A terceira edição do Mountain Do Atacama foi realizada no último domingo, no norte no Chile, no deserto mais alto (2.400m de altitude) e árido do mundo. A prova teve três distâncias: 6 km, 23 km e 42 km, reunindo 489 concluintes, a maioria brasileiros, mas com corredores também de Portugal, Chile, Argentina e Islândia.
A largada/chegada ocorre na praça central de San Pedro de Atacama, diante da prefeitura e da histórica igreja local, que passa por uma ampla reforma. No percurso das duas distâncias principais, os 23 km e 42 km, os competidores passam por calçamento, asfalto, estradas de terra, erosão, cânions (incluindo os vales da Lua e da Morte) e dunas. A beleza e as características únicas da região encantaram os participantes.
O dia de céu azul, sem qualquer nuvem, fez o contraste com o tom completamente marrom do deserto. Um vento constante ajudou a minimizar os efeitos do calor, assim como a boa hidratação oferecida pela organização. Outro ponto positivo foi a marcação do percurso, com bandeiras, faixas ou integrantes do staff.
Nas três distâncias, houve apenas duas desistências, nos 42 km. A Sports Do não fez cortes ao longo do percurso, controlando somente os ritmos. Assim, o último cruzou a linha de chegada da maratona em 7:59:07. Já nos 23 km, o tempo final foi de 5:35:06. Veja os resultados completos em www.mountaindo.com.br ou www.cronoserv.com.br.
Os vencedores foram Anderson Rodrigo Rogenski (03:15:03) e Débora Cristiane dos Santos (04:40:01) na maratona, enquanto Edinilson Cardoso, o Cafu (01:45:44) e Joana Faissal de Carvalho (02:27:12) garantiram a primeira colocação nos 23 km.
A próxima etapa do circuito internacional do Mountain Do acontece no dia 17 de maio, em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, com o MD Fim do Mundo. Depois, ocorre a prova brasileira, no Costão do Santinho, em Florianópolis, de 26 a 28 de junho. As duas já estão com inscrições abertas no site oficial (www.mountaindo.com.br).
Leia a cobertura completa e exclusiva do Mountain Do Deserto do Atacama na edição de janeiro da Contra-Relógio.
Foto: Mountain Do/Midiasport/Divulgação
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Bom Dia,estava lendo a materia sobre a corrida do Atacama.Foi uma corrida maravilhosa posso dizer que foi nota 10,memoravel pois estive presente e conclui os 42 km.
Então, gostaria de mandar pra vocês a minha experiencia em percorrer o deserto.Escrevi toda a sensação de estar lá,todos os caminhos percorrido.Como faço para lhes mandar essa minha historia?
Att
Eliane Foster
———————-
Eliane, envie para atendimento@novosite.contrarelogio.com.br ou contato@novosite.contrarelogio.com.br, por favor