Notícias admin 30 de setembro de 2014 (0) (120)

MIZUNO HALF MARATHON NO RIO

Para começar, a prova tem o percurso mais plano de todas as meias realizadas no Rio de Janeiro: um trajeto de ida e volta pela orla marítima, com largada no Recreio dos Bandeirantes, em direção à Barra da Tijuca, onde os corredores faziam o retorno na metade dos 21 km. O corredor carioca Victor Wardi comentou: "Quando divulgaram o percurso, eu torci o nariz, pois prefiro itinerário que larga de um ponto e chega em outro. Mas tenho que dar o braço a torcer, já que ele é 100% plano, o que favoreceu a todos os corredores buscarem seus recordes pessoais." Além disso, o clima também ajudou, já que a chuva, que prometia atrapalhar um pouco a festa, foi embora quando faltavam cinco minutos para a largada.
A Meia da Mizuno apresentou vários diferenciais. A organização ofereceu um serviço de bicicletário, para motivar os corredores a irem pedalando até a prova, de forma a incentivar o transporte limpo. Outros serviços também fizeram sucesso: tendas de massagem antes e depois da disputa, DJ no meio do percurso para animar os atletas e marcadores de ritmo. Na chegada era possível tirar foto em um pódio.
A hidratação, que costuma ser o ponto fraco de várias corridas, foi impecável: postos a cada 2 km, água sempre gelada e carboidrato em gel na metade do trajeto. A única ressalva fica para o isotônico que foi servido em copos abertos, o que dificulta a hidratação. A competição inovou, também, ao disponibilizar esponjas molhadas para os corredores. Ainda que não estivesse tanto calor, a novidade foi bem recebida: "A esponja com água para jogarmos no corpo para diminuir a temperatura corporal com certeza fez a diferença", disse Carla Almeida, corredora do Rio de Janeiro.
No quesito tecnologia, a meia não deixou a desejar: havia marcação eletrônica em diversos pontos do percurso e o serviço de envio de fotos dos corredores automaticamente para as mídias sociais fez sucesso. Havia, inclusive, um tapete na metade do trajeto que marcava o tempo do atleta, projetava o tempo de conclusão da prova e enviava essas informações para a página pessoal do participante, que tivesse se cadastrado.
No dia seguinte ao evento, cada atleta pôde baixar gratuitamente todas as fotos tiradas pela organização, bem como o seu vídeo de chegada, e receber um "Performance Map", mapa do circuito com diversas informações sobre o rendimento do corredor, como tempo final, colocação e ritmos parciais em cada metade da meia.
No duelo entre os atletas de elite, Damião Anselmo e Antonio Wilson Lima correram lado a lado praticamente toda a prova e, no final, Damião ganhou por apenas 3 segundos, com o tempo de 1:05:04. Em terceiro ficou Elson Gracioli, com 1:10:35. Já no feminino, vitória de Marily dos Santos com o tempo de 1:19:17, seguida de Sirlene Pinho (1:20:10) e Rosângela Faria (1:21:52). Resultados completos em www.mizunohalfmarathon.com.br.
O circuito, que já aconteceu em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, segue agora para as etapas de Porto Alegre (27 de julho), Salvador (28 de setembro) e Brasília (12 de outubro).

Veja também

Leave a comment