A 9ª edição da Meia-Maratona Internacional de São Paulo, marcada para este domingo, terá uma série de novidades. A começar pelo horário, com a largada às 7h diante do Estádio do Pacaembu (mesmo ponto da chegada). Além disso, o percurso será totalmente novo.
A antecipação do horário da largada atende tanto a uma “obrigação” da cidade quanto o pedido dos corredores. Manuel Garcia Arroyo, o Vasco, diretor-técnico da Yescom, em conversa com a Contra-Relógio explica o percurso atual também ficou mais agradável, passando apenas uma vez pelo Elevado Costa e Silva (Minhocão) e percorrendo trechos famosos da capital paulista, como o Largo do Arouche, o cruzamento da Ipiranga com a São João e a Praça da República.
“O primeiro ponto é a largada ainda mais cedo. Uma imposição da cidade e uma necessidade devido ao clima. A televisão (Rede Globo) entendeu isso e, agora, gravará a prova, passando logo na sequência na programação. Será um gravado ao vivo”, brinca Vasco. “O percurso é realmente todo novo, apenas com largada e chegada no mesmo lugar. E com os 21 km, obviamente.”
De acordo com Vasco, o trajeto foi alterado para sair do Bom Retiro, mas também para deixá-lo mais agradável aos corredores. A primeira parte é muito parecida com a São Silvestre, descendo a Avenida Pacaembu, passando pelo viaduto e, depois pela Avenida Rudge – os dois pontos de maior elevação de altimetria da meia-maratona, juntamente com o Minhocão.
Agora, por exemplo, corre-se no Minhocão, no miolo da meia-maratona, nos dois sentidos, mas primeiro em direção à Barra Funda e, depois, por ele inteiro, saindo próximo da Rua da Consolação – em um trajeto, inclusive, nessa parte como o da São Silvestre antiga.
A parte final tem a região da Barra Funda, passando pelo Memorial da América Latina e pelo campus da Universidade Nove de Julho (Uninove). Uma parte mais sinuosa (veja o percurso completo no mapa).
Em princípio, o trajeto modificado está mais rápido em comparação com os anos anteriores. Mas, na prática, isso será avaliado pelos corredores neste domingo.
A entrega do kit de participação, juntamente com o chip, será feita na sexta-feira, das 9h às 20h, e no sábado, das 8h às 16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida – Rua Manoel da Nóbrega, 1361 – quadra 2 – São Paulo.
Vale lembrar, pelo regulamento da prova, que não haverá entrega de kit de participação no dia do evento e nem após o término do mesmo.
A Contra-Relógio estará presente na Expo de entrega dos kits, com promoção de assinaturas. Passe no estande.
Na elite, a briga particular entre estrangeiros e brasileiros está empatada, com quatro vitórias para cada no masculino. O Brasil foi ganhador com Marilson Gomes dos Santos (2011), Giomar da Silva (2010), Damião Ancelmo de Souza (2009) e Giovani dos Santos (2013).
Já no feminino, as estrangeiras venceram seis vezes, enquanto o Brasil tem duas: Ednalva Laureano venceu a primeira edição, em 2007, e Joziane Cardoso, no ano passado.