Divulgada na revista e no site da CR, a primeira edição da Meia-Maratona do Vinho, ou Wine Run, aconteceu dia 16 de novembro no Vale do São Francisco, por estradas de terra em áreas de vinícolas, com a participação de 800 corredores de 16 estados.
"Nossa expectativa era de 500 corredores, mas chegamos a 800, sendo apenas 300 da região, ou seja, de Salvador, Recife, Petrolina, Juazeiro e Casa Nova. O evento confirmou que enoturismo e esporte dá um bom casamento", avaliou Freddy Carvalho, gerente de marketing da Wine Run.
Natural de Petrolina, Justino Pedro da Silva conquistou a vitória com o tempo de 1h8, seguido pelos colegas do Cruzeiro Esporte Clube Mercio Ferreira e Giomar Pereira, únicos atletas de elite presentes. Mirella Saturnino, natural de Recife e que corre pela APA/Petrolina, dominou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h22. Depois chegaram Giovana Santos e Simone Daine. A APA foi a equipe com mais corredores no pódio entre os 10 primeiros na meia maratona.
A corrida, inédita entre os parreirais da região do Vale do São Francisco, teve largada na Fazenda Fortaleza (da empresa Grand Valle), às margens do lago de Sobradinho, às 7h15 e percurso todo realizado no município de Casa Nova. O roteiro passou ainda pelas fazendas Fortaleza (Grand Valle) e Ouro Verde (Miolo). Ao final, os participantes fizeram uma verdadeira festa, com direito a espumante, música e muita comida.