Mesmo com o surgimento de várias meias-maratonas pelo Brasil, a prova paulistana organizada pela Yescom continua firme e crescendo a cada ano. A grande maioria dos participantes obviamente era originária das cidades da Grande São Paulo, mas centenas vieram de longe, como vários corredores do Nordeste. Desta vez foram 6.456 concluintes, para 4.709 em 2013.
Mas, mesmo com aumento de inscritos nos 21,1 km, o grande salto acabou acontecendo na prova de participação, notadamente para iniciantes, já que 1.189 tinham concluído os 5 km no ano passado, contra 1.957 agora, no dia 23 de fevereiro.
São números referentes a participantes devidamente inscritos, não se considerando os chamados "pipocas", presentes em grande número na totalidade das corridas e que por vezes podem chegar a prejudicar os outros corredores "com número de peito", se a organização não atentar para um abastecimento generoso no percurso, que compense a subtração de copos d´água e de hidratante por parte da turma dos não inscritos.
A esse respeito, uma atitude -apesar de antipática – tomada por algumas corridas (como a da Tribuna, em Santos, e a então Ten Miles da Mizuno) funciona para restringir ou desestimular a presença dos "pipocas", que até alguns anos atrás eram chamados de "bandidos". Trata-se de não permitir que eles façam a chegada, colocando-se staffs nos 100 ou 200 metros finais (onde houver grade nas laterais), orientando/pedindo/exigindo a saída antes do pórtico final. Além de valorizar o evento e seus participantes, tal decisão deixa a área de dispersão menos caótica e com mais fácil acesso ao abastecimento por parte dos corredores inscritos.
Em relação à corrida paulista, após um primeiro quilômetro um pouco congestionado (as duas distâncias tiveram largadas juntas e não houve controle das baias por tempo) os corredores puderam seguir no ritmo que desejavam ou conseguiam. Tudo funcionou muito bem, com exceção das filas para recebimento do Gatorade em copo (por que não em saquinhos, como na chegada?).
ELITE. Depois de seis anos, as brasileiras voltaram a dominar a Meia-Maratona Internacional de São Paulo. Na sua estreia nos 21 km, a paranaense Joziane Cardoso, da equipe Pé de Vento, de 28 anos, venceu a oitava edição, com 1:17:29. O segundo lugar ficou Fabiana Cristine da Silva, em 1:18:08. No masculino, o primeiro lugar foi do queniano Stanley Koech (1:03:52).
Os dois melhores brasileiros foram José Marcio Leão, quarto colocado com 1:06:36, e Giomar da Silva, o quinto, com 1:06:59. Marilson Gomes dos Santos ficou em segundo lugar em boa parte do trajeto, mas acabou abandonando por volta do km 16 ao não se sentir bem.
Resultados completos no site www.yescom.com.br.
Meia-Maratona das Pontes em Brasília
A 5ª Meia-Maratona das Pontes aconteceu no dia 16 de fevereiro, na capital federal, a partir das 7h30, com largada e chegada no Pontão do Lago Sul. Neste ano foram 1.500 inscritos de diversos estados brasileiros. Essa corrida tradicionalmente abre o calendário de provas longas em Brasília. O tempo ajudou bastante, com um clima ameno e sem sol.
Resultados completos no site da organizadora:
www.mksesportes.com.br