Campos do Jordão, chegando lá pelas 14 horas.

    Confira no site este bom exemplo de prova com largada na parte da tarde.

    http://www.mountaindo.com.br/provas/campos-do-jordao/

  20. Julio e Pinguim, discordo de vocês totalmente.
    Para mim, maratona (com exceção de alguns lugares muito frios) deve largar sempre entre 7h e 7h30 (até mais cedo em cidades e épocas de calor muito forte). Principalmente, porque, para mim, que corro em cerca de 3h e pouquinho, a influência do calor é menor, porém, a maioria das pessoas que corre maratona hoje, seja no Brasil ou no mundo, é de 4h30 para frente.
    Quanto ao horário do corpo, Pinguim, me desculpe, porque é um dia e, daí, qualquer um se adapta. Simples assim, sem mimimi, por favor, rs.
    O transporte público, começa a funcionar às 5h. Quem tem de se deslocar, sabe disso quando se inscreve. E falo com propriedade, porque vivo em Jundiaí e sempre enfrento isso.
    Se pensarmos assim, criando um obstáculo atrás do outro, vamos parar de ter provas, principalmente maratonas. Em Boston, peguei o ônibus às 6h para largar depois das 10h. Em Nova York, idem. Precisa ter uma estrutura e um planejamento para as provas funcionarem. Além disso, estamos enfrentando problemas em diversas cidades (cada vez mais) com as vias fechadas. Então, quanto mais tarde largarem, mais tarde irão terminar.
    Então, com três provas realizadas juntas, não vejo problema, o que é necessário, simplesmente, separar as largadas em 15 minutos. E problemas resolvidos. Algo extremamente simples.

    Abraço
    André

  21. Puro palpite, pois ainda não corri uma Maratona, somente meias. Vou para a Maratona um dia, quando estiver preparado.
    Acho que a Maratona tem que ser uma prova única (stand-alone) e deveria ser valorizada desta maneira. Falta ela ser tratada como um evento pela organização, e não apenas mais uma prova. Fazer ela ser internacional, trazer corredores de fora ajuda, mas precisa de vontade e de apoio da Prefeitura.
    E não vejo que necessita ser rápida, ou mesmo plana, ela precisa sim ser uma prova única, com suas características próprias. E falta marketing, muito marketing e comunicação para a tal Yescom. Nem parece que a Adidas é patrocinadora, pois não faz nada para capitalizar em cima.
    Dizem que a prova deste ano foi muito bem organizada, muita gente vem de outras cidades para correr e acho que com poucos ajustes e mais marketing a prova melhoraria muito sua imagem.

Leave a comment