O maratonista Marcelo Avelar, que já foi três vezes campeão da Meia maratona da Disney, correu no dia 5 de março a Maratona de Tóquio e conta aqui sua experiência na prova, que lhe rendeu a melhor colocação entre os brasileiros e ainda um recorde pessoal nos 42 km.
POR MARCELO AVELAR | @avelar__marcelo
A Maratona de Tóquio foi a realização de um grande sonho, não apenas por ter sido o melhor brasileiro na prova e obter minha melhor marca em maratonas, com 2:31:50, mas sim por ter uma experiência inesquecível num país tão diferenciado.
Apesar de um mês antes de finalizar meu ciclo me lesionar com 5 cm de rompimento na posterior da coxa, estava confiante em fazer uma boa prova. Eu precisava segurar o ritmo no começo para avaliar se teria dor ou não, e essa parte talvez tenha sido a mais difícil, pois o início da prova é com altimetria favorável. Os primeiros quilômetros são em descida. Mesmo assim consegui me conter, segurar a emoção de estar ali e usar a estratégia.
Sem dor, iniciei o processo de reajustar o ritmo e manter o objetivo de passar a primeira “perna” para 1:18. Consegui ainda baixar 1 minuto. Depois disso, segui a estratégia de negativar e fui cada vez mais me aproximando do meu melhor.
Contei com a ajuda de alguns pelotões que se formavam por ritmo e isso ficou muito claro que realmente funciona. Ali ninguém estava competindo com o outro. Era uma ajuda mútua. O pelotão ditava o ritmo e juntos buscávamos o melhor. Eu me encaixava num ritmo e, se percebesse que estava muito forte aquele pelotão, reduzia e esperava para encaixar com corredores com objetivo parecido. Dessa forma, eu me revezei entre dois pelotões principais e completei a prova.
A temperatura fria contribuiu para o bom andamento da prova, apesar de o vento contra deixar o percurso um pouco mais desafiador. Claro que no pelotão revezávamos para cobrir o vento e melhorar a performance.
Tive a alegria em cruzar a linha de chegada como o melhor brasileiro e, depois da prova, ainda curtir mais duas semanas o Japão, o que aumentou ainda mais a minha admiração por esse país tão lindo, limpo, educado, honesto e organizado.
Marcelo Avelar, 39 anos, tricampeão da Meia maratona da Disney, primeiro corredor a vencer os 5 km, 10 km e 21 km numa mesma edição da Maratona da Disney, campeão da Meia maratona de Porto Alegre, campeão da Meia maratona de João Pessoa e proprietário da assessoria Corredores da Zona Norte.