Hoje de manhã o Rio de Janeiro sediou a maior Meia-Maratona do Brasil. Sim, com o número recorde de mais de 13 mil concluintes, a prova se firma como a maior prova de 21 km no país.
Aliás, minha impressão é que a distância de 21km é a distância da moda atualmente, no Brasil. Quem começa a correr, se anima e leva a sério os treinos, já começa em pensar em fazer sua 1ª Meia Maratona. O pulo para a Maratona já é um pouco maior, demora um pouco mais, e nem todo mundo se anima a ir tão longe.
Outro fato interessante é a crescente participação feminina nessa prova, conforme o gráfico abaixo. Nos últimos 3 anos o número de mulheres que terminaram a prova pulou de 2.385 para 3.566, um crescimento de 50%! As mulheres eram 22% dos corredores em 2011 e foram 27% neste ano. E o total de corredores da prova também cresceu bastante nos últimos anos, indo de 10.820 em 2011 a 13.155 este ano.
Ao contrário da Maratona do Rio (que também se firmou como a maior prova de 42km no Brasil), que foi realizada debaixo de chuva no mês passado, hoje os corredores tiveram, nas palavras de um amigo “cada um, um sol para chamar de seu”. Sim, o clima estava quente, depois de uma semana fria que enganou todo mundo. Além disso o horário tarde da largada (9h da manhã) e a enorme quantidade de corredores dificultou quem queria baixar seu tempo, mas não diminuiu a alegria de participar de uma prova tão bonita e que já caiu no gosto dos corredores.
Agora só falta quebrarmos a hegemonia dos quenianos e etíopes: os últimos brasileiros que ganharam a prova foram o Marílson Santos e a Maria Zeferina Baldaia, ambos em 2008. De lá para cá não ganhamos mais.
Parabéns a todos que fizeram a prova, e vida longa a Meia Internacional do Rio!
Contatos:
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
O circuito é realmente lindo mas esse horário de largada não tem fundamento. A transmissão pra Tv Globo sempre atrasa a largada que torna ainda mais desgastaste a corrida.
Vi muita gente passando mal nos últimos quilômetros por conta do calor. É preciso rever isso. As provas não podem ser dependente do horário da Tv. A prioridade deve ser o bem estar do corredor.
Eu nunca mais farei essa corrida se continuar esse horário absurdo!
Nunca fiz esta corrida e nem tenho vontade. O horário não privilegia o corredor. O fato de não ter largadas por ondas também é um fator ruim. A meia da Caixa tem um percurso muito mais bonito. É apenas uma corrida midiática.