Notícias André Savazoni 27 de fevereiro de 2013 (24) (173)

Mudança da Maratona de São Paulo prejudica muitos. Mas não é de toda ruim…

Mudar a data da maratona a dois meses da corrida acaba com o sonho de quem a havia colocado como prova-alvo no primeiro semestre e estava treinando sério para ela.

Traz um prejuízo financeiro para quem é de fora de São Paulo e já tinha acertado hotel e passagem aérea (pessoalmente, tanto em provas aqui quanto no exterior, com exceção da inscrição, só acerto essas coisas entre 45 a 60 dias do evento, nunca com mais tempo…)

Algo péssimo, um desrespeito com os corredores, que nunca deveria ocorrer. Se há dúvidas, então, segure a abertura das inscrições. Não culparia somente a Yescom (até porque a prova é da Globo), como não culpo 100% outras organizadoras que enfrentaram, enfrentam e vão enfrentar o mesmo problema.

Vivemos no país do futebol e em ano de Copa das Confederações e de véspera de Copa do Mundo, vamos perder sempre e a corrida estará ainda mais em terceiro, quarto ou quinto planos.

Agora, fora todo os problemas e desrespeito já citados, a mudança da Maratona de São Paulo para outubro traz pontos positivos se forem feitas algumas alterações na prova e um grande desafio: vai enfrentar diretamente o crescimento dos 42 km de Buenos Aires que, a meu ver, tem disparado o melhor “42 km do Brasil!”

Como ponto positivo, atualmente, as três principais provas do Brasil – São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro – estavam muito próximas. Dava para correr todas? Sim. Mas para ir em busca de tempo, de recordes pessoais, muito complicado na minha forma de encarar os 42 km.

Com a alteração, este ano, dá para correr forte PoA (9 de junho) ou Rio (7 de julho) e depois São Paulo (6 de outubro).

O comunicado oficial é confuso, não explica direito nem os motivos da mudança nem se a prova mudou de vez para outubro. Mas dá a entender isso nas entrelinhas.

Então, com a largada no Ibirapuera e sem a necessidade do transporte de ônibus, é possível largar no máximo às 7h (pensando nos corredores), com boa separação de ritmo (prometeram no comunicado, mas não disseram como. Se for aquele negócio de colocar a faixa sem controle algum, é “papagaiada” total), hidratação abundante (o que já há), música por todo o percurso (prometido), Expo mais longa e com atrativos (prometida). Vamos ver, na prática, se vão pensar nos corredores. Será que estou esperando demais?

Veja também

24 Comments on “Mudança da Maratona de São Paulo prejudica muitos. Mas não é de toda ruim…

  1. Trocar a 60 dias uma prova que quer ser grande é uma mancada sim! Concorrer com BsAs outra mancada! Prova da Globo largar às 7hs, é melhor acordar do sonho! Esta situação retrata bem o confuso cenário do Atletismo nacional, que já teve um recordista mundial de maratona e nada mudou!

  2. Caracas…. e desde quando pensar nos corredores virou PLUS ? A premissa principal é respeitá-los.. E PONTO. Lógico que essa alteração só prejudicou. Não tem beija mão … Não tem desculpas a dourar. Fizeram novamente uma M. É só você se colocar no lugar de quem se preparou e investiu. Pronto! Não há o que falar… é um DESRESPEITO E PRONTO !

    ——————–

    Onde está escrito no texto que pensar nos corredores virou PLUS? Está escrito se vão realmente pensar nos corredores, finalmente. Para bom entendedor, fica claro, que poucos pensam realmente nos corredores.

  3. Bom, eu estou por conta, pq havia comprado a passagem aqui de POA Comprei antes, pq às vezes os preços vão subindo. Nem sempre tem preço bom. A namorada se amarrou uma semana, o preço subiu R# 30,00. Preferi garantir antes que subisse mais. Achei ruim concorrer com BsAs. Difícil querer correr em SP, tendo BsAs, com mais charme e clima melhor, embora mais cara, mesmo saindo daqui. Qto à divisão por baias, corri em 2006 e 2007, e num desses anos funcionou bem, o número já vinha na cor da faixa de tempo e havia alguém cuidando na entrada. Foi uma das saídas mais tranquilas em maratona que já vi. Não sei o que aconteceu depois que virou a muvuca que foi em 2012, mas também passa por nós: o cara que deu um tempo x, não tem que ir na faixa que não é daquele tempo.

  4. Nunca mais faço qualquer prova da Yescom. é impossível não reclamar do prejuízo com minha passagem, mas há também o prejuízo do treino. O período de treino para uma maratona não é brincadeira. E agora, o que eu faço? Nada! A única coisa que resta é nunca mais se inscrever em uma prova desta maléfica empresa aliada da escória da comunicação brasileira.

  5. A mudança parece boa, mas só foi ruim a data tão em cima. Eles devem ter os motivos e tal, mas fica difícil começar a pensar em se inscrever nas provas com antecedência.

    Ano passado tive prejuízo com a Pampulha, este ano alguns corredores tiveram com a maratona. Por coincidência, foram da Yescom, mas já sei que acontece com outras organizadoras também.

    Aí o mais fácil fica mesmo viajar para fora, já que lá as datas são fixas. Espero que essas mudanças todas para outubro sejam para melhorar e me façam querer correr a Maratona de SP.

  6. Desculpe, mas não dá para aceitar isto. Se as obras do metrô atrapalham a largada (será?) então que se mudasse apenas o percurso, nunca a data, pois muitos como eu que são de fora de SP e programaram antecipadamente a prova foram prejudicados financeiramente.
    As melhorias anunciadas são apenas para amenizar a M que fizeram; isto deveria ficar para a de 2014 se não desse para implementar nesta. Vou pedir o reembolso, agasalhar o prejuízo da passagem e nunca mais esta empresa leva meu $$$.

  7. Estou desde dezembro me preparando para essa maratona e recebo essa notícia é como jogar um balde agua fria. Deixei de lado a função de pai em casa de estar com a minha familia por muitos finais de semana e comparecer a eventos familiares somente para treinar finais de semana. Não tenho prejuisos financeiros, mas sim psicológicos, infelizmente não se tem nenhum respeito por nosso esporte de atletismo entre outros esportes a não ser financeiro com se provou com esse adiamento. Único esporte de valor em nosso Brasil é somente o futebol! Isso é realmente lamentável pois poderiamos ser uma potência no esporte…

    ————————–

    Exatamente Takeshi, é o que penso. Somos o país do futebol e não vejo absolutamente nada que vá mudar isso. Com uma Olimpíada organizada aqui nada foi alterado, não houve alteração alguma, imagine então com Copa das Confederações e Copa do Mundo…

  8. Será que a SS 2013 será no dia 31 de dezembro?

  9. André, o que as pessoas não querem entender é o fato de que a Yescom possui parceria com a Rede Globo, simplesmente a maior rede de televisão comercial aberta do país, quiçá do continente. A Yescom precisa lidar com muito mais coisas do que outras organizadoras de corridas. A transmissão ao vivo de uma prova muda tudo. Outras provas não têm transmissão ao vivo, não têm dezenas de pessoas envolvidas numa transmissão ao vivo, não precisam reservar horário de satélite e todas essas coisas tecnológicas. E ainda tem a questão dos patrocinadores que pagam bem caro para mostrar suas marcas na transmissão ao vivo. Um pouco de boa vontade ajudaria a tentar entender esse lado da questão. Gostam de falar mal da Yescom/Globo, mas as provas delas são de longe as que mais valorizam o atleta, com as melhores premiações do Brasil e ainda bancam a vinda de atletas fortes de fora.

  10. Eu acharia muito certo se tivessem, desde o começo, estipulado essa data. Daria sustentação à toda argumentação do Thadeus sobre estratégia e marketing da prova. O que não dá é mudar faltando 60 dias e apontar isso como argumento. Improviso total?? Ou foi um argumento achado? Achava que o motivo eram as obras na Roberto Marinho (argumento justo), mas aí eles mudam o percurso da prova??? Tudo bem que ficou bem melhor a largada ser no mesmo lugar da chegada, mas isso não alivia essa zona de planejamento. E, por fim, acho que seria no mínimo simpático oferecerem a possibilidade de devolução do dinheiro pra quem ficou insatisfeito. Ao não fazer isso, dão um recado claro pro pessoal: “eu mando aqui e se quiser que vocês se fodam, vocês vão se foder”. Se amparar no regulamento pra não devolver a grana pode até parecer legítimo (não é bem assim e se alguém quiser entrar com ação judicial tem boas chances de êxito), mas é moralmente questionável.

  11. Uma coisa no comentário do JC: tá, mas quem disse que foi a Globo que alterou isso??? E porque alteraria, se no dia não há programado nenhum outro grande evento?

  12. Que tal colocar transmissão ao vivo pela Globo na maratona do Rio pra ver se o organizador consegue fazer largada ás 07:00 da manhã? A rede Globo manda na Superliga de Volei (faz os caras jogarem a grande final em uma única partida às 11:00 hrs da manhã). Manda na NBB de basquete, manda até no campeonato brasileiro de futebol. Não adianta espernear, a nova data atende interesses da Globo, e enquanto as provas da Yescom tiverem transmissão ao vivo da globo vai ser assim. E não acho ruim não, afinal não são muitas tvs comerciais abertas que transmitem maratona ao vivo. E agora amadores falam de prejuízo no treinamento com se fossem atletas profissionais com planilhas elaboradíssimas, faz favor né.. basta esticar a planilha mais 30 dias e fazer a maratona de Porto Alegre.

  13. Nishi, não entendo de tv, estou apenas conjecturando, mas imagino que uma transmissão ao vivo de mais de duas horas, que exige horário de satélite, motolink e sei la mais o que, não se resume ao dia do evento. E também tem a questão dos patrocinadores, que compram cotas da transmissão e por isso têm direito a dar seus pitacos.

  14. JC, eu estou planejando correr PoA, como você sugeriu. É uma boa alternativa, mas isso não compensa o prejuízo de quem já tinha passagem e hospedagem pagas. Quanto ao valor da inscrição, já pedi reembolso e parece que vão pagar.
    Quanto aos motivos, como não alegaram nenhuma causa séria, me parece – que seja lá qual for – o motivo é banal. Não justifica uma mudança de data. Em NY cancelaram a maratona porque teve um furacão. Mas a estrutura para a prova estava pronta para a realização, só não tinha “clima” de festa. No caso de SP, é perfeitamente viável realizar essa prova na data original. O percurso é o de menos. Entendo que a CR tem parceria com a Yescom e não vai soltar o verbo contra esse absurdo. Mas é uma tremenda falta de respeito e só mostra que essa empresa não é séria.

  15. Alterar uma maratona faltando 2 meses é pouco? Outra coisa…se foi por causa da obra…então escreve ai…a obra vai atrasar e maratona não vai ocorrer. Mas a grande conclusão é a seguinte: a Yescom é um puto pau mandado. Não apita nada, quem manda é a globo e sei lá mais quem. Quem quiser comprar produto Yescom que compre, eu não sou comprdor de produtos desta empresa.

  16. Sim, vc está esperando demais!
    O novo regulamento já diz que a largada do geral será a partir das 08:25…dependendo da Globo, pode ser lá pelas 08:40, 08:45 como eu já vi acontecer em anos anteriores…e em pelotão único, com a tal papagaiada que vc mesmo escreveu.

  17. Nishi, a Yescom está devolvendo o dinheiro ou dando uma cortesia (inscrição em outra corrida) para quem solicitar. No meu caso atrapalhou bastante, e vou reprogramar para Porto Alegre, pois como disse o fanfarrão do JC disse sou só um amador com uma planilhinha, mas tenho o direito de escolher como gastar os meus miseros R$ 80.

  18. É engraçado como as pessoas leem um texto e pegam uma parte, ignoram as outras, e fazem a interpretação que querem. Faz parte da vida.
    Está escrito no texto todos os problemas causados pela mudança. Pelo absurdo e prejuízo que foi.
    Analisei depois o fato já consumado, o que trará de mudanças no calendário e na possível (mas irreal a meu ver) melhorias que a Maratona de São Paulo poderia ter. O resto, fica pela mente de cada um.
    E é a minha opinião, por isso que é um blog pessoal. Nâo opinião da CR, do beltrano, do ciclano ou de quer que seja. Sempre foi assim, desde que o lancei. Tem gente que não sabe (está explicado agora) ou não quer saber.
    O que acredito, sinceramente, é que há problemas em todas as provas e que uma mudança de X não é melhor ou pior que Y.
    A Golden Four Asics do Rio mudou três vezes, houve prejuízos financeiros e não vi ninguém escrever que nunca mais correria provas da Iguana ou do circuito. No dia, a elite B foi invadida e não funcionou. Houve problemas ainda na cronometragem das quatro etapas.
    A Maratona de Nova York foi confirmada na quarta-feira. Tenho inúmeros amigos que iriam cancelar a viagem e só foram por isso. Havia os motivos para cancelamento? Lógico. Isso não se discute. Mas a confirmaram. Foram entregues kits, as pessoas viajaram e a 36 horas da prova, a cancelaram. A meu ver, muito pior que qualquer outra falha que relatei aqui. Alguém disse que nunca mais iria para NY ou fazer provas da NYRR?
    A Maratona Maurício de Nassau, no Recife, foi mudada do primeiro para o segundo semestre, no ano passado, e disseram que nunca mais correriam provas da organizadora?
    A Meia do Corpa mudou de noturna para diurna…
    A Maratona do Rio teve o problema grave dos ônibus no ano passado com pessoas largando para uma meia-maratona com 20 minutos de atraso…
    Já fui há inúmeras provas, de organizadores grandes, que você corria e o percurso tinha menos, bem menos.. ou foi alterado no dia, sem ninguém avisar por onde da Prefeitura ou qualquer outro motivo…
    A Maratona de Chicago se perdeu inteira no processo de inscrição online…
    Só para citar alguns pontos que mostram que em termos de organização, estamos muito atrás e precisando de melhorias, fato que atinge A, B ou C.

    Abraço
    André Savazoni

  19. Poucas vezes eu li um press release tão ruim como essa da Yescom. Redação de ensino médio ganha. Não mesmo pra confundir ele serviu, só deixou claro que, como tudo, também a comunicação é feia nas coxas.

    De resto, mimimi geral:

    1. Todas falham, pois organizar prova de rua é difícil;

    2. Umas falham mais do que as outras. De forma recorrente, consistente. Todo ano, em quase todas as provas;

    3. Vai de cada um saber o que compra. Quer correr prova da TV aberta? É isso aí, fica sujeito aos humores da grade.

    4. Os problemas do organizador com seus patrocinadores e os promotores da corrida são dele, não dos corredores. Não é desculpa.

  20. São Paulo (yescom), deu pra ti, vou pra Porto Alegre, Tchau!
    http://www.youtube.com/watch?v=jX_q30LYJUk

    —————————-

    Sábia decisão, para mim, é mais prova.
    Abraço
    André

  21. Se tá devolvendo o dinheiro fez muito bem. Ponto pra eles. Isso não tava na nota que eu tinha lido no site. Não corrige todos os problemas da mudança, mas certamente fica bem menos feio.

  22. André, sobre a maratona do Rio de 2012, eu estava lá e vi: Cheguei cedo porque consegui entrar no terceiro ônibus, e já pegamos trânsito. A organização teve que atrasar a largada da elite feminina em quase 15 minutos e mesmo assim algumas atletas não conseguiram alinhar à tempo por causa do congestionamento que os Ônibus pegaram. Isso não é uma fala gravíssima ?

  23. Alguém aí sabe se a organizadora teve problemas com os patrocinadores da Prova?
    Acho bem estranho que a MSP seja no mesmo dia da Maratona de Buenos Aires, uma prova com patrocínio máster da Adidas, que também é patrocinadora da prova em SP.

  24. Oi André
    Fiquei muito P…com a mudança .Moro no Mato Grosso e voce imagina o esquema para ir nesta prova.Mas apesar de “perder” um tempo enorme de preparo abri os olhos para a Maratona de Buenos Aires pelo que dizem é a melhor da America do Sul então porque não já que tem que correr vamos para a casa dos “irmanos” e depois da prova comer muita proteina com vinho “MI BUENOS AIRES QUERIDA…….”

Leave a comment